Entenda como implementar um programa de incentivo na sua empresa

Por Social Bank 26 abr 21

Encontrar e reter talentos de alta qualidade não é uma tarefa tão simples quanto parece. Afinal, além de suas habilidades, é preciso que eles estejam alinhados aos valores da empresa e atuem com produtividade. Contudo, você sabia que a motivação tem tudo a ver com essa tarefa?

Não é segredo para ninguém que funcionários desmotivados não atuam em seu máximo potencial. Assim, os negócios que desejam otimizar seus resultados devem saber mais em relação à implementação de um programa de incentivo. Neste conteúdo, vamos falar tudo sobre ele!

Se você deseja se aprofundar no tema, continue lendo!

O que é um programa de incentivo?

Aumentar o desejo de produzir e contribuir nas equipes é muito importante para a gestão de qualquer negócio. Nessa hora, os gestores de RH, junto a outros membros da alta gerência, tendem a buscar por formar de aprimorar o relacionamento com os colaboradores, compreender suas necessidades e simplificar seu dia a dia, visando a uma maximização de seus potenciais.

Uma maneira interessante de fazer isso é através de um programa de incentivo. Ele diz respeito a uma espécie de sistema de metas e recompensas, que aprimora o desejo de contribuir por parte dos membros dos times e bonifica o bom trabalho.

Desse modo, quando um objetivo é atingido, toda a equipe — ou apenas os membros responsáveis pelo sucesso da operação — são presenteados. Diversos benefícios podem advir dessa decisão. A seguir, falaremos um pouco sobre eles.

Quais são as vantagens dos programas de incentivo nas empresas?

Já sabemos que funcionários motivados tendem a produzir mais, certo? Mas quais outros elementos positivos a implementação de um sistema de prêmios pode gerar? Confira!

Aumento do engajamento dos colaboradores

Um escritório produtivo não é, somente, aquele em que o silêncio e a concentração imperam. Muitas vezes, de modo a produzir mais e melhor, é preciso que haja comunicação, brainstorming e trocas de experiências.

Ao implementar um programa de incentivo, o gestor de RH estimula os membros das equipes a conversarem entre si, se impulsionarem e atingirem objetivos em grupo. Consequentemente, o engajamento dos times aumenta, a comunicação flui com maior facilidade e os resultados expandem.

Maior agilidade na realização de tarefas

Com todas as informações que precisam em mãos, advindas de mais engajamento e trabalho em equipe, é esperado que as tarefas sejam realizadas em um tempo menor. Isso impacta, positivamente, a gestão de recursos, e permite a conquista de mais metas em menos tempo.

Isso é dito uma vez que o programa de incentivo faz com que os colaboradores desejem chegar ao fim de suas atividades com mais rapidez, recebendo, então, os benefícios disso.

Retenção de talentos

Conforme dito, funcionários que não encontram um propósito em sua produção tendem a trabalhar com menor qualidade. Contudo, esse problema pode ir além e culminar em uma alta rotatividade. O programa de incentivo tende a ser um excelente aliado na hora de minimizar a taxa de turnover e reter talentos no negócio.

Como implantar um programa de incentivo com vale presente na empresa?

Agora que você conhece algumas das vantagens que a adoção de um sistema adequado à equipe promove, saiba como implantar o seu!

Estabelecer os objetivos do programa

O primeiro passo a ser considerado pelo gestor de RH é a delimitação de metas. Qual será a finalidade do programa de incentivo? Sem conhecer o propósito do sistema, é provável que os colaboradores não se engajem o suficiente.

Sente-se com outros gerentes e converse sobre os objetivos a serem atingidos. Em seguida, reúna os membros dos times e deixe-os a par da situação. Desse modo, poderão atuar — seja em equipe, seja individualmente — para trazer bons resultados à empresa no menor tempo possível.

Definir as metas individuais e fixar as coletivas

Conforme pontuado, os programas de incentivo podem ser tanto gerais, abordando toda a equipe, quanto individuais. Também é possível mesclar ambas as possibilidades e definir sistemas diferentes para cada setor do negócio.

Seja como for, é importante que tudo esteja devidamente documentado. Apresente as propostas aos colaboradores, colete feedbacks, confira se os objetivos são realizáveis e evite que o sistema acabe trazendo mais problemas do que soluções.

Além disso, não esqueça de definir o tempo adequado para a obtenção de cada resultado. Enquanto alguns funcionários trabalham com rapidez, outros podem precisar de um período maior. Tenha isso em mente!

Construa um relacionamento sólido com a equipe

Com todas as metas devidamente delimitadas, é hora de pensar na bonificação. Qual será a recompensa pelo bom trabalho? Bem, sem dúvidas, a melhor forma de responder essa pergunta é por meio do conhecimento do gestor em relação aos funcionários.

Para trabalhá-la, invista na construção de um relacionamento claro e honesto com os times. Saiba quais são suas necessidades e atue de forma a contemplá-las. Essa atitude, sozinha, já pode impulsionar grandiosamente a produtividade dos colaboradores.

Converse, abra os canais de comunicação, participe das construções profissionais e esteja próximo. Assim, os funcionários sentirão que há espaço para uma comunicação fluida e direta. Com o tempo, levarão pontos importantes ao aprimoramento do negócio ao RH e, dessa forma, contribuirão com a melhoria contínua da organização.

Leve autonomia aos colaboradores

Contudo, uma excelente opção, em especial na hora de recompensar diferentes pessoas (com necessidades distintas) é o Vale Presente do Social Bank.

Essa é uma forma de reconhecer os colaboradores com um cartão presente carregado pela empresa com um valor, a partir de R$ 50,00, cuja utilização pode ser realizada em lojas físicas ou online, de acordo com as preferências do funcionário. Em outras palavras, ele escolherá a melhor bonificação para si mesmo! Interessante, certo?

O programa de incentivo é uma excelente ferramenta na hora de otimizar a produtividade e maximizar a atuação de seus colaboradores. Com uma maior vontade de contribuir, eles tendem a trazer soluções ágeis e eficientes ao negócio, passam a se comunicarem melhor uns com os outros e contribuem na construção de um clima organizacional adequado. Nesse momento, conte com o Vale Presente como recompensa pelas metas alcançadas!

Se você deseja saber mais sobre essa opção de bonificação, não deixe de entrar em contato com o Social Bank! Temos opções ideais para sua empresa e estamos prontos para atender suas demandas!

Facebook Comments Box
Fechar