Afinal, como manter a produtividade dos funcionários durante a pandemia? Veja aqui!

Por Social Bank 13 maio 21

A pandemia de Covid-19 mudou as relações de trabalho. Afinal de contas, a migração para o modelo home office foi a solução encontrada para frear o contágio da doença e garantir a segurança dos colaboradores. No entanto, com o trabalho remoto, a gestão estratégica de pessoas enfrenta um grande desafio: manter a produtividade dos funcionários durante a quarentena.

Crianças em casa, afazeres domésticos, escritório improvisado e o próprio cenário de incertezas provocado pela pandemia tendem a deixar os colaboradores mais tensos e ansiosos. É por isso que é comum notar uma queda na performance e na motivação da equipe.

Quer saber como reverter esse quadro de modo a garantir o alto desempenho dos profissionais? Veja, a seguir, algumas dicas práticas para manter a produtividade dos funcionários que trabalham em casa.

Estabeleça uma rotina de trabalho

Manter o foco em casa não é nada fácil, principalmente quando a família inteira cumpre quarentena junta — pais, filhos, marido, esposa, etc. Portanto, é necessário estabelecer uma rotina de trabalho para evitar que as distrações atrapalhem as atividades profissionais. Sendo assim, oriente a sua equipe sobre como se comportar durante o expediente.

O recomendado é seguir o mesmo ritual da época que tinha que sair de casa, sabe? Tomar banho, pentear os cabelos, tirar o pijama e vestir roupas adequadas. Essa é uma forma de fazer com que o cérebro ligue o modo de produção.

Além do mais, tem a questão da infraestrutura do home office. Montar o escritório em um quarto separado é a melhor opção. Assim, é possível fechar a porta para não sofrer interferências. O problema é que nem sempre isso é viável.

Algumas pessoas não têm espaço para isso, e precisam trabalhar na mesa de jantar mesmo. Nesse caso, é importante que o colaborador tenha uma conversa franca com os moradores da casa de modo a explicar que, enquanto estiver trabalhando, ele não está disponível para conversas aleatórias, brincadeiras, ligações de telemarketing, entre outras distrações.

Flexibilize a jornada de trabalho

Tem gente que acorda cedo cheia de disposição para trabalhar. Outras pessoas demoram um pouco mais para despertar e são mais focadas durante a madrugada. Se você flexibilizar a jornada de trabalho com o intuito de respeitar essas individualidades, perceberá um aumento na produtividade dos funcionários e até uma redução do turnover.

Logo, se a empresa não precisa da disponibilidade do colaborador em horário fixo e comercial, não exija que ele esteja on-line o tempo todo. Dê liberdade para que o profissional cumpra suas tarefas no período que for mais conveniente. O importante mesmo é que ele apresente resultados.

Entretanto, é importante deixar tudo isso muito bem alinhado. Em vista disso, estabeleça metas, objetivos e prazos. Vale até criar checklists e cronogramas compartilhados com a equipe. No decorrer do dia, você pode acompanhar o status das tarefas para garantir que tudo seja entregue até a data combinada.

Mantenha a comunicação transparente

Uma boa comunicação sempre foi importante para o andamento de uma empresa. No caso do trabalho a distância, esse cuidado precisa ser ainda maior. Afinal de contas, a falta do contato diário pode deixar o colaborador desnorteado e até tenso por causa do cenário de incertezas provocado pela pandemia.

É por isso que o diálogo precisa ser aberto e frequente. Portanto, forneça informações sobre as estratégias adotadas pela empresa para enfrentar a crise. Isso evita que os trabalhadores suponham e disseminem boatos. Essa transparência garante segurança ao funcionário e até fortalece a cultura organizacional.

Contudo, a via precisa ser de mão dupla. Isso significa que é importante dar abertura para os colaboradores fazerem as suas queixas. Muitas vezes, a desmotivação e a queda no desempenho pode ser por falta de infraestrutura. Com uma conexão lenta e um computador que trava toda hora, por exemplo, fica difícil manter o ritmo de trabalho mesmo.

Então, busque entender a situação do funcionário e, sempre que possível, procure soluções para as insatisfações do time.

Faça videoconferências com a equipe

Aquelas reuniões presenciais de alinhamento agora precisam ser on-line com ferramentas de videoconferência. Em muitos casos, elas são mais eficientes do que a troca de mensagens instantâneas e de e-mails porque o tempo de resposta é mais rápido, e você ainda pode interpretar a linguagem corporal de cada colaborador.

Dito isto, reúna a equipe periodicamente com o objetivo de esclarecer dúvidas, apresentar resultados, acompanhar projetos, etc. As ferramentas mais usadas para isso são:

  • Google Meet;
  • Zoom;
  • Skype.

Aliás, além desse acompanhamento, ainda é possível fazer atividades de treinamento e desenvolvimento de maneira remota. Com isso, os colaboradores se mantêm em constante aperfeiçoamento.

Dê feedbacks constantes

Muitas vezes, o colaborador nem sabe que a sua produtividade está abaixo do esperado pela empresa, por essa razão é fundamental dar um retorno a respeito do desempenho dele. Essa é uma oportunidade para corrigir desvios de performance e melhorar a capacidade de produção.

Essa devolutiva pode ser feita de forma coletiva de modo a avaliar o desempenho geral da equipe ou individualmente. O importante é não utilizar esse processo apenas para fazer críticas. Os feedbacks são instrumentos de aperfeiçoamento. Portanto, ao apontar pontos fracos, também é necessário orientar sobre como melhorar.

Todavia, não se limite a indicar as falhas dos trabalhadores. Destacar os pontos fortes e fazer elogios ajuda a fortalecer a autoestima profissional e gerar motivação.

Recompense colaboradores de alto desempenho

Quem não adora ter o bom trabalho reconhecido, não é mesmo? Estabelecer sistemas de recompensas é uma estratégia interessante para aumentar a motivação e a produtividade do funcionário. Isso porque todos se empenharam mais no trabalho com o objetivo de conquistar os prêmios.

As recompensas podem ser em forma de promoções, gratificações, brindes exclusivos, Vale Presente etc. Nesse período de pandemia, mimos podem fazer a diferença. Essa medida é interessante, inclusive, para a atração e retenção de talentos.

Manter a produtividade dos funcionários que trabalham em casa é essencial de modo a garantir bons resultados para a empresa durante a pandemia. Portanto, mantenha a comunicação aberta com a equipe com o propósito de alinhar expectativas e aumentar o engajamento. Lembre-se de que oferecer benefícios e recompensas pela produção é uma boa estratégia de incentivo.

Gostou das dicas? Então, que tal dividir esse conhecimento útil? Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais e ajude seus contatos!

Facebook Comments Box
Fechar