O que é o RH 4.0 e qual sua importância? Entenda aqui

Por Social Bank 24 abr 21

As constantes inovações tecnológicas têm exigido dos profissionais novas habilidades técnicas e uma postura profissional mais arrojada. Afinal, é necessário ter criatividade e flexibilidade para dividir espaço com softwares e sistemas, aproveitando esses recursos para tornar a participação humana muito mais estratégica do que técnica.

Nesse contexto, todo o tempo que antes era gasto com trabalhos mecânicos e repetitivos, agora está disponível para que você possa criar soluções inovadoras para o desenvolvimento da empresa. Incrível e assustador ao mesmo tempo, não é?

Se você ainda não sabe quem são esses novos profissionais e como se reinventar nesse cenário, venha com a gente e descubra tudo que precisa saber sobre o RH 4.0!

Descubra o que é o RH 4.0

Seguindo as tendências inovadoras da indústria devido à automação dos processos e velocidade na coleta de dados, é natural que esse novo pensamento se estenda também ao RH. Pois, é impossível criar empresas revolucionárias e soluções sem que esse mindset seja incorporado na equipe.

Dessa forma, o RH 4.0 ganha notoriedade como uma versão mais moderna e arrojada de lidar com os Recursos Humanos, sendo pautado basicamente no engajamento e realização de todos os colaboradores. As novas gerações buscam cada vez mais a satisfação e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Conheça a importância dessa nova forma de atuar

Sabe aquela imagem do funcionário infeliz que batia cartão, cumpria ordens e ia para casa? Pode esquecer isso! Hoje em dia, as empresas buscam engajamento, iniciativa, resultados e atitude. Mas, para tanto, precisa-se fornecer os meios e motivar os colaboradores a ir sempre além do que foi pedido.

Reduzir o turnover e reter talentos têm sido prioridade nas grandes organizações e, para isso, a atuação do RH precisa estar cada vez mais estratégica, sempre considerando as necessidades e objetivos de cada um.

Todo mundo já percebeu que colaboradores satisfeitos garantem melhores resultados e um relacionamento mais consistente com os clientes, não é mesmo?

E somente um RH atuante, estratégico e atualizado consegue analisar o contexto e trabalhar para captar e reter talentos em uma empresa com interesses bem alinhados dentro desse novo cenário.

Entenda os principais desafios do RH 4.0

Se adaptar à velocidade das mudanças resultantes das constantes inovações tecnológicas não é tarefa fácil. Se faz necessário que os profissionais tenham uma grande capacidade de adaptação e flexibilidade não só para acompanhar essas novas tendências, mas se adiantar a elas. Veja a seguir alguns dos maiores desafios do RH 4.0 nas organizações:

Atração e retenção de talentos

O processo de recrutamento e seleção vai muito além de analisar currículos e realizar entrevistas. Atualmente, o grande objetivo é identificar e desenvolver talentos a fim de evitar que eles sejam seduzidos por propostas mais interessantes após a contratação.

Diante disso, o ingresso no mercado de trabalho de gerações mais exigentes e conectadas, associado a uma constante busca pela felicidade e realização pessoal no trabalho, têm feito com que um bom salário não seja mais o suficiente para manter um colaborador motivado — muito pelo contrário!

Muitas pessoas estão optando por empresas nas quais se sentem mais felizes em vez de outras que pagavam melhor, mas não proporcionavam a mesma satisfação.

Por isso, o RH 4.0 deve entender o perfil dos candidatos e buscar pessoas alinhadas não só com as habilidades técnicas, mas também com a cultura organizacional da empresa; e, então, continuar fornecendo meios para que elas se mantenham motivadas e engajadas.

Automação e modernização dos processos

Uma das principais características desse novo modelo de atuação é a automação. Cada vez mais, os processos serão realizados virtualmente, o que garante celeridade e precisão nas respostas, reduzindo os erros e trâmites burocráticos.

Contudo, pode ser desafiador atuar estrategicamente em um meio em que relatórios são emitidos automaticamente e pagamentos calculados em poucos instantes. Ainda assim, é inegável que homologações totalmente digitais, realizar reuniões sem precisar se deslocar — ainda que cada colaborador esteja em um local diferente — acaba sendo muito vantajoso, já que a empresa vai gerar mais proximidade e eficiência com menos gasto de tempo e recursos.

Manutenção da produtividade diária

Cada vez mais, atividades mecânicas e burocráticas têm sido feitas por softwares, que se tornam mais completos e modernos em um piscar de olhos. Assim, aquele trabalhador que passava o dia todo preparando um relatório vai precisar apenas clicar em um botão para emiti-lo.

Por mais que isso seja realmente incrível, pode ser também um grande desafio, especialmente para os profissionais mais antigos, que passaram anos praticando a mesma rotina. É um grande desafio do RH 4.0 manter os profissionais atualizados e produtivos, já que muitos deles sentem que perderam suas funções. Nesse caso, os gestores ficam com o papel de direcionar essas pessoas para outras funções e estimular o desenvolvimento de novas potencialidades.

Desenvolvimento de uma liderança coesa e conectada

Além dos pontos já citados, não podemos descuidar dos líderes e gestores. São eles os responsáveis por direcionar os colaboradores e aplicar novas estratégias. Antes de mais nada, é importante investir na capacitação dessas pessoas!

Desenvolver um pensamento colaborativo, flexível e adaptável não é algo a ser implantado do dia para a noite. Saber lidar com recursos digitais, equipes multilocadas e manter as atividades funcionando de maneira coesa e sem ruídos pode ser bem desafiador. Por outro lado, trabalhar a promoção dessa mudança de mindset é o futuro e, com certeza, vai levar a ótimos resultados para sua empresa!

Conheça os impactos do RH 4.0 nas organizações

São muitos os impactos dessa nova maneira de trabalhar o RH. Além de uma mudança de pensamento e o desenvolvimento de uma cultura colaborativa, ainda há a necessidade de conviver com recursos nunca antes pensados.

A Inteligência Artificial, gestão remota e esse novo modelo de liderança, por exemplo, estão revolucionando a forma de praticar a atividade empresarial. Por isso, é impossível fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo. Essa já é a nova realidade!

O RH 4.0 faz parte da revolução tecnológica e da mudança de comportamento das novas gerações. Sua empresa não pode fechar os olhos para essas tendências sob pena de acabar ficando soterrada em meio às inovações, que não param de surgir diariamente. Invista em seu ativo mais precioso: as pessoas que fazem com que seus sonhos e metas possam ser concretizados!

Está esperando o que para levar sua empresa para a era digital? Receba mais informações valiosas em primeira mão seguindo nossas páginas no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

Fechar