Pesquisa de clima organizacional: confira a sua importância!

Por Social Bank 19 jul 21

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que possibilita ao gestor de RH enxergar os pontos positivos e negativos da empresa pela perspectiva do colaborador. Essa estratégia aproxima a empresa dos funcionários e permite o alinhamento de expectativas e aspirações.

Além disso, é um forte instrumento na redução de turnover e mantém a cultura da empresa acesa para resultados baseados no sentimento de pertencimento.

Quer entender como estruturar uma boa pesquisa de clima? Então, separe uma xícara de café e tome nota, pois hoje vamos ensinar o passo a passo para uma estratégia certeira. Confira!

Passo a passo para uma boa pesquisa organizacional

Confira o que fazer para estruturar uma boa pesquisa de clima na empresa!

1. Identificação de objetivos

Antes de iniciar a pesquisa de clima da sua empresa, você precisa ter em mente quais são os objetivos, o que você quer descobrir. Com essa definição, as perguntas terão um direcionamento específico e você consegue pensar antecipadamente em soluções para resultados negativos.

2. Comunicação a respeito do processo

A pesquisa é abrangente ou será feita apenas em um setor? Tenha em mente que, independentemente de onde será aplicada, os líderes das áreas precisam estar cientes de como a pesquisa funcionará. Outro detalhe importante: esteja aberto para receber sugestões!

3. Difusão da pesquisa

Utilize os canais de comunicação interna para informar e explicar aos colaboradores como será a pesquisa, quando e outras dúvidas e detalhes antes da sua realização.

4. Certificação de sigilo e credibilidade

Para a máxima performance, você precisa deixar claro aos colaboradores que as informações repassadas estarão seguras e que não resultarão em prejuízo ao exercício do trabalho ou ações punitivas.

5. Definição de indicadores

Volte no objetivo da pesquisa e desenhe diferentes temáticas para definir os melhores indicadores, por exemplo, qualidade de vida no trabalho, estrutura física, liderança, plano de carreira e feedback.

6. Desenvolvimento de questionário

A estrutura do formulário pode ser por questões de múltipla escolha ou dissertativas. Além disso, você deve pensar em como os colaboradores receberão os formulários, dia e período de aplicação.

Vale ressaltar que não existe um modelo de questionário, ele deve ser personalizado seguindo a realidade, cultura e segmento da empresa. Portanto, personalize de acordo com o objetivo da pesquisa.

7. Aplicação da pesquisa

Como mencionamos, a pesquisa deve ter dia e período para sua aplicação. Logo, todos os colaboradores devem ser avisados com antecedência. Isso vai garantir maior participação e todos poderão se organizar para responder sem interferir na rotina de trabalho.

8. Resposta à pesquisa 

O ponto-chave aqui é: os seus colaboradores precisam ter a certeza de que ninguém vai ter acesso às respostas. Isso vai deixar todos à vontade para se abrirem com transparência.

9. Entrega do questionário e reunião de dados

Os formulários on-line garantem mais sigilo e praticidade tanto na aplicação quanto na entrega de respostas. Vale a pena investir nesse formato, pois a reunião de dados será feita com mais agilidade e precisão.

10. Divulgação dos resultados

Nesta etapa, todos os colaboradores devem ter acesso aos resultados da pesquisa, bem como os problemas identificados e soluções que serão adotadas no prazo determinado.

Variáveis para uma boa pesquisa de clima organizacional

São inúmeras as variáveis de uma pesquisa de clima, o importante é que você selecione as que tenham melhor conexão com o objetivo principal da pesquisa. Confira algumas sugestões:

  • trabalho; 
  • integração interpessoal e setorial; 
  • salário;
  • comunicação;
  • estilo gerencial;
  • desenvolvimento profissional; 
  • imagem da empresa; 
  • trabalho em equipe; 
  • condições físicas de trabalho. 

O importante é que você tenha consciência da realidade atual da empresa e o que você quer saber dos seus colaboradores. Com isso em mente, você vai conseguir estruturar a melhor pesquisa e pensar estrategicamente em um trabalho orgânico, humano e com funcionários satisfeitos, atuando com amor e em sintonia com o propósito da organização.

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