PIX para empresas: afinal, vale a pena investir?

Por Social Bank 04 jun 21

Desde novembro de 2020, já é possível fazer e receber transações financeiras a qualquer hora do dia, todos os dias da semana. Essa nova funcionalidade lançada pelo Banco Central beneficia os negócios que utilizam o Pix para empresas, pois, dessa forma, fica mais fácil realizar transferências e pagamentos em tempo real. 

Assim, pessoas jurídicas e físicas, assim como entidades do governo, contam com mais um meio de pagamento — de baixo custo ou até gratuito — para as transações. Só para ilustrar, na segunda semana de lançamento do Pix, ele movimentou mais de R$ 24 bilhões. 

Ficou interessado nessa possibilidade de pagamento? Então continue a leitura para descobrir mais a respeito do tema!

Entenda o que é o Pix e como ele funciona 

O Pix é um novo meio de pagamentos em tempo real para pessoas e empresas realizarem transferências de valores, receberem e fazerem pagamentos. Com ele, as operações são realizadas em até 10 segundos a qualquer horário ou dia da semana, inclusive em feriados. Assim, é possível pagar contas de água e luz, recolher impostos etc. 

Utilizando um celular com o aplicativo da sua instituição financeira, basta utilizar a chave de acesso de quem vai receber o dinheiro, que pode ser um número de telefone, CPF, e-mail ou senha aleatória.  

Depois de confirmado, o aplicativo efetuará a transação. Esse procedimento pode ser uma alternativa para as empresas em relação aos pagamentos de boleto, que precisam ser compensados e contam com a incidência de tarifas.  

No entanto, existem instituições financeiras que cobram uma taxa fixa baixa por transações realizadas no Pix pelas empresas, tanto nos recebimentos, como em pagamentos e transferências. Seguramente, o novo modelo de pagamento instantâneo traz mais agilidade, eficiência e produtividade às operações financeiras de organizações de diferentes portes. 

Conheça as vantagens de trabalhar com o Pix para empresas 

Agora que você entendeu o que é e como funciona o Pix, saiba quais são as vantagens de a empresa usar esse sistema. 

Sem limite de valor 

O Pix possibilita a realização de qualquer transação, independentemente do valor. Entretanto, os bancos deverão investir em mecanismo de prevenção para lavagem de dinheiro.

Se houver um limite máximo, com certeza será maior que aquele praticado pela Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou pelo Documento de Ordem Bancária (DOC). 

Sem demora 

Quando uma empresa emite um boleto, precisa esperar o prazo de compensação — que, geralmente, é de três dias úteis. Ao contrário, o Pix efetua o pagamento em segundos, agilizando, por exemplo, a separação da mercadoria que está em estoque e a sua entrega. 

Sem mudança de meios de pagamentos 

Da mesma forma que você receberá o dinheiro em sua conta por esse meio de pagamento, também poderá pagar conta de luz, água, IPTU, fornecedores, funcionários, aluguel e outros. Basta usar o CNPJ da empresa — ou outra chave, como um QR Code — para realizar o processo.

Sem intermediários 

Além de serem feitos em tempo real, os pagamentos envolvem apenas o pagador e o recebedor. Assim, não há a presença de intermediários para tornar as transações caras e demoradas. O dinheiro fica disponível no ato, impactando de maneira positiva as empresas no Brasil. 

Sem insegurança 

O Pix utiliza tecnologia criptografada, autenticação mútua e assinatura digital. São três sistemas de segurança, além do QR Code, para dificultar as fraudes. Para minimizar os riscos, é solicitada a confirmação de quem receberá o dinheiro na hora. 

Agora, você sabe mais sobre como funciona o Pix para empresas, assim como as suas principais vantagens. Então, o que acha de conhecer a Social Bank, que apresenta as melhores soluções para implementar essa prática em seu negócio? 

Curta a nossa página no Facebook para conhecer os nossos produtos e ficar bem informação sobre gestão financeira!

Facebook Comments Box
Fechar