Imposto de Renda 2022: saiba como declarar e evite problemas com o fisco!

Por Social Bank 30 mar 22

Você já sabe quais são os prazos e regras para o Imposto de Renda 2022? Anualmente, o tópico desperta muitas dúvidas entre as pessoas. Seja entre aquelas que não sabem se devem declarar, seja no que se refere aos documentos necessários para essa declaração, muitos indivíduos têm medo de ter problemas com o Fisco por ter feito algo de errado ou pulado algumas das etapas.

Por essa razão, entender quais são os principais tópicos do IR, as regras e qual é o passo a passo é fundamental — além, claro, de se preparar com antecedência. Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire suas dúvidas e possa conferir as datas limites e o que deve ser feito para estar em dia com as obrigações fiscais de nosso país. Continue a leitura e saiba mais!

Qual é o prazo para o Imposto de Renda 2022?

A entrega das informações relacionadas ao Imposto de Renda 2022 se iniciou no dia 7 de março e vai até as 23h59 do dia 29 de abril deste ano. Ela pode ser feita por meio do PGD (Programa Gerador da Declaração) que está disponível no site da Receita Federal do Brasil.

Também há a oportunidade de registrar a declaração pelo serviço “Meu Imposto de Renda”, que está disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento do Governo). Por fim, ainda há a possibilidade de realizá-la a partir do aplicativo da Receita Federal, disponível tanto na Google Play quanto na Apple Store.

Quem é obrigado a declarar Imposto de Renda 2022?

Nem todas as pessoas são obrigadas a declarar o Imposto de Renda 2022. Porém, as regras para onde é preciso encaminhar as informações são claras. Por exemplo, da mesma forma como ocorreu nos anos anteriores, continua sendo necessário declarar aqueles que receberam mais que o valor de 28.559,70 reais ao longo de 2021. Na prática, não houve nenhuma alteração no que diz respeito aos anos anteriores.

Além desses indivíduos, também é preciso fazer a declaração quem:

  • recebeu rendimentos isentos, sejam eles não tributáveis ou tributados acima do limite de 40 mil reais;
  • obteve receita anual bruta decorrente de atividade rural acima do limite de 142.798,50 reais;
  • pretende compensar seus prejuízos da atividade rural de anos anteriores, de 2022 ou de anos futuros;
  • teve a posse ou a propriedade até a data de 31 de dezembro de terrenos acima de 300 mil reais;
  • obteve ganho de capital sujeito à incidência do imposto;
  • optou pela isenção na venda de imóveis residenciais, seguido da aquisição de outro — em um prazo que vai até 180 dias;
  • realizou operações em bolsas de valores;
  • tornou-se residente no Brasil em qualquer mês e encontrava-se nessa condição até a data de 31 de dezembro de 2021.

Quem não precisa declarar Imposto de Renda 2022?

Os primeiros que não precisam declarar Imposto de Renda 2022, obviamente, são aqueles que não se encaixam em nenhum dos requisitos apresentados acima. Também não é obrigatória a declaração de pessoas que constam como dependentes em declarações de outras pessoas. Porém, aqui, existe a necessidade de que haja informação sobre rendimentos, direitos e bens, caso possuam.

Além disso, não há necessidade de declaração àqueles que tiveram seus bens e direitos declarados pelo companheiro ou cônjuge, desde que o valor dos bens privativos não tenha sido maior que o limite em 31 de dezembro de 2021.

Quem pode ser dependente?

Acima, mencionamos sobre a possibilidade de ser dependente na declaração de outra pessoa. Podem ser enquadrados nessa faixa os grupos que seguem abaixo.

Filhos ou enteados

Desde que tenham até 21 anos de idade. Para ser dependente de qualquer idade, deve ser incapacitado física ou mentalmente para o trabalho. Até 24 anos, encaixam-se aqueles que ainda estiverem cursando escola técnica de segundo grau ou ensino superior.

Com essas mesmas regras, encaixam-se irmãos, netos ou bisnetos caso o contribuinte tenha a guarda judicial. Também se encaixa menor pobre de até 21 anos cujo contribuinte crie, eduque e tenha a guarda, bem como tutelados incapazes do qual o contribuinte seja tutor.

Quais são os gastos dedutíveis no Imposto de Renda?

Uma outra dúvida muito comum entre as pessoas que vão fazer a declaração do Imposto de Renda 2022 é em relação aos gastos dedutíveis no IR. Confira!

Saúde

A saúde é o primeiro tópico que traz a possibilidade de o indivíduo deduzir no Imposto de Renda. Qualquer custo relacionado a médicos, consultas particulares, hospitais e cirurgias plásticas que esteja vinculado a saúde, tratamentos dentários, tratamentos psicológicos e psiquiátricos, tratamentos de saúde no exterior, exames, próteses, plano de saúde, entre outros, se encaixa nesse cenário.

Educação

Existe a possibilidade, ainda, de abater gastos com educação. No entanto, aqui vale um adendo. Só existe a possibilidade de abatimento se forem gastos com ensinos fundamental, médio e superior. Ou seja, caso sejam relacionados a cursos livres, eles não entram como possibilidade nesse sentido.

Previdência

Para as pessoas que têm plano de previdência privada do Plano Gerador de Benefício Livre, o PGBL, existe a possibilidade de reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda em até 12%. Para as pessoas que fazem a contribuição ao INSS, há a possibilidade de ser descontada da folha de pagamento do indivíduo que é registrado.

Como fazer a declaração?

Como abordamos, a declaração do Imposto de Renda 2022 pode ser feita em cada um dos canais que trouxemos como exemplo. O ideal é que você solicite a todas as suas fontes de renda o Informe de Rendimentos, tanto de seu trabalho quanto dos investimentos feitos, uma vez que isso reduz os erros e garante que você vai lançar tudo o que adquiriu ao longo de 2021.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o Imposto de Renda 2022, quem deve declarar e quais são os cuidados. Além de todos esses pontos, recomendamos que conte com um apoio profissional para fazer essa declaração, uma vez que ele entenderá quais são os pontos de atenção e solicitará a documentação necessária para essa atividade. Assim, você terá a tranquilidade de saber que tudo será feito com base nas regras do Fisco sem chances de ocorrência de erros.

Gostou do conteúdo? Se deseja ficar por dentro de outras dicas e novidades como essas, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

Facebook Comments Box
Fechar