Gestão remota e híbrida: entenda o novo modelo de trabalho

Por Social Bank 22 dez 21

É praticamente impossível ignorar as mudanças que a pandemia, causada pelo Covid-19, trouxe para o mercado de trabalho. Pessoas mais preocupadas com a saúde e com o bem-estar fizeram com que inúmeras empresas repensassem o modelo de trabalho oferecido aos colaboradores, para que também pudessem garantir segurança e comodidade.

Com isso, a gestão remota e híbrida tornou-se mais comum e urgente. Como gerir colaboradores que estão em home office ou que estão presentes na empresa por apenas alguns dias da semana? Ainda que represente um desafio, a situação pode ser muito benéfica para a organização como um todo. Entenda!

Por que a gestão remota e híbrida é tão importante?

Ainda que a pandemia não tenha terminado, muitas empresas estão voltando com as atuações presenciais. Felizmente, o avanço da vacinação no país é um bom indício de que as coisas podem se normalizar. Porém, sabemos que ainda existem incertezas e que, com um assunto tão delicado, todo cuidado é pouco.

Em épocas tão difíceis, a área de gestão de pessoas têm exigido uma postura mais humanizada e atenta para a relação com os colaboradores. Existem diversas ações que podem ser feitas para fortalecer a cultura organizacional, manter um clima respeitoso no ambiente de trabalho e engajar os funcionários.

Gestores capacitados fazem toda a diferença na organização! Por isso, é sempre bom que tenham uma visão atenta, inovadora e preparada para se adaptar à mudanças. Como a sua empresa está lidando com a atuação remota ou híbrida dos colaboradores? Separamos algumas dicas para ajudar você nesse processo.

Como fazer uma gestão remota e híbrida efetiva?

Organização e planejamento são as palavras do ano! Antes de permitir que os colaboradores estejam presentes no escritório, é muito importante analisar todas as possibilidades e fazer com que ninguém esteja exposto a algum risco de contaminação. Dentre outros aspectos que envolvem a gestão remota e híbrida, vale lembrar dos seguintes.

A comunicação deve ser clara e efetiva

Neste momento, é muito importante que a comunicação interna e externa seja bem elaborada e eficiente. Ruídos de comunicação podem ser prejudiciais para a instituição como um todo e é importante pensar nas mensagens mais adequadas para os colaboradores.

As regras devem ser bem definidas

Além dos valores da organização, que devem ser sempre relembrados, é muito importante a criação de regras que possam garantir o bom funcionamento da agenda na empresa e, claro, que preservem os colaboradores, como:

  • higienização do local do trabalho;
  • agendamento dos dias de trabalho no escritório;
  • utilização de máscara e álcool gel;
  • revezamento de funcionários;
  • distanciamento social.

O digital deve ser encarado como prioridade

O ambiente digital é fundamental para o funcionamento desse processo. Inclusive quando parte da empresa está presencialmente e outra em home office. Por isso, é muito importante pedir que os colaboradores utilizem as ferramentas corretas de comunicação e consigam se integrar com diferentes setores para garantir o sucesso de todos os processos.

Empatia e humanização sempre

O ano de 2020 foi difícil, e 2021 não ficou para trás. Muitas pessoas passaram por mudanças radicais em suas vidas e tiveram familiares, amigos e conhecidos acometidos pelo coronavírus. Muito se fala sobre saúde física e mental, e não é a toa. A gestão deve ter um olhar para esse aspecto e se colocar à disposição em caso de imprevistos e dificuldades.

Como você pôde perceber, a gestão remota e híbrida é uma peça importante para o funcionamento da empresa, reforçando os valores e direcionamento da organização. Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que seus colaboradores estejam cada vez mais satisfeitos e em segurança!

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