Conheça o passo a passo para quem quer vender online

Por Social Bank 26 maio 21

Inúmeras pessoas já começaram a vender pela internet seus produtos ou serviços. Algumas tendo como fonte de renda principal um negócio online já que não deseja mais ser empregado, outras como uma maneira de ter uma renda extra.

Na verdade, o mercado digital tem se mostrado promissor, porém você precisa se qualificar, porque ele é tão concorrido quanto o físico. Assim, como os lucros não vêm de uma hora para outra, é necessário um planejamento. Dessa forma, descubra neste artigo como iniciar no segmento evitando erros básicos. Continue a leitura que vamos ensinar.

Saiba como vender pela internet seguindo o passo a passo

Primeiramente, você precisa pensar o que deseja vender: produtos ou serviços? Eles serão digitais ou físicos? A princípio, existem uma série de questionamentos e de respostas que requerem ser preenchidas para vender pela internet. Para ajudar no processo deixaremos as dicas abaixo.

Definir o produto

Inicialmente, é preciso determinar o que será comercializado. Essa mercadoria pode ser fruto de um hobby, de algo que tenha muito conhecimento ou não. Por exemplo, você pode fazer vídeos direcionados para moda, que é um assunto que gosta. Depois, desenvolver um curso para ensinar as pessoas como se vestirem bem. Ou então, investir em um segmento que não conhece, mas que a concorrência é menor, como jogo de xadrez.

Entender seu público

Estipulado o que será vendido, é o momento de analisar o seu público quanto a demanda, comportamento, concorrentes, preços, sazonalidade, entre outros. Essa pesquisa é fundamental, para isso comece colocando as palavras-chave no planejador do Google Adwords, Google Trends e SEMRush. Assim, terá uma visão ampla da área que optou.

Escolher as plataformas de venda

Mais um detalhe é saber selecionar as melhores plataformas de vendas para promover sua loja virtual. Nela, já devem estar inclusos: um sistema de pagamento, infraestrutura adequada e segurança nos dados para que os clientes possam preencher os cadastros.

Fazer um planejamento financeiro

Entretanto, antes de tomar qualquer atitude de investimento é essencial contar com um bom planejamento financeiro. Nele é aconselhável constar as seguintes informações:

  • quem é o público-alvo;
  • qual a situação do mercado que trabalha;
  • quem são os seus concorrentes;
  • de que maneira fará os investimentos necessários;
  • qual o diferencial do seu negócio online.

Montar uma equipe treinada

São diversos setores que merecem atenção em um e-commerce: o conteúdo, design, logística, tecnologia da informação, marketing etc. No entanto, ambos devem conversar, interagir, integrar uns com os outros para que as atividades sejam executadas com qualidade. Logo, a equipe precisa estar treinada e qualificada.

Descubra os erros mais cometidos por quem vende pela internet

O esforço é grande para obter o sucesso, por isso você deve conhecer os principais erros cometidos para evitá-los. Afinal, a gestão empresarial é complexa mesmo online, mas não é porque está vendendo que significa que tudo vai bem. Confira!

Falha de informação do produto

Todos os produtos ou serviços necessitam ter o máximo de informações, quanto mais detalhado melhor, pois resolverá as dúvidas dos clientes. Desse modo, quando eles clicarem no produto saberá os componentes, diferenciais, qualidade, quantidade e preço, como se fosse uma loja física.

Erros e problemas de logística

Um problema sério que ocorre nas vendas pela internet são as falhas na logística. Isso, aparece no ato da compra do consumidor, por exemplo, falta de exemplar no estoque até a entrega com embalagens inadequadas, atrasos no prazo ou mercadorias erradas. Consequentemente, há desistência de compra e prejuízos ao negócio.

Falta de opção de pagamentos

Imagina, o cliente faz todo processo de compra e quando efetuará o pagamento a bandeira do seu cartão não é aceita. Logo, para não ocorrer problemas desse tipo é indicado oferecer várias opções de cartão de crédito, débito, boleto, pix e muitas outras.

Enfim, quaisquer ações que realizar para vender pela internet tenha um planejamento, pois ele é relevante para o sucesso do negócio. Afinal, saberá como e de que maneira realizará investimentos para crescer.

Se deseja conhecer mais sobre o assunto siga a gente no InstagramLinkedInFacebookYouTubeTwitterMedium.

Facebook Comments Box
Fechar