8 estratégias de gestão de recursos financeiros para seguradoras para colocar em prática

Por Social Bank 02 jun 21

É muito comum, hoje, falar sobre a gestão de recursos financeiros em todas as áreas de economia. Isso porque ela é vital para a sobrevivência de um negócio, já que envolve o planejamento, a organização, o controle e o monitoramento que garantem a estabilidade e o sucesso das operações em longo prazo.

Para as seguradoras, esse assunto é ainda mais importante, uma vez que elas trabalham diretamente com a gestão de recursos (próprios e de terceiros). Com o gerenciamento de finanças, essas empresas podem alcançar resultados de maneira eficaz e cumprir seus compromissos nos prazos certos, sem enrolar o trabalho e gerar obstáculos no dia a dia.

Para que isso seja possível, é preciso conseguir bons resultados na sua corretora de seguros e implementar estratégias de gestão. Pensando nisso, preparamos 8 dicas valiosas para você colocar em prática e obter sucesso. Acompanhe!

1. Faça um planejamento financeiro

Um item essencial para começar a estratégia de gestão de recursos financeiros é realizar um planejamento mensal para a seguradora. Nesse caso, deve-se criar um plano com todas as receitas e despesas para ter uma visão mais ampla do caixa da empresa. Assim, fica mais fácil compreender seus gastos, como diminuí-los e onde investir.

2. Padronize os processos de controle de despesas

Essa é uma tarefa um tanto complicada, pois há muitas variáveis que não podemos prever ao longo dos dias. Por isso, padronize as despesas relacionadas a viagens, gasolina e alimentação de corretores, por exemplo, estipulando uma quantia que poderá ser usada nessas eventualidades.

Deixe o valor de reserva devidamente separado da receita. Dessa forma, você estará garantindo o dinheiro quando for necessário, sem precisar mexer nos lucros da empresa ou usar mais que o montante estipulado.

3. Faça o fluxo de caixa

É de extrema importância fazer o controle do direcionamento do dinheiro. Afinal, manter um bom fluxo de caixa ajuda a deixar os prazos das contas em ordem e a preparar a parte financeira para eventuais emergências.

Muitos sistemas de gestão têm a função de fazer o acompanhamento do fluxo de caixa, automatizando essa tarefa para que não seja necessário gastar muito tempo elaborando as contas.

4. Crie processos para atividades diárias

Problemas para lidar com a rotina agitada podem acontecer, por isso, é preciso se organizar. Crie uma lista das tarefas a serem realizadas durante o dia, com horários e detalhes importantes. Assim, você poderá visualizar o começo e o fim de cada atividade.

Com isso, os processos de áreas como marketing, visitas, vendas, pós-vendas, administração, recepção e várias outras, terão duração predeterminada, otimizando o tempo de trabalho. Lembre-se de que é um exercício diário, então, avalie a conclusão das tarefas do dia para planejar as próximas atividades.

5. Controle o recebimento de comissões e os pagamentos

Invista em um software de gestão de negócios para controlar o recebimento e o pagamento de comissões, despesas e salários de funcionários. Assim, será mais fácil definir regras de comissionamento e análise do perfil do cliente, evitando perda de vendas.

Peça ajuda a especialistas para ter um panorama dos seus negócios. Fazer o monitoramento de pagamentos é fundamental para garantir contratos e fidelizações. Com esse suporte, você também recebe notificação sobre inadimplências por parte de algum cliente, o que é vantajoso para prever quebras de contrato.

6. Separe as finanças pessoais das empresariais

Um erro comum entre vários gestores é misturar o dinheiro gasto em assuntos pessoais com as contas da área financeira da seguradora. Isso pode não parecer ruim em curto prazo, mas acaba acarretando grandes prejuízos para a saúde financeira da organização.

Assim, a alternativa mais viável é contratar um contador ou uma assessoria financeira que possa prestar serviços para a empresa. Dessa forma, o gestor não precisará tomar conta de todos os gastos e terá menos chances de confundir as contas, evitando rombos na receita e o uso indevido do dinheiro.

7. Tenha todos os dados na planilha

Os resultados apresentados pela sua equipe são muito importantes, mas é preciso ter esses dados sempre em mãos. O trabalho de coleta não pode ser feito apenas de cabeça ou procurando papéis por horas.

Portanto, obtenha uma planilha com todos os tipos de dados levantados: pontos, falhas, números e observações. Tendo acesso a essas informações com poucos cliques, fica muito mais fácil fazer a montagem de estratégias de gestão.

Atualmente, é possível ter todos os documentos digitalizados, por isso, procure manter não só os dados computadorizados, mas também prestar serviços digitalmente. O objetivo é ganhar agilidade no processo e garantir até um conforto a mais para os clientes.

8. Invista em tecnologia

É comum que muitos gestores gostem das maneiras conservadoras de desenvolver as atividades, com papéis e trabalho manual. No entanto, podemos ver que esse método acaba gastando muito tempo e demandando esforço desnecessário.

Diante da tecnologia, vale a pena lembrar que o mundo está em constante desenvolvimento. Logo, se as ideias não avançarem, há o risco de a empresa ficar para trás. Faça o investimento em marketing e tecnologias para acessar mais trabalhos e serviços. Eles serão essenciais para o bom andamento da empresa porque melhoram a imagem no mercado e geram vantagem competitiva.

Uma corretora de seguros de sucesso sabe como e onde investir o seu dinheiro, fazendo o bom uso do seu tempo e do trabalho para melhorar a prestação de serviços aos clientes. A satisfação deles é primordial para que a empresa continue se desenvolvendo.

Lembre-se de que os clientes garantem a estabilidade da seguradora em longo prazo e também podem abrir portas para novos compradores. Isso ocorre por meio de recomendações, que são muito importantes para o seu crescimento.

Vimos como certas ferramentas e estratégias de gestão de recursos financeiros favorecem uma organização. Para uma corretora de seguros, é importante contar com os trabalhos de terceiros que possam complementar o processo com novas metodologias.

Já pensou nessa possibilidade? Então, conte com a Social Control como solução para os seus problemas de gestão. Entre em contato conosco e conheça as inovações que temos a oferecer para você.

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