Afinal, como escolher um software de gestão para o meu negócio?

Por Social Bank 16 jul 21

Buscar a modernização das empresas é um processo que, em primeiro lugar, depende da escolha do software de gestão ideal para o estabelecimento. Automação de rotinas, gestão de estoque e controle de processos são motivos para investir em ferramentas que otimizam os resultados.

Porém, mesmo que você esteja ciente de que um bom sistema de gestão pode ser um aliado, a escolha da ferramenta ideal pode ser um desafio. É preciso contar com uma opção compatível com o seu ramo de atuação e que seja capaz de atender as necessidades do seu negócio.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você possa conhecer quais critérios devem ser avaliados antes de tomar essa decisão. Continue lendo para saber mais!

Software de gestão: o que é e como funciona?

Em termos simples, um software de gestão é um mecanismo desenvolvido por empresas especializadas para gerenciar os diversos aspectos da gestão de negócio. Para isso, existem módulos que funcionam de forma integrada para acompanhar as atividades relacionadas:

  • ao volume de vendas;
  • a entrada e saída de recursos financeiros;
  • ao cadastro de fornecedores e clientes;
  • ao controle de materiais e produtos em estoque.

Além disso, o empreendedor conta com informações precisas e confiáveis que são usadas para subsidiar a tomada de decisão e planejar o futuro do negócio.

Quais são as vantagens de um sistema de gestão?

Fazer com que a empresa funcione de forma integrada e ágil é um dos principais elementos de um negócio bem-sucedido. Esse é um ambiente ideal para inovação, criar um ambiente produtivo e conquistar resultados melhores. Por isso, listamos as principais vantagens de adotar essa tecnologia na sua operação.

  • possibilita a padronização de processos de trabalho;
  • ajuda a reduzir erros e o retrabalho;
  • automatiza as principais rotinas;
  • possibilita a apuração de relatórios gerenciais;
  • permite a apuração de indicadores de desempenho;
  • reduz custos operacionais.

Acima de tudo, a aquisição de um bom sistema de gestão torna o seu negócio mais eficiente e melhora a capacidade de atender os clientes.

Como escolher o software de gestão ideal para a sua empresa?

Ao adquirir uma nova plataforma você vai se deparar com diversas opções que prometem aumentar a produtividade e ajudar organização. Por esse motivo, é recomendado dedicar tempo para pesquisar detalhadamente, comparar preços e avaliar as principais funcionalidades.

Para fazer o seu investimento valer a pena, listamos alguns cuidados que você deve tomar antes de fechar uma parceria.

Avalie a real necessidade do negócio

Existem várias opções de sistemas disponíveis do mercado, mas nem todas elas vão oferecer o que a sua empresa precisa. Por isso, é importante entender quais áreas do negócio requerem melhoria e como o novo software atuaria para solucionar problemas.

Nós sabemos que existe a tentação de adquirir a ferramenta mais robusta do mercado. Porém, se você não vai usar todas as funcionalidades, não vale a pena pagar por isso. Inclusive, existem diversas empresas desenvolvedoras que se dedicam a atender pequenos e médios empreendedores.

Com isso, os serviços desenvolvidos por elas são parametrizados de acordo com as suas necessidades de gestão financeira, tributária e comercial. A nossa recomendação é pesquisar bem as opções disponíveis e fazer uso das plataformas que oferecem um período de teste gratuito.

Prefira sistemas de fácil implementação

Implantar um sistema ou substituir a ferramenta que você já usa pode causar diversos problemas. Se você vai substituir tecnologias ultrapassadas é importante avaliar com funcionará a transição dos dados e garantir que os arquivos serão mantidos com segurança.

Além disso, esse processo tende a ser mais longo, pois requer que a implantação seja feita em fases para não interromper o funcionamento de ambos os sistemas. Já para quem vai adquirir um software de gestão pela primeira vez, o maior cuidado é garantir que o fluxo de trabalho não será interrompido ou comprometido de alguma forma.

Contrate empresas que oferecem suporte

O suporte é uma necessidade quando consideramos as mudanças que um sistema de gestão pode gerar na organização. Pensando nisso, é essencial que a empresa contratada ofereça suporte, principalmente nos primeiros meses após a implementação.

É nessa fase que eventuais erros que não foram identificados durante a fase de desenvolvimento ou teste aparecem e precisam ser corrigidos. Além disso, esse apoio é essencial para treinar os usuários, esclarecer dúvidas e atualizar a ferramenta quando necessário.

Busque ferramentas que ofereçam controle financeiro

O controle financeiro está entre as tarefas mais importantes da gestão de um negócio e, como tal, precisa ser uma das áreas que recebe o investimento de um sistema de gestão. Contas a pagar e a receber, folha de pagamento e gestão de custos são rotinas fundamentais para a lucratividade e saúde financeira do negócio.

Por esse motivo, a aquisição de soluções para essa área ajuda o empreendedor a tornar a sua gestão cada vez mais qualificada e confiável. Essa funcionalidade pode ser adquirida em um pacote completo ou módulos que funcionam de forma independente.

Consulte referências no mercado

Falar com outros usuários do sistema e consultar a reputação da empresa pode ajudar a sua tomada de decisão. Não hesite em pesquisar opiniões, mesmo que negativas, pois essa informação pode poupar problemas para você no futuro.

Busque principalmente outros clientes que atuam no seu setor para entender qual é o desempenho do sistema com as diversas rotinas, possíveis limitações e opinião sobre a relação custo-benefício. Afinal, estamos falando de um investimento de alto valor que vai afetar o negócio de forma significativa.

Como o Social Control pode ajudar?

Se você ainda não conhece, o Social Control é uma ferramenta completa que permite acompanhar de perto a gestão de despesas, pagamentos e transações bancárias. O sistema também é 100% online, o que simplifica a sua gestão e torna as informações mais acessíveis para o empreendedor.

Essa é uma excelente alternativa para suprir as suas necessidades quanto ao gerenciamento do seu negócio. Além disso, oferece um software de gestão moderno criado por uma empresa antenada aos desafios de um negócio.

Você também pode fazer parte desse processo de modernização. Acesse o nosso site para entender como podemos ajudar o seu negócio a crescer.

Facebook Comments Box
Fechar