Entenda mais sobre pagamento por aproximação e quais as vantagens!

Por Social Bank 24 maio 21

Com os avanços tecnológicos, tarefas cotidianas estão se tornando constantemente otimizadas, fazendo necessária a implementação de métodos de pagamento tão ágeis quanto elas. Quem nunca quis deixar as compras do dia a dia mais simples? Sendo assim é sempre importante estar atento em métodos que ajudem a aprimorar as experiências do consumidor.

Essa tecnologia vem sendo muito implementada no Brasil, exercendo a função do dinheiro em papel. Tudo que você precisa agora é do seu cartão para a aproximação na maquininha, evitando formação de grandes filas e empecilhos no seu dia.

Quer saber mais sobre o pagamento por aproximação? Criamos este conteúdo com todas as respostas que você precisa. Confira!

O que é?

O pagamento por aproximção é nada mais que um sistema de cartão de crédito e débito, conhecidos como cartões inteligentes, incluindo também smartphones que usam NFC (Near Field Communication) ou aplicativos de bancos que tenham pagamento por aproximação da maquininha.

Como funciona esse pagamento?

Esse tipo de pagamento ocorre por meio da tecnologia NFC (Comunicação por campo de proximidade, ou Near Field Communication), fazendo uma troca de informações sem fios e segura entre dois dispositivos. Podem ser realizadas por uma variedade de aparelhos contando que tenham essa tecnologia inclusa.

Para verificar se seu cartão tem essa forma de pagamento, procure pelo símbolo semelhante ao do wi-fi no cartão cadastrado. Já para usar essa funcionalidade no celular ou smartwatch uma grande parte dos celulares vendidos hoje conta com essa tecnologia, se estiver na dúvida basta consultar o manual ou o site do produto.

Conhecendo como surgiu essa tecnologia

A tecnologia NFC, que surgiu em meados dos anos 2000, é semelhante à mais antiga RFID (Identificação por radiofrequência, ou Radio Frequency Identification) — utilizada no setor de pedágio por exemplo. Tem o diferencial de funcionar em apenas curtas distâncias, variam de 4 a 10cm trazendo mais segurança ao uso do dispositivo.

Com o seu aprimoramento passou a ser utilizada para facilitar pagamentos, evitando o acesso de intrusos com o funcionamento em curta distância.

Segurança

A tecnologia NFC funciona por meio de uma criptografia nova a cada transição feita, protegendo seus dados, e além disso evita o furto do seu dinheiro ou a clonagem do seu cartão. Com o método de aproximação, você fica mais seguro, assim como suas informações.

Um adendo é a permissão de usuários poderem fazer pagamentos de até R$50 sem precisar inserir uma senha, sendo necessário o cancelamento do cartão de forma rápida para evitar dores de cabeça se ele for roubado.

Como fazer parte desse crescimento?

O pagamento por aproximação vem tendo uma grande expansão. A consultoria Kantar divulgou, em abril de 2020, um estudo que mostra que 41% dos consumidores preferem usar cartões por aproximação.

Para uma boa gestão de negócios é sempre importante estar por dentro das atualidades, fazer a implementação desse método de pagamento colocará você no meio dessa nova avalanche tecnológica, aprimorando e inovando seu meio de empreender e comprar.

A Social Bank está aqui para ajudar você a trilhar caminho nesse novo ecossistema que o pagamento de aproximação pode criar, com produtos para automatizar a gestão do seu negócio de forma ágil e segura, — trazendo a solução pra você.

Gostou do post? Conheça ainda mais sobre o que há de novo e como implementar ao seu negócio pela Social Bank.

Facebook Comments Box
Fechar