Modelo híbrido de trabalho: como o auxílio home office engaja a equipe?

Por Social Bank 29 out 21

Em períodos de grande mudança, faz sentido que as empresas se esforcem para se adaptar ao novo cenário em que se encontram. Uma das novidades trazidas pela pandemia foi o crescimento do modelo híbrido de trabalho ou 100% home office.

Essa é uma mudança cultural que pode deixar de ser uma exceção para se tornar cada vez mais presente nas organizações. Com o novo cenário, é importante repensar quais compensações a empresa precisa oferecer para manter a motivação e a satisfação dos colaboradores no trabalho.

Assim, preparamos este conteúdo para apresentar o auxilio home office e o seu papel no engajamento da equipe. Confira!

O que é modelo híbrido de trabalho?

Flexibilidade é a palavra chave para definir esse modelo de trabalho. Na prática, as empresas oferecem autonomia para que os colaboradores possam decidir como e onde desempenhar as suas atividades.

Desse modo, há a possibilidade de escolher entre o home office e o trabalho no escritório. Nós entendemos que essa foi uma mudança muito repentina e, assim, muitos profissionais tiveram que se adaptar à nova realidade.

O trabalho híbrido também pode surgir devido às necessidades do negócio. Por exemplo, existem rotinas que devem ser desempenhadas exclusivamente no escritório. Ou o gestor pode criar uma escala de trabalho e a equipe revezar quem deve comparecer presencialmente.

Além disso, essa prática também pode ser utilizada para introduzir, de forma gradual, o retorno das atividades, desde que sejam seguidos os protocolos de segurança. Qualquer que seja o motivo, é importante considerar a rotina de cada profissional para garantir a sua produtividade.

Como funciona o auxilio home office?

Levar o mundo corporativo para o ambiente residencial exigiu diversas modificações. A primeira delas foi a infraestrutura.

A falta de equipamentos e de mobiliário adequado se tornou um aspecto negativo, o que precisou ser corrigido. Sobre isso, as empresas passaram a oferecer elementos para superar esse desafio e para que as atividades pudessem ser executadas com mais conforto.

Também devemos considerar o fator financeiro, ou seja, os gastos que os profissionais têm com essa mudança. Relacionado a essa questão, surgiu o auxílio home office, que é uma ajuda de custo para que os colaboradores possam pagar as despesas com o aumento do consumo de energia elétrica e internet. Além disso, o benefício também pode ser usado para criar um ambiente de trabalho mais confortável e, principalmente, ergonômico.

Quais são as vantagens do auxílio home office?

Diferentemente do vale-refeição, vale-alimentação ou vale-transporte, o auxílio home office tem se mostrado mais conveniente. Enquanto os outros exemplos têm um uso específico, este auxílio pode ser usado de forma flexível.

Essa opção também tem sido mais prática para o departamento de Recursos Humanos. Além de impactar positivamente a vivência do trabalhador, essa ideia torna a empresa ainda mais atrativa para potenciais candidatos.

Por fim, é importante destacar que o modelo híbrido de trabalho não precisa ser somente uma tendência temporária. É possível atrair talentos que desejam ter essa flexibilidade, pois valorizam liberdade e autonomia.

Se você tem interesse em conhecer mais detalhes a respeito do assunto, confira o nosso post sobre o que você deve saber antes de contratar o vale home office!

Facebook Comments Box
Fechar