Previdência privada para empresa: por que oferecer para os colaboradores?

Por Social Bank 16 maio 21

Para reter talentos e motivar a equipe, é fundamental inovar na oferta de benefícios aos colaboradores. Nesse sentido, a previdência privada para empresa tem se tornado uma alternativa vantajosa para quem busca conquistar a satisfação pessoal e profissional.

Nós queremos ajudar a sua empresa a criar o melhor ambiente de trabalho, começando pela política de benefícios. Continue com a leitura deste artigo e conheça a importância de planejar o futuro da equipe!

O que é previdência privada para empresa?

Como o próprio nome indica, essa é uma modalidade de contribuição previdenciária na qual o funcionário é responsável pelo seu pagamento. É uma alternativa para quem busca opções mais rentáveis do que os valores pagos pelo INSS.

Pode parecer distante, mas a aposentadoria é uma preocupação na vida de muitas pessoas. Estamos falando de manutenção da qualidade de vida e a conquista de objetivos financeiros. Por isso, antes de investir, é fundamental conhecer quais são os principais tipos disponíveis. São duas categorias: planos abertos e planos fechados.

Planos abertos

Os planos abertos estão disponíveis para aquisição a qualquer interessado. Nesse caso, são instituições financeiras responsáveis pelo lançamento dos planos e a gestão dos ativos.

Nessa categoria, os tipos mais comuns são o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL):

  • PGBL — é recomendado para quem declara a versão completa do imposto de renda e já está incluído em algum regime de contribuição previdenciária;
  • VGBL — indicado para quem entrega a declaração simplificada e/ou não é contribuinte da Previdência Social.

Planos fechados

Esse é o caso da previdência privada para empresa, pois somente os empregados de uma empresa têm acesso a esse benefício. Há casos em que esse plano está vinculado a profissionais de determinado setor e, assim, são considerados fundos de pensão.

Por se tratar de um plano empresarial, é comum que o empregador também contribua, igualando a aplicação de cada empregado ou adotando um valor fixo. As mesmas regras se aplicam, como a possiblidade de realizar a portabilidade para outra seguradora ou realizar o resgate antes da aposentadoria.

Como a previdência privada beneficia a empresa?

Já falamos, logo no início, que a retenção de talentos é um dos resultados da política de previdência privada nas empresas. Contudo, existem outras vantagens que ajudam a aumentar o engajamento e a realização no trabalho.

Demonstra preocupação com o futuro

Não é possível separar completamente a vida pessoal e profissional. Por esse motivo, as empresas estão percebendo o seu papel na busca pela qualidade de vida não só hoje, mas nas próximas décadas.

Contribui na atração de talentos

Você sabe o que faz com que um profissional tenha interesse em fazer parte da sua organização? Uma das respostas é a criação de um pacote de benefícios robusto, que inclui uma proteção completa com seguro e previdência privada.

Possibilita a segurança financeira

O estresse no ambiente corporativo é uma realidade, contudo, existem medidas que ajudam a minimizar esse problema. Essa forma de previdência surge como um meio de melhorar a saúde financeira e evitar problemas como a queda da produtividade e a rotatividade.

Por fim, quem busca contratar uma previdência privada para empresa deve avaliar bem as opções disponíveis no mercado para selecionar a instituição financeira compatível com a realidade do negócio.

Este texto é apenas uma introdução sobre o assunto. Nós discutimos a relevância da previdência privada em uma live publicada no nosso canal do YouTube, em que você pode conferir mais informações.

Facebook Comments Box
Fechar