Os 5 pontos de atenção na gestão do agronegócio no Brasil

Por Social Bank 23 abr 21

Um dos principais setores econômicos no Brasil é o agronegócio, pois este é formado por várias atividades agrícolas e cadeias produtivas, além da geração de emprego em diversas regiões do país. Conforme um conteúdo publicado no G1, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima que em 2021 esse setor cresça ainda mais 3%, o que vai demandar ter uma boa gestão do agronegócio.

Assim, para ter sucesso nesse ramo não é preciso ser apto nas inovações tecnológicas, mas é fundamental saber planejar e atuar com foco na lucratividade e produtividade, aderindo às ferramentas e práticas de gestão para obter resultados.

Pensando nisso, separamos 5 pontos importantes que merecem atenção para que você consiga fazer uma boa gestão. Continue com a gente e confira!

1. Faça um bom planejamento

Realizar um planejamento de forma geral do seu negócio amplia a visão para determinar os objetivos e metas. Nesse caso, para aumentar a eficácia do sistema de gestão é preciso considerar alguns itens, como a estrutura do processo e as ferramentas essenciais, para que a implementação ocorra como planejado e o seu agronegócio possa crescer.

2. Mantenha os dados atualizados

Uma prática que não pode faltar na gestão é o acompanhamento de dados, pois sem ele se torna impossível implementar estratégias ou conhecer com precisão a condição do negócio. A atualização dos dados e o monitoramento constante permite ter acesso a vários indicadores, como o rendimento que será obtido por hectare/planta, potencial estimado de produção, lucro e produtividade etc.

3. Invista em ferramentas de gestão

Para auxiliar na gestão do agronegócio existem diversas ferramentas que visam simplificar os processos e aumentar a produtividade, facilitando as tarefas do dia a dia. Embora inicialmente haja um custo para adquirir softwares para o negócio, o retorno do investimento pode evitar dores de cabeça e proporcionar resultados positivos muito maiores, sendo permitido verificar os principais indicadores de produtividade e obter dados instantaneamente com apenas alguns cliques.

4. Realize treinamentos

Investir em treinamentos também é um dos principais pontos de atenção para que todos da equipe possam estar engajados com os objetivos da empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Muitas vezes, os colaboradores não têm o treinamento adequado e acabam não utilizando as boas práticas de gestão de maneira eficiente. Por isso, para melhorar o aproveitamento da tecnologia e aumentar a produtividade e rentabilidade é importante realizar a capacitação dos funcionários.

5. Controle os custos e avalie os resultados

A lucratividade de uma organização depende do controle dos custos, pois, caso contrário, pode haver prejuízos. Por meio da gestão é possível obter melhorias dos processos e ainda colaborar diretamente para o setor de agronegócio. Além disso, com metodologias eficientes e boas práticas de gestão, pode-se avaliar os resultados, favorecendo o crescimento do negocio sem ter a chance de estagnar.

Uma das soluções para ajudar na gestão do agronegócio é o uso do Social Control e Social PayRoll. Isso porque com o Social Control é possível ter o acesso aos recursos de controle da sua empresa em qualquer lugar que estiver, já que tudo é digital e permite proporcionar autonomia aos funcionários. Já com o Social PayRoll você pode gerenciar questões relacionadas com os colaboradores, como personalizar os cartões, agendar os pagamentos e trazer agilidade na contratação.

Interessou-se e quer conhecer mais dessas soluções? Então entre em contato conosco e veja as opções que estão disponíveis para você.

Facebook Comments Box
Fechar