Vagas inclusivas: insira de vez no seu negócio

Por Social Bank 24 dez 21

Os processos de recrutamento e seleção estão cada vez mais aprimorados e efetivos. Apesar de, em muitos contextos, serem desafiadores, eles permitem que a empresa tenha mais sucesso na construção de uma equipe integrada e ajudam na criação de um ambiente de trabalho agradável.

Por isso mesmo, as vagas inclusivas são tão importantes e cada vez mais urgentes. Processos de diversidade e inclusão, para que sejam reais e não fiquem apenas no papel, devem ser levados a sério pela gestão e implementados em diferentes áreas, sempre que possível.

Mas, afinal, como oferecer vagas inclusivas na sua empresa e por que isso é importante? Continue a leitura!

Por que promover diversidade e inclusão na empresa?

Diversidade e inclusão são aspectos muito amplos e envolvem minorias em diferentes contextos. Aqui, de uma forma muito abrangente, podemos nos referir a várias pessoas, como as com deficiência, grupos LGBTQIA+, negros e mulheres, por exemplo.

Hoje é mais do que senso comum que investir em diversidade é importante para as empresas. Não apenas porque ajuda na produtividade, inovação e alta performance, mas também porque é algo diretamente relacionado aos valores e objetivos do negócio.

Esse aspecto também influencia na construção da marca, tornando-a positiva ou negativa, dependendo das ações. Empresas que possuem equipes pouco diversas, correm o risco de perderem o valor diante do mercado, dos clientes e até de profissionais da área.

Como promover vagas inclusivas na empresa?

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que anunciar vagas inclusivas não faz da sua empresa um ambiente diverso. Para realmente conseguir promover diversidade, é necessário planejar diferentes ações que, integradas, auxiliem na construção desse cenário.

De qualquer forma, um processo inclusivo é sempre muito positivo e bem-vindo. Porém, demanda atenção e cuidado. Para trabalhar na construção e divulgação de tais vagas, alguns passos essenciais devem ser observados. Acompanhe.

Criação e divulgação de vagas inclusivas

A vaga inclusiva deve ser clara e explicativa, além disso, deve mostrar a quem se destina. O processo de divulgação, seja pelo LinkedIn, site ou ferramentas de seleção, merece destaque. Faça com que o candidato encontre a sua empresa e esteja acessível para esclarecer dúvidas e receber feedbacks.

Pontos de atenção durante a entrevista

Em busca da pessoa mais qualificada e adequada para a empresa, mas também da promoção de boas experiências para os candidatos, vale lembrar que toda entrevista deve ser respeitosa. Em casos de pessoas trans, por exemplo, pergunte como ela gostaria de ser chamada e tome muito cuidado para evitar possíveis constrangimentos.

Análise de cada setor

Sabemos que há certa dificuldade para encontrar candidatos qualificados para determinadas áreas. O setor de tecnologia e TI, por exemplo, pode ser bem complexo. Outras áreas, dominadas por homens, cis e brancos, também podem ser analisadas de uma forma mais crítica. Afinal, quantos líderes mulheres e negros a sua empresa possui?

O fato principal é que a diversidade e a inclusão estão batendo à nossa porta, e é fundamental revisar as oportunidades dentro dos setores e, claro, entender que existem, sim, candidatos extremamente capacitados (e de diversidade) para ocupar tais posições.

As vagas inclusivas podem ajudar muito a organização como um todo, e é sempre importante prestar atenção a esse aspecto, colocando a mão na massa e tirando as ideias do papel. E então, preparado para deixar a sua empresa mais diversa e inclusiva?

Esperamos que tenha gostado do conteúdo!

Facebook Comments Box
Fechar