Como escolher o presente perfeito para incentivar seus colaboradores?

Por Social Bank 22 abr 21

Você sabe qual é a importância de incentivar os colaboradores? Vamos falar em termos de números: talentos motivados tendem a produzir em uma taxa 50% maior do que aqueles que não se sentem amparados no local de trabalho.

Contudo, sabemos que o reconhecimento de um bom serviço vai além das porcentagens, certo? A relação entre líderes, gestores de RH e profissionais depende de uma série de fatores, como a comunicação, as características de cada um e suas necessidades. Por isso, todos precisam ser considerados antes da escolha do presente perfeito.

Se você deseja aprofundar o assunto e entender quais são os melhores passos para encontrar a gestão de benefícios ideal, continue lendo este conteúdo!

Qual a importância de reconhecer um trabalho bem-feito?

Conforme visto, incentivar colaboradores é uma atitude que impacta, diretamente, sua produtividade. Ela, por sua vez, afeta o desempenho de toda a equipe. Também — e não menos importante —, há o fator humano, que é amparado pelo estabelecimento de um relacionamento sólido e verdadeiro entre os colaboradores e a gestão do negócio.

Finalmente, o incentivo adequado é interessante na quebra do modelo antiquado de hierarquia corporativa — que, muitas vezes, culmina em profissionais estressados e distantes dos valores organizacionais. Em linhas gerais, os principais benefícios do estreitamento da relação entre as partes incluem:

  • clima organizacional adequado;
  • melhores resultados;
  • determinação para atingir metas;
  • redução do turnover;
  • menos estresse etc.

Depois de entender as vantagens citadas, é necessário conhecer as maneiras de definir o melhor presente na hora de bonificar resultados inspiradores.

Como escolher a recompensa ideal e incentivar os colaboradores?

Cada equipe funciona de uma forma específica. Isso significa que é importante ter a individualidade de cada colaborador em mente. Afinal, nem sempre o presente para um será útil ao outro, certo? Na intenção de facilitar a escolha ideal, separamos algumas dicas capazes de nortear a decisão.

Contudo, antes de começarmos a falar sobre elas, é importante ter em mente que o processo de incentivar colaboradores vai além do óbvio. Afinal, se a produtividade estivesse conectada apenas ao presente ou ao pagamento extra, os brasileiros não seriam considerados os mais desmotivados em seus trabalhos, não é verdade?

Sabendo disso, é preciso estabelecer um relacionamento com a equipe. É somente por meio do conhecimento que você será capaz de delimitar a melhor forma de manter os membros dos times motivados. Confira!

Conheça a sua equipe

Os dias da relação de distanciamento entre os times e seus gestores devem ficar para trás. Eles geram um temor desnecessário por parte dos funcionários, o que impede a conversa produtiva, as melhorias nos processos internos do negócio e, em última instância, a permanência do talento na equipe. Afinal, ele tende a não se sentir ouvido.

Uma excelente forma de evitar problemas desse tipo é conhecer os funcionários. Nesse momento, conte com boas práticas de Recursos Humanos. Ao utilizá-las, o gestor de RH passa a compreender os anseios dos funcionários, a coletar suas opiniões e feedbacks e a trabalhar de modo a estreitar a relação entre a alta gestão e os membros dos times. Ao saber quais são as demandas de cada talento, será mais simples delimitar o presente ideal para incentivá-lo.

Invista em uma comunicação clara e honesta

A troca de experiências é um fator-chave na otimização de resultados. Afinal, os colaboradores têm conhecimento prático na área que atuam, certo? Isso significa que podem trazer insights e sugestões aos superiores, melhorando os processos internos. Ao investir em uma comunicação saudável, os gestores passam a ouvir e, dessa forma, conhecem melhor os funcionários — sendo capazes de escolher o presente adequado ao caso de cada um de seus colaboradores.

Essa atitude inclui mais que a mera conversa informal, mas também a coleta de feedbacks, as melhorias em suas rotinas de trabalho e as trocas honestas. Todos esses pontos permitem, também, que os próprios colaboradores passem a se conhecer melhor. Como consequência, melhoram a execução de atividades em grupo e conversam com clareza.

Ofereça bonificações por desempenho

É essencial reforçar a importância de reconhecer um bom trabalho. Afinal, ele foi fruto de esforço, dedicação e foco. Além do presente, que demonstra na prática o agradecimento pelos resultados, a bonificação também pode ser um grande incentivo. Isso é dito não só em relação a um funcionário, mas também por parte de todos os outros.

Inevitavelmente, as recompensas financeiras são eficientes na hora de aprimorar a produtividade da equipe. Uni-la à escolha de um agrado alinhado à personalidade do colaborador tende a fazer toda a diferença. Contudo, lembre-se de que elas não são o único fator a ser trabalhado, certo?

Diversifique as formas de reconhecimento

Ainda que o financeiro seja interessante, ele nem sempre é a escolha que traz os melhores resultados na hora de incentivar colaboradores. Afinal, vários outros pontos são responsáveis por um bom desempenho — e é importante tê-los em mente. Alguns exemplos incluem:

  • confraternizações, que aproximam os membros dos times uns dos outros e de seus gestores;
  • diversidade, que agrega diferentes visões de mundo e experiências à rotina de trabalho;
  • gestão de pessoas, que considera as necessidades de cada um;
  • delimitação de metas possíveis e realizáveis, evitando os níveis elevados de estresse;
  • Vale Presente, que permite que o próprio funcionário defina o que é melhor para si;
  • flexibilidade, advinda de uma boa comunicação e de trocas honestas etc.

Em outras palavras, motivar os times vai muito além da compra de presentes e das bonificações financeiras. Esse é um processo que se conecta, diretamente, aos valores da cultura organizacional, que devem ser claros, objetivos e inclusivos.

Portanto, conhecer os funcionários, conversar com eles, entender suas demandas e reconhecer seus desempenhos são fatores fundamentais na hora de conquistar sucesso e produtividade. É somente por meio de um relacionamento saudável entre gestores e equipes que a escolha do estímulo ideal poderá ser feito. Então, conte com as dicas deste post para incentivar os colaboradores!

Se você se interessa por artigos desse tipo, não deixe de receber nossas novidades por e-mail assim que elas saírem. Assine nossa newsletter e conte com sugestões que aprimoram os resultados do seu negócio!

Fechar