Saiba como engajar e reter talentos em 2022

Por Social Bank 02 jan 22

Um dos maiores desafios dos líderes em uma empresa é engajar e reter talentos. Isso porque com novas gerações e tecnologias avançando no mercado, é comum que o funcionário queira obter melhor qualidade de vida, bem como ter seu trabalho reconhecido e um salário digno.

Porém, cabe aos gestores observar os fatores que incentivam o colaborador a fazer parte da empresa e desenvolver estratégias para garantir sua retenção na equipe.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba como promover a atração e o desenvolvimento de talentos, a fim de promover ações de engajamento na empresa, além de descobrir a importância da liderança nesse processo. Acompanhe!

Como engajar e reter talentos em 2022?

Primeiramente, é importante revisar o processo de recrutamento e a cultura organizacional, pois o foco da seleção deve estar na captação de profissionais de igual reciprocidade com os valores da instituição.

Já a cultura precisa oferecer um ambiente produtivo, agradável e fértil para novas ideias, além de ser estimulante aos colaboradores. Desse modo, é importante que ela desperte no colaborador a visão de crescimento da empresa, como também suas próprias possibilidades futuras de sucesso.

No entanto, para ter funcionários mais motivados, veja a seguir algumas estratégias para engajar e reter talentos.

Use a tecnologia

Um diferencial para muitos profissionais é atuar em um ambiente que valoriza as inovações, investindo em ferramentas práticas e modernas. Diante disso, o uso da tecnologia não só facilita a rotina, como também tem influência direta na retenção de talentos, visto que essa é uma estratégia atrativa que, por si só, já demonstra a valorização e preocupação com os colaboradores.

Mantenha e melhore a cultura da empresa

A cultura organizacional de uma empresa é um dos pontos mais importante quando o assunto é engajar e reter talentos. Isso porque a cultura e toda a organização se fortalecem com a chegada de colaboradores alinhados com o mesmo propósito e visão, a fim de proporcionar mais confiança, autonomia, além do crescimento dos negócios.

Mesmo que a cultura já esteja estabelecida, é normal passar por algumas transformações para melhorá-la e tornar o ambiente mais favorável. Mas, é fundamental manter sua essência e diferenciais conquistados ao longo dos anos.

Avance nos esforços de diversidade e inclusão inteligente

Atualmente, muitas empresas estão aderindo ao movimento da diversidade, na inclusão inteligente de pessoas, independentemente de raça, orientação sexual, deficiência e identidade de gênero. Esse fator faz com que a organização saia à frente e retenha talentos com base em nas suas competências, fazendo com que os profissionais percebam seus valores e alcancem grandes resultados.

Qual a importância da liderança para a retenção de talentos?

O líder tem um papel fundamental na retenção de talentos, visto que cabe a ele engajar, reinventar e fazer com que a equipe gere resultados para a empresa. Por isso, não basta somente gostar, é preciso saber liderar com muita dedicação, sendo algo que deve ser aprimorado constantemente para desenvolver uma boa gestão na organização.

Desse modo, é importante engajar e reter talentos, mas também formar bons líderes, visto que eles são o principal elo entre o operacional e gerencial, de modo a contribuir por uma cultura que motive e integre os colaboradores, fazendo alcançar as metas da organização.

Para desenhar soluções estratégicas, vale a pena contar com a Social Bank, que disponibiliza serviços para ajudar no processo de engajar e reter talentos, com a gestão financeira por meio digital, possibilitando o maior controle dos recursos oferecidos pela empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue com a gente nas redes sociais. Siga-nos no Instagram, LinkedIn, Facebook, YouTube e Twitter, e tenha acesso a informações atualizadas e exclusivas como essas!

Facebook Comments Box
Fechar