Líder x chefe: descubra as principais diferenças

Por Social Bank 25 fev 22

O que faz com que alguns profissionais sejam verdadeiros líderes e outros, apesar do seu poder posicional, não tenham a mesma habilidade de inspirar e direcionar outras pessoas? Para responder essa questão, é preciso entender a diferença entre líder x chefe.

Na prática, o chefe é comumente associado ao cargo em que ocupa. Seu poder é posicional, concedido por outras pessoas (seus superiores). Por sua vez, o líder é uma pessoa que conta com seguidores, despertando inspiração e engajamento. Portanto, nem todo chefe é um líder, assim como nem todo líder é um chefe.

Pensando na importância do assunto, a seguir, explicamos as principais diferenças entre líder x chefe, também destacamos como desenvolver a habilidade de liderança. Confira!

Dinâmica de poder no trabalho

Uma primeira diferença está na origem do poder. O líder conta com poder derivado da autoridade. Em outros termos, ele é um exemplo e seus liderados seguem suas instruções por respeito e admiração. Logo, há uma espécie de influência espontânea.

Por sua vez, o chefe conta com poder posicional. Ele está dentro de uma organização com hierarquia, onde ele é superior e existem subordinados. Sua posição privilegiada fornece algumas prerrogativas, como poder para decidir o que deve ser feito, como e por quem.

Processo de tomada de decisão

O líder tende a ser menos centralizador na tomada de decisão. Na maioria das vezes, há uma dinâmica democrática ou mesmo liberal (também chamada de laissez-faire), na qual os liderados são instruídos a fazerem suas próprias escolhas.

O chefe, tendo em vista sua posição formal, tende a atuar de maneira mais centralizadora, concentrando decisões. Assim, o mais natural é que as escolhas passem pelo chefe, que analisa cada situação, decide e instrui seu funcionários sobre como agir.

Direcionamento aos profissionais

Outra diferença está no direcionamento. O líder é essencialmente um orientador. Ele orienta sobre o que deve ser feito, explicando o melhor caminho e o porquê. A priori, como não há poder posicional, também não há pressão para seguir a direção instruída.

Por sua vez, o chefe possui direcionamento baseado no comando e controle. Sua posição fornece autoridade para punições e recompensas, de forma que o direcionamento se torne mais coercitivo, dando menos autonomia aos liderados.

Foco nas rotinas de trabalho

O líder atua com foco na eficácia. Sua premissa é simples: não adianta afazer com grande eficiência o que não deveria ter sido feito. Logo, seu objetivo primeiro é identificar o que é certo, só depois fazer isso bem feito.

O chefe, que tem seus superiores imediatos, atua com foco na eficiência. Ou seja, sua missão é fazer as coisas bem feitas, mesmo sem saber se aqui é realmente o melhor. Assim, há uma dinâmica mais gerencial, de cumprimento de planos, cronogramas e políticas.

Como pode observar, existem diferenças consideráveis na dinâmica líder x chefe. Líderes contam com mais autoridade, são inspiradores e eficazes, também trabalham de maneira descentralizada. Isso promove muitas vantagens à empresa, como retenção de talentos e motivação. Por essa razão, é importante investir em programas de desenvolvimento de líderes (PDL), estimulando o crescimento das pessoas que ocupam cargo de chefia.

E então, você gostou do nosso artigo? Aproveite para deixar sua contribuição. Conte suas principais dúvidas, sugestões ou experiências com o assunto. Vamos lá!

Facebook Comments Box
Fechar