Veja como usar FGTS para amortizar financiamento

Você já deve ter ouvido falar que pode usar o FGTS para amortizar o financiamento, mas sabe o que isso significa? Se não entende bem o assunto, não se preocupe: as regras e termos usados pelo mercado e pelas instituições financeiras nem sempre são fáceis de ser compreendidas para quem não atua nessa área.

Por isso, preparamos este post para ajudar você a ficar por dentro do que é FGTS e sua importância, o conceito de amortização e como o fundo de garantia pode ser útil para ajudar a quitar as parcelas do financiamento. Vamos lá?

O que é FGTS e qual a sua importância na vida do trabalhador?

Todas as pessoas que trabalham e têm carteira assinada têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Esse benefício foi criado pelo governo federal é obrigatório.

Sua principal função é resguardar o trabalhador financeiramente, caso ele seja demitido sem justa causa. O recurso é depositado pela empresa na Caixa Econômica Federal, no nome do profissional.

O valor equivale a 8% do salário, incluindo adicionais, férias e horas extras, e deve ser depositado todos os meses. Trabalhadores temporários e jovens aprendizes têm direito a 2%, e trabalhadores domésticos, 11,2%. Esse dinheiro não é descontado do profissional e não é tributado.

O que é amortização de financiamento?

A amortização de financiamento é um nome um pouco mais complicado para, simplesmente, diminuir o valor da dívida original. Isso significa, de maneira mais simples, que quando você obtém crédito, como o imobiliário, toda vez que paga a parcela, está amortizando o saldo a ser quitado, ou seja, reduzindo o montante que falta pagar.

Como usar o FGTS para amortizar financiamento?

Ao comprar um imóvel por meio de financiamento imobiliário, vale muito a pena se planejar e usar o FGTS para amortizar a dívida. Você pode fazer isso para diferentes objetivos, conforme explicamos a seguir. Confira!

Pagar o saldo devedor

Você pode quitar toda a sua dívida, parte dela ou prestações atrasadas usando o Fundo de Garantia. Nesse caso, você eliminará os juros do seu financiamento, o que dá um respiro no valor a ser pago mensalmente até que o contrato se encerre, pois está fazendo uma antecipação de pagamento.

Reduzir o valor das prestações por 12 meses

Outra forma de usar o FGTS para amortizar o financiamento imobiliário é pegar esse dinheiro para pagar até 80% de 12 parcelas. Podem ser vencidas (se não houver mais do que três prestações em débito) ou que ainda vão vencer. Ou seja, você terá um ano de alívio nas contas.

Diminuir a quantidade de parcelas do financiamento

Por fim, o Fundo de Garantia pode seu usado para reduzir o prazo total de quitação do seu contrato de financiamento. Essa é uma escolha interessante para quem fez um bom planejamento e consegue pagar tranquilamente o valor das prestações, sem precisar diminuir.

Ao usar o FGTS para amortizar o financiamento, você consegue ter um alívio na sua organização financeira para quitar as parcelas com mais tranquilidade. Portanto, fique de olho no extrato da sua conta do fundo de garantia e faça um planejamento para poder usar o benefício periodicamente, a fim de que sua família mantenha a saúde financeira!

Gostou do conteúdo? Conhece outras pessoas que podem se beneficiar com essas informações? Então compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais!

Veja como usar FGTS para amortizar financiamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais conteúdos do Blog Social Bank

Trajetória com propósito

O Social Bank é um banco verdadeiramente digital dedicado a melhorar a vida das pessoas promovendo serviços financeiros de qualidade e acesso a benefícios essenciais

Ler mais »

Esta empresa cumpre com os mais altos padrões de impacto social e ambiental.

Social Bank Banco Múltiplo S.A. – CNPJ: 15.173.776/0001-80
Avenida Estados Undos, 258 – Salvador, Bahia – Brasil

Social Bank Instituição de Pagamento S.A. – CNPJ: 23.757.411/0001-21
Rua Carajás, 384 – Uberlândia, Minas Gerais – Brasil

Continue com a gente

Para abrir sua conta, baixe o nosso app grátis e faça seu cadastro.