Entenda o que é o Vale Educação e como oferecer esse benefício aos seus colaboradores!

Por Social Bank 12 ago 21

As empresas têm oferecido o Vale Educação para que colaboradores e familiares tenham acesso a diferentes cursos. Com aulas descomplicadas, os interessados podem optar por diferentes modalidades.

Esse serviço inovador estimula os colaboradores e faz com que eles se sintam motivados, além de reduzir a rotatividade deles nas empresas. Por esse motivo, apresentaremos mais informações a respeito do assunto para que seu negócio também invista nesse sentido. Veja o artigo na sequência.

No que consiste o Vale Educação?

O Vale Educação é um serviço que as empresas ofertam aos colaboradores e seus dependentes para auxiliar na qualificação pessoal e profissional das pessoas. Nele, podem ser encontrados inúmeros cursos de várias áreas, por exemplo, inglês, finanças pessoais, entre outros. Dessa forma, as estruturas das aulas são objetivas, simples e, muitas vezes, podem ser feitas fora do horário de trabalho.

Essa estratégia tem o intuito de fazer as pessoas se sentirem valorizadas e, com isso, a empresa consegue reter seus talentos, consequentemente, há menos turnover. Se os profissionais ganham conhecimento, as organizações também terão empregados mais capacitados para gerarem melhores resultados.

Como oferecer aos colaboradores?

Primeiramente, o Recursos Humanos precisa identificar quais são os problemas da empresa, as habilidades e competências que deseja do profissional para que traga soluções. Dessa maneira, os gestores terão ciência das aulas que ele precisará para atingir as metas.

No entanto, é indicado escolher uma modalidade de ensino, ou seja, cursos presenciais, à distância ou misto e averiguar se eles se encaixam no perfil de aprendizagem. Geralmente, os presenciais são os mais comuns nas instituições, porém a educação à distância (EAD) proporciona personalização e conteúdo em tempo real conforme a demanda. Além disso, disponibiliza o desempenho de cada funcionário e faz com que eles absorvam melhor os conhecimentos devido ao dinamismo e à interatividade.

Já com a educação mista, o aprendizado é de acordo com ritmo do trabalhador, mas ele terá o suporte presencial se precisar. Também, outro fator a ser considerado é se a organização fará parceria com alguma instituição de ensino ou ela mesma produzirá o curso.

Ademais, existem outros fatores igualmente relevantes, como avaliar qual o melhor momento, apostar em vídeos e desenvolver ações personalizadas. Ainda, utilizar plataformas especializadas, investir em tecnologia e estratégia de gamificação.

Em contrapartida, os colaboradores e novos profissionais buscarão trabalhar em uma empresa que valorizam seus times, como também terão:

  • mais satisfação no trabalho;
  • mais lealdade;
  • alto engajamento;
  • senso de propósito;
  • menores níveis de estresse;
  • ambiente mais equilibrado.

Quais os benefícios de investir na qualificação e aperfeiçoamento do time?

Utilizar o Vale Educação para investir no soft skill dos profissionais é uma estratégia assertiva. Caso não saiba o que são essas duas palavras, vamos explicar. Elas se referem às habilidades comportamentais e sociais das pessoas e estão relacionadas à personalidade de cada uma. A princípio, há um grau de dificuldade maior nesse sentido do que no aperfeiçoamento de competências técnicas (hard skill).

Um exemplo: o empregado pode estudar um idioma ou software que aprenderá rapidamente, porém se precisar desenvolver a oratória que não é um dom dele, demorará mais tempo.

Assim, progredir no soft skill permitirá que as pessoas se relacionem melhor com os colegas, saibam lidar com a pressão diária e, mesmo, resolver conflitos. Para isso, é necessário que os colaboradores tenham habilidades em:

  • cooperação;
  • comunicação;
  • gestão do tempo;
  • análise crítica;
  • resolução de problemas;
  • inteligência emocional.

Desse modo, as vantagens do vale educação são inúmeras. Por isso, vamos mostrar abaixo algumas delas para que possa conhecer.

Promove maior desempenho e qualidade

Profissionais bem capacitados executam as tarefas com mais qualidade. Logo, a educação corporativa proporciona que os trabalhadores tenham eficiência para que os gestores tomem as melhores decisões.

Até porque suas atuações estarão pautadas em resultados a serem atingidos. Também, eles farão as tarefas mais rapidamente, de modo que, podem se dedicar a áreas mais estratégicas. Além disso, cometem menos erros, o que evita retrabalhos.

Gera vantagem competitiva

Quando um colaborador aperfeiçoa suas habilidades e competências, ele beneficia a empresa diretamente, pois estará focado, motivado e, assim, produzirá mais. Isso ajuda o negócio a manter a competitividade no mercado, afinal, terá sua criatividade estimulada para enfrentar os desafios.

Desenvolve líderes

Uma vez que as habilidades são desenvolvidas, fica mais fácil formar um líder para que ele sirva de referência aos demais integrantes da equipe. Assim, o Vale Educação ajuda a despertar o potencial de cada pessoa e a qualificá-las para o cargo.

Atrai talentos

As empresas que desejam crescer precisam investir em cursos. Dessa maneira, atrairão profissionais mais qualificados que visam a estar em um ambiente onde são valorizados e com o qual tenham identificação. Inclusive, no valor dos salários e benefícios.

Como mapear as competências?

Tanto o hard skill quanto o soft skill precisam ser mapeados nas empresas para que se consiga trabalhar nas duas vertentes. Dessa maneira, confira as dicas a seguir:

Utilize a ajuda de um software

Ninguém realiza nada sozinho e, principalmente, a parte operacional do negócio que demanda tempo. Logo, implemente um sistema de gestão de pessoas para fazer um acompanhamento do desenvolvimento das ações e da equipe, bem como de seus resultados.

Aplique metodologia para as hard skill e soft skill

Existem níveis de exigências para cada hierarquia que devem ser quebrados, pois com o dinamismo do mercado, o que era uma verdade décadas atrás, hoje não é mais. Assim, uma sugestão é ler o livro de Ram Charam, o Pipeline de liderança. Ele mostra que a liderança não é uma habilidade inata, e, sim, pode ser aprendida e incrementada.

Faça avaliação de desempenho periodicamente

Utilizar ferramentas e novas metodologias sem fazer o acompanhamento da equipe não resolverá nenhum de seus problemas. Dessa forma, proponha uma autoanálise de seus talentos, de suas características mais marcantes e o que precisa ser trabalhado neles. Uma vez tendo soft e hard skills completos nas pessoas, mais o seu negócio crescerá.

Portanto, incentive o aprendizado e conhecimento por meio do Vale Educação permitindo que o peso da informação influencie na triagem para que o candidato possa exercer cargos mais altos. Além disso, construa uma cultura de feedback coletiva e individual para que todos possam evoluir juntos e continuamente.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com nossa empresa que falaremos mais a respeito do assunto conforme sua necessidade.

Facebook Comments Box
Fechar