Saiba como controlar os lançamentos do contas a pagar e receber

Por Social Bank 09 dez 21

O bom equilíbrio financeiro é primordial para que as empresas consigam se manter saudáveis e operantes. Uma das bases desse equilíbrio é o controle de contas a pagar e a receber. É por meio desse controle que o gestor consegue identificar quais são as suas obrigações financeiras e a quantidade de dinheiro que é despendida pela empresa em um determinado período de tempo.

Além disso, esse controle permite a formação de indicadores, que mostram se há desperdícios, recursos alocados em operações que não entregam retorno, necessidades de aumentos de investimento e oportunidades de negócios. Para ajudar a sua empresa a ter um bom controle de contas a pagar e a receber, neste post, trazemos algumas dicas para que você inicie esse processo. Confira!

Faça o registro de tudo que entra e sai do caixa

Pode parecer uma tarefa burocrática, mas registar todos os movimentos do caixa, partindo das menores saídas e entradas até as maiores, é de suma importância. Isso porque o gestor passa a ter um controle muito mais refinado da situação econômica da empresa, sabendo de forma detalhada o que está sendo gasto em cada setor. Com esses dados em mãos, as decisões passam a ser muito mais embasadas, de forma eficiente.

Mantenha um bom controle de cobranças

Falando especificamente em relação à gestão de contas a receber, é de suma importância que a sua empresa mantenha um setor de cobranças que realize um acompanhamento consistente dos pagamentos que serão feitos pelos clientes. 

Isso porque os atrasos e inadimplências podem ter uma interferência significativa no seu planejamento em médio e longo prazo, tirando a sua capacidade de negociar com fornecedores e de oferecer preços mais competitivos para o cliente final.

Planeje o fluxo de caixa

Como falamos no primeiro tópico, a boa gestão de contas a pagar e a receber está atrelada a um bom controle de caixa e, além do registro das entradas e saídas, é importante que seja realizado o planejamento desse fluxo de caixa

Isso significa que o montante que a empresa tem a receber precisa ser maior do que as contas a pagar. Quando o gestor cruza essas informações, ele consegue ter acesso ao seu fluxo de caixa e pode planejar como serão os próximos ciclos, fazendo um acompanhamento diário.

Mantenha as contas da empresa em dia

Aqui, vamos a outro ponto de suma importância do controle de contas a pagar, que é a pontualidade. Evite ao máximo qualquer tipo de atraso nos pagamentos, de preferência, automatizando os processos de contas a pagar. 

As contas pagas com atraso podem acarretar multas e juros, que podem se acumular e influenciar no orçamento da empresa — impedindo a criação de estratégias competitivas, como a redução de preços ao consumidor. Além disso, dependendo do fornecedor, esse atraso pode prejudicar novas negociações por descontos, por exemplo.

Use a tecnologia a seu favor

Fazer um bom controle de contas a pagar e a receber sem a tecnologia, em pleno 2021, é impensável. Ao contar com um sistema desenvolvido especificamente para ajudar no controle financeiro de sua empresa, você ganha em precisão, automação, acessibilidade e análise de gráficos e relatórios em tempo real.

Alguns softwares ajudam o gestor a ter uma visão completa das despesas da empresa, com o registo de todos os gastos, como o uso de cartões corporativos, eventos e viagens, além das transferências. Tudo isso 100% online.

Esperamos que essas dicas ajudem a sua empresa a dar os primeiros passos para um maior controle de contas a pagar e a receber. Lembre-se de que a consistência é primordial para que tudo dê certo e a ajuda da tecnologia não é um diferencial, é uma necessidade.

Gostou do post? Quer conhecer as melhores soluções para o controle financeiro de sua empresa? Visite o nosso site e conheça os nossos produtos.

Facebook Comments Box
Fechar