Veja como facilitar a gestão de pagamentos para terceiros no agronegócio

Por Social Bank 03 jan 22

Um dos grandes desafios das empresas do agronegócio é o da gestão de pagamentos para terceiros. Esses pagamentos são aqueles realizados em favor de organizações ou que têm algum tipo de ligação com a empresa em questão. Em suma, podemos definir o pagamento a terceiros como aquele realizado a fornecedores, colaboradores e o governo.

O desafio do setor de agronegócios é o de modernizar essa gestão, para que haja automação de processos, redução de erros e possibilidade de usar os dados em favor de uma gestão mais eficiente. Para isso, é importante que sejam adotadas medidas para que a gestão seja otimizada em todos os aspectos, e é sobre isso que falaremos neste post. 

Veja, abaixo, o que é necessário para que empresas do setor do agronegócios consigam otimizar a gestão de pagamentos para terceiros. Confira! 

Defina uma estratégia de gestão

Um dos principais passos para a otimização da gestão de pagamentos a terceiros no agronegócio é o estabelecimento de uma estratégia sólida de gestão. Essa estratégia deve levar em conta, por exemplo, o planejamento de compras da empresa, avaliação criteriosa dos processos de produção e de vendas, com todas as variáveis que possam afetá-los. 

Para que a definição dessa estratégia seja bem-sucedida, é importante que o gestor siga alguns passos, por exemplo:

  • primeiramente, é importante que seja realizado um levantamento de todas as demandas do negócio;
  • em seguida, para que os pagamentos sejam planejamentos, é importante que seja definida a periodicidade das compras e dos demais pagamentos a terceiros;
  • com a definição das compras e de outros pagamentos a serem realizados, o gestor deverá estipular um orçamento;
  • é importante que sejam realizadas as devidas conferências ao receber os pedidos;
  • por último e não menos importante, faça o registo de tudo no sistema de gestão.

Monitore os prazos

Se você quer otimizar a gestão de pagamentos, um dos fatores fundamentais é o cumprimento dos prazos, para que eles não sejam perdidos. Nesse cenário, é importante que haja um monitoramento desses dados, permitindo a identificação de eventuais problemas, de forma antecipada, ou seja, antes que se torne uma bola de neve. 

Ao monitorar os preços, o gestor ganha a possibilidade de prevenção, evitando tanto os atrasos — que podem gerar multa e encargos — quanto as saídas de valores do caixa antes do previsto.

Faça um bom controle do fluxo de caixa

A boa gestão de pagamentos deve estar alinhada a um bom controle do fluxo de caixa. Isso porque, ao manter esse controle, o setor do agronegócio passa a evitar situações de imprevistos, principalmente em relação às compras que serão realizadas em cima da hora — e que podem complicar as negociações e a obtenção de preços mais atrativos. 

Aliar o controle de fluxo de caixa e a gestão de pagamentos de terceiros possibilita à empresa a preservação do capital de giro, facilitando o pagamentos dos valores devidos, além de entregar uma margem maior para que sejam feitos novos investimentos.

Entenda as consequências da falta de organização

Entender as consequência de uma gestão de pagamentos desorganizada é de suma importância para que haja a conscientização da necessidade de uma gestão mais sólida. Isso porque a gestão financeira é um dos pilares de qualquer negócio e quando não está sendo realizada sobre bases sólidas, pode trazer uma série de consequências negativas.

Entre essas consequências podemos destacar:

  • credibilidade manchada com fornecedores, o que pode fazer com que a empresa perca a capacidade de negociação e de antecipação de compras;
  • prejuízo na capacidade da empresa em obter créditos na praça por acúmulo de dívidas;
  • problemas legais devido à falta de pagamentos para fornecedores, colaboradores ou órgão de governo;
  • aumento dos custos com o pagamento de juros e multas, que poderão impedir a prática de preços competitivos.

Faça uma lista de obrigações por data

Listar as obrigações é um passo importante para a otimização da gestão de pagamentos a terceiros, pois evitará que haja a perda de prazos, que pode gerar insatisfações, perda de contratos e multas. 

Com a lista é possível saber exatamente o que é devido e o valor que precisa ser pago, além de facilitar o rastreamento dos fornecedores, por exemplo. A listagem de obrigações é um grande passo para a gestão de fluxo de caixa com mais eficiência, para o bom planejamento de orçamento e para uma tomada de decisão mais concreta.

Para ter essa lista de forma automática, com facilidade de acesso aos dados, a melhor solução é contar com um bom sistema de gestão voltado para a automação de processos, e é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Utilize um sistema especializado

É inviável nos dias atuais fazer uma gestão eficiente sem a ajuda da tecnologia. Ao investir em um software de gestão financeira, você terá em mãos uma ferramenta que entregará muito mais fluidez no seu dia a dia, com maior produtividade, automatização de processos burocráticos e repetitivos e redução de erros. 

Ao utilizar a ferramenta de gestão certa, desenvolvida por uma empresa especializada e que oferece o melhor suporte para o usuário, você poderá fazer a gestão de pagamentos de terceiros de forma automática e recorrente, com cálculos precisos, reduzindo erros e o estresse diário, que acontece quando o trabalho é feito de forma desorganizada e intuitiva — suscetível a erros.

Outro grande benefício de contar com uma solução tecnológica para a gestão de pagamentos para terceiros é a possibilidade de integração de dados, que facilita a criação de métricas, indicadores e gráficos que permitem a obtenção de insights que aprimoram a tomada de decisão.

Esperamos que, após a leitura deste post, você consiga otimizar a gestão de pagamentos para terceiros em sua empresa. O setor de agronegócios é um dos mais promissores economicamente, sendo considerado a locomotiva econômica do país. A imersão na transformação digital certamente contribuirá para o aprimoramento da gestão e produtividade no setor.

Para dar o primeiro passo, a solução é a obtenção de uma ferramenta tecnológica de gestão financeira que contribuirá para o controle financeiro de sua empresa, entregando funcionalidades que agilizam o dia a dia, com fluidez e inovação.

Gostou do post? Quer saber como contar com a melhor ferramenta de gestão de pagamentos para o agronegócio? Visite o nosso site e conheça os nossos diferenciais.

Facebook Comments Box
Fechar