4 melhores estratégias de vendas para seguros de vida

Por Social Bank 25 jun 21

Estamos em uma fase em que fica evidenciada a fragilidade humana, ampliada pelo cenário de pandemia, que mostra o quanto somos vulneráveis. Essa percepção fez com que muitas pessoas procurassem seguros de vida: conforme a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), a demanda entre os jovens aumentou mais de 120% no primeiro bimestre de 2021.

Houve um aumento de 11,4% este ano quando comparamos com o mesmo período de 2020. Mas a diferença ainda pode ser maior a depender das características do seguro e da corretora. Considerando esse cenário, neste post vamos mostrar 4 boas estratégias de vendas para seguros de vida!

1. Conheça as necessidades de seus clientes

O sucesso do marketing está atrelado ao conceito de “persona”. Persona é o nome dado à representação do cliente ideal. Para a construção da persona, é necessário se embasar em informações efetivas sobre o cliente, relacionadas tanto à demografia quanto ao comportamento, bem como pontos em comum, por exemplo, comportamento, características, mercado, dores, preocupações e motivações. 

É possível ter uma ou mais personas. A definição específica dela(s) ajudará a desenvolver estratégias mais seguras, que busquem suprir as necessidades reais do consumidor. Algumas questões que podem ser respondidas são:

  • que problemas os clientes enfrentam antes de comprar seguros de vida?
  • que sentimento negativo eles alimentam porque não têm seguros de vida?
  • quais são as necessidades deles e como é possível supri-las?
  • o que poderia estimular seu cliente a comprar o produto que vende?

A partir das respostas dessas perguntas, você identificará as necessidades reais dos clientes e os diferenciais que sua seguradora pode oferecer.

2. Estude o mercado de seguros de vida e analise a concorrência

O estudo de mercado de seguros de vida vai fornecer um roteiro para você seguir. Considere o comportamento do mercado de seguros e suas perspectivas. Analise as condições de sua seguradora relacionadas com o mercado específico. Você conhece suficientemente o assunto? Precisa inovar em algum ponto para acompanhar as tendências?

Também é recomendado observar a concorrência para avaliar se ela tem mais ou menos êxito que sua seguradora. Fique atento às estratégias que usam, aos produtos que oferecem e ao tipo de público que atendem. É possível aprender com os concorrentes sem ter que imitá-los — a partir do conhecimento adquirido em suas observações, desenvolva suas próprias estratégias.

3. Use tecnologia a seu favor

É importante para a seguradora utilizar tecnologia de boa qualidade para manter as informações atualizadas. Um sistema de gestão automatizado permite centralizar os dados em um único banco, integrando informações originadas de diferentes setores.

Há muitas tecnologias que podem ser usadas, como softwares que organizam as atividades, aplicativos de celular, ferramentas de CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente), entre outras.

4. Adapte-se ao novo “normal”

Sempre se fala em um novo “normal”. Trata-se de um cenário pós-pandemia. Também pode se referir à forma de vivência que devemos manter durante a própria pandemia. Fomos obrigados a nos ajustar a essa nova realidade, em que é importante manter o distanciamento social e, em alguns casos, o isolamento social (além de usar máscara e álcool em gel).

Para vender seguros de vida, é necessário considerar as limitações impostas pela Covid-19. Assim, é importante “desburocratizar”, dentro do possível, as vendas de seguros.

Usar as ferramentas digitais é uma ótima maneira de vender remotamente, sem a necessidade de contato físico, nem encontros presenciais. Dentre essas ferramentas, o popular WhatsApp se torna um diferencial competitivo. Por ele, tanto como por e-mails, sites, blogs e redes sociais, é possível anunciar os produtos e até concretizar vendas. Uma dica é instalar o WhatsApp Business e usá-lo como ferramenta de negócios da seguradora.

Enfim, é preciso estar atento às tendências, ao novo comportamento do público e inovar sempre que necessário. Outra opção para aumentar as vendas de seguros de vida é o Vale Presente. Essa é uma solução desenvolvida pelo Social Bank que permite que a seguradora e outras empresas demonstrem reconhecimento pelo trabalho do profissional ao premiá-lo em datas especiais (Natal, aniversário, maternidade, tempo de casa) ou bonificações pelo desempenho em vendas. É uma forma de motivação para o corretor de seguros.

Para mais detalhes sobre essa e outras soluções oferecidas pelo Social Bank para seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo!

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