Veja como realizar um recrutamento online com essas 5 dicas!

Por Social Bank 18 maio 21

O RH tem passado por muitas mudanças relacionadas à transformação digital. Uma delas é o recrutamento online. Atrair e conquistar os talentos ideais ao negócio nem sempre é uma tarefa simples, em especial sem o fator presencial como amparo. Por isso, contar com as dicas certas pode ser de grande ajuda.

Adaptar o processo à distância não tem sido algo descomplicado para os gestores de Recursos Humanos. Seus receios são vistos, até mesmo, por números — visto que apenas 10% das empresas utilizam ferramentas que auxiliem nesse sentido. Uma boa forma de mudar esse cenário é por meio do conhecimento certo.

Portanto, se você deseja aprimorar o processo de implementação de novos colaboradores na companhia, continue lendo este artigo!

O que é o recrutamento online?

Em poucas palavras, esse processo diz respeito à atração, entrevista e análise de potenciais novos talentos. Contudo, diferentemente do método presencial, o recrutamento online é realizado pela internet.

Ao passarem pelas etapas estabelecidas pelo profissional por trás da operação, a empresa em questão contratará os profissionais listados como adequados para a vaga em aberto. É por isso que todos os passos precisam ser realizados com qualidade, atenção e cuidado por parte do recrutador.

Muitos gestores de RH têm dificuldade com a distância entre o entrevistado e o processo. Afinal, é comum que os recrutamentos sejam realizados em grupos, considerando as características físicas do entrevistado — como a linguagem corporal e a proatividade.

Contudo, é importante ter em mente que os mesmos pontos podem ser analisados pela internet. Basta organizar cada passo com calma e colher os frutos de um bom planejamento! Além disso, muitas vantagens ainda tendem a ser obtidas ao apostar nessa possibilidade. Confira!

Quais são os benefícios de adotar esse processo?

Por estarem comumente em casa, os entrevistados tendem a estar mais confortáveis e abertos para responder questões importantes ao recrutador e ao negócio.

Outro ponto interessante a ser considerado é a redução de problemas com a distância geográfica, visto que basta contar com internet na hora de realizar um recrutamento online. Finalmente, é interessante levar outros fatores em consideração, como:

  • aumento da produtividade;
  • redução de custos;
  • maior alcance de interessados;
  • praticidade,

Agora que você sabe o que é o recrutamento digital e quais elementos positivos ele pode agregar tanto ao gestor de RH quanto ao futuro colaborador, é hora de saber como fazê-lo.

Quais são as melhores dicas para realizar um recrutamento pela internet?

Separamos cinco passos fundamentais, que norteiam um processo online. Eles serão explicados em detalhes a seguir e, assim, ajudarão na hora de conquistar os melhores resultados possíveis! Veja só:

1. Planeje-se

O planejamento é um dos principais fatores a serem considerados durante a operação. Afinal, é nesse momento que o profissional estabelecerá os pontos buscados, as expectativas a serem atingidas e a metodologia por trás do processo. Isso inclui:

  • delimitar o workflow de aprovação;
  • digitalizar a busca e procura de vagas;
  • listar critérios;
  • compreender qual será o envolvimento dos gestores da empresa na entrevista, etc.

Sem saber, exatamente, como conduzir a conversa com os futuros profissionais, tanto o processo presencial quanto o realizado pela internet podem não sair conforme o esperado. Planeje-se!

2. Atraia os talentos

De modo a trazer os melhores colaboradores possíveis até você, não basta publicar a vaga em uma rede social, por exemplo. É preciso buscar por um amplo alcance, certificando-se de que todos os melhores profissionais cheguem até o recrutamento online. Nessa hora, ferramentas de pulverização tendem a ser grandes aliadas.

Elas espalham a palavra em diferentes canais e sites e, assim, permitem que mais pessoas se inscrevam. Com muitos talentos interessados, é hora de aplicar os critérios estabelecidos no passo anterior e selecionar apenas os que se enquadram nas necessidades da organização.

3. Atente-se ao processo de seleção

A seleção também pode contar com a aplicação das ferramentas certas. Uma delas é a de filtragem. Ao listar o que é imprescindível e dispensável em um talento, o mecanismo efetuará algumas escolhas automáticas e que levam você na direção dos maiores potenciais contratados.

Também é possível contar com softwares de busca baseada em palavras-chave. Eles varrem os currículos e facilitam o match entre o recrutador e o interessado. Use as inovações do RH Digital ao seu favor e aprimore seus resultados!

4. Escolha a ferramenta certa

Falamos bastante sobre o uso da tecnologia no processo de recrutamento online. Contudo, é preciso ter em mente que existem diversas opções de softwares disponíveis no mercado.

Sabendo disso, certifique-se de ter as demandas específicas da empresa em mente para que a escolha seja correta. É sempre importante relembrar que esta também é uma forma de investimento, que deve ser feita da melhor maneira possível.

Nesse momento, convém repassar junto à alta gestão, os valores organizacionais e as metas futuras da organização. A ferramenta correta permitirá que você selecione apenas os colaboradores verdadeiramente alinhados a esses ideais — além de facilitar os processos de entrevista e seleção.

5. Realize a gestão

Finalmente, é hora de gerir a operação — propriamente dita. Invista em uma conexão estável, informe os selecionados das datas de cada encontro e utilize o planejamento realizado (previamente) na intenção de guiar o processo.

Busque pedir que os entrevistados fiquem a uma distância da câmera que dê visibilidade de sua linguagem corporal e extraia todas as informações que puder no encontro. Procure, também, tranquilizar os futuros talentos. É provável que o processo seja igualmente novo para eles e que surjam algumas dúvidas no caminho.

A transformação digital e o business intelligence exigiram que as empresas implementassem ferramentas de otimização de processos em diversas áreas. A de Recursos Humanos não é exceção! Com as dicas acima em mãos, os gestores passam a encontrar os mecanismos mais adequados na hora de realizar o recrutamento online — levando sempre em consideração as necessidades da companhia. Conte com elas!

Esperamos que tenha gostado das dicas! Ah, e não deixe de buscar por constantes maneiras de tornar seu RH estratégico e aprimorado, garantindo que o setor acompanhe as mudanças do mercado!

Facebook Comments Box
Fechar