Saiba as 4 soluções digitais financeiras para MEI

Por Social Bank 11 jun 21

Hoje, pensar em soluções digitais financeiras é um processo bem distinto do que era há algumas décadas. Isso se deve ao rápido avanço tecnológico e seus impactos nas diferentes áreas da vida. Para o setor financeiro, o surgimento de novas aplicações se intensificou ainda mais.

Paralelo ao crescimento acelerado dessas novas tecnologias, estão as empresas tradicionais e o pequeno empreendedor. Ambos necessitam de soluções exclusivas e especiais para otimizar suas operações com mais agilidade e segurança.

No artigo de hoje, vamos apresentar para você as principais soluções digitais financeiras para o microempreendedor individual (MEI). Acompanhe!

A revolução digital nos serviços financeiros

Gerenciar finanças é algo que ocorre há muito tempo. As primeiras moedas foram registradas no século VII antes de Cristo, ou seja, faz mais ou menos 2.700 anos que o homem precisa controlar gastos e equilibrar recursos disponíveis.

Nessa linha cronológica, os avanços no quesito melhorar operações financeiras sempre foram observados. A questão é que, no início da revolução digital, em meados dos anos 90, as empresas sempre adotaram o que tinha de melhor em soluções digitais financeiras.

Porém, no decorrer dos últimos anos, surgiram rapidamente novas aplicações voltadas para o mercado, logo, as empresas notaram que esse crescimento repentino não estava nos moldes do que era esperado.

Assim, os novos recursos para o setor financeiro, resultados da revolução digital, são inúmeros e atendem as mais diversas necessidades com mais praticidade, agilidade e segurança da informação. E todos os dias se renovam em suas funcionalidades, além das novidades que surgem praticamente da noite para o dia.

Gestão financeira para MEI

Grandes empreendedores necessitam de opções para acelerar suas operações financeiras com segurança. Para o pequeno empreendedor, o cenário é o mesmo. Nesse aspecto, as dificuldades surgem e isso prejudica a continuidade das atividades de sua empresa.

Apesar de ser uma categoria formalizada, os MEIs ainda têm dificuldade para fazer uma gestão financeira e escolher os melhores serviços financeiros. Além disso, principalmente aqueles que estão no começo, costumam embaralhar a organização financeira, o que acarreta em problemas, como:

  • Não separar as finanças pessoais das empresariais;
  • Não saber se a empresa gera lucros;
  • Não manter capital de giro;
  • Não fazer fluxo de caixa.

Nesse sentido, o MEI precisa buscar soluções digitais financeiras para garantir uma visão ampla das suas principais despesas, fazer um fluxo de caixa eficiente, manter o capital de giro e, sobretudo, estar preparado para períodos difíceis.

Soluções digitais financeiras para MEI

No início deste post, falamos sobre o crescimento repentino das soluções digitais financeiras e como elas oferecem benefícios, como segurança, agilidade e praticidade. Listamos aqui algumas que facilitam a vida do MEI. Confira!

Internet Banking

O Internet Banking é o ambiente bancário na internet, ele possibilita a realização de diversas transações bancárias sem depender de agência e na palma da sua mão. A tecnologia favorece a consulta de saldo, extrato, transferências, pagamentos e abertura de conta sem sair de casa. Além disso, é possível realizar:

  • Pagamento de contas e boletos;
  • PIX para transações mais seguras e instantâneas;
  • Transferência entre contas da mesma empresa;
  • Transferência via TED ou DOC para qualquer banco;
  • Recarga de celular;
  • Transferência internacional;
  • Aplicação em investimentos;
  • Resgate de aplicações;
  • Solicitação de produtos e serviços financeiros (cartões, empréstimos e cheques);
  • Depósito fácil com DOC e TED;
  • Outras transações.

O Social Bank oferece esse serviço com os recursos mais atualizados. Com foco em qualidade, praticidade e muita segurança. Vale a pena conferir: acesse o Internet Banking do Social Bank.

Inteligência artificial

Chatbots é um exemplo de inteligência artificial que já existe e é bastante eficiente em relação ao atendimento automatizado. Esses robôs realizam o atendimento online e podem ser muito úteis no esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.

Para o MEI que atua com serviços digitais, pode ser uma excelente opção se pensarmos em jornada e desenvolvimento do cliente dentro da empresa. Além das dúvidas, esse software pode auxiliar na educação e orientação de processos simples.

Blockchain

Blockchain é uma tecnologia compartilhada e imutável. Ela é útil para o registro de transações e rastreamento de ativos em uma empresa.

Para o microempreendedor, significa segurança para o negócio. Além disso, a gestão de contratos será mais eficiente, já que as assinaturas poderão ser feitas em qualquer lugar a qualquer momento, com os chamados contratos inteligentes.

Pelo fato de os contratos digitais oferecerem mais agilidade e confiabilidade, isso pode significar acabar com as impressões. Já pensou em dispensar dias ou horas nas ações que envolvem cartório? Isso mesmo! Com o blockchain, as validações são feitas online com rapidez.

Automação de processos

A automação de processos é o uso de ferramentas e sistemas para execução de tarefas repetitivas e operacionais. Com essa tecnologia, os MEIs têm a possibilidade de pagar e receber títulos em aberto, conciliar contas, fazer uma análise dedicada do fluxo de caixa, criar pedidos internos, melhorar a gestão de estoque, entre outras vantagens.

Vale ressaltar que esse processo pode ser feito com sua atual infraestrutura. Você consegue automatizar na palma da sua mão, sem a necessidade de vários ou qualquer computador.

Lembre-se: investir em soluções tecnológicas, como a automação de processos, tem como principal objetivo reduzir a execução de tarefas repetitivas e liberar mais tempo para você, empreendedor, pensar mais estrategicamente no seu negócio.

Soluções do Social Bank para MEI

O Social Bank oferece as melhores soluções digitais financeiras para MEI. Oferecemos serviços tradicionais para facilitar o dia a dia na sua empresa e seguimos as premissas da transparência, simplicidade, inovação e conectividade.

Estamos alinhados com as principais tendências do mercado e nossos produtos e serviços têm o objetivo de fazer o seu negócio crescer sem gargalos financeiros.

Se você é MEI e pensa no crescimento da sua empresa, deve acompanhar os avanços do mercado. Isso envolve investir em novas gamas de tecnologia, principalmente, naquelas que dizem respeito a soluções digitais financeiras para uma gestão eficiente e segura.

Gostou do nosso post e quer ficar sempre atualizado sobre o assunto? Então, lembre-se de assinar nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades sobre serviços e produtos financeiros.

Facebook Comments Box
Fechar