Saia do tradicional e amplie a gestão de benefícios na sua empresa!

Por Social Bank 21 maio 21

Quando o objetivo é cuidar do gerenciamento organizacional, inovar é indispensável, em todas as áreas da empresa. Seja no desenvolvimento de mercadorias (ou serviços), atendimento ao cliente, parceria com fornecedores ou no tratamento das equipes. Neste último quesito, inovar a gestão de benefícios é um grande diferencial entre empresa e colaboradores.

Oferecer bonificações além do convencional garante a redução de absenteísmos e desligamentos. Também formam um clima agradável, fazendo com que os funcionários percebam que a instituição se importa com o seu bem-estar. Tudo isso forma um ambiente mais propício na empresa.

Despertamos o seu interesse em ampliar a gestão de benefícios na sua instituição? Então, continue a leitura para conhecer os bônus diferenciados que podem ser oferecidos às equipes.

A importância da gestão de benefícios (vantagens)

Esse método gerencial não tem somente o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos talentos, mas sim de potencializar a performance de cada um dentro da organização, alcançando resultados expressivos.

Esse controle pode ser realizado pelo RH ou ainda ser terceirizado por uma marca especializada, a escolha depende do tamanho da sua empresa e do número de profissionais que fazem parte dela.

Mas, afinal, quais são as principais vantagens que indicam a importância da gestão de benefícios? Conheça as principais a seguir.

Atração e retenção de talentos

Com uma boa oferta de bonificações, os talentos demonstram interesse em fazer parte do seu empreendimento. Assim como os já recrutados desejam permanecer e crescer de posição. Sem falar na prevenção de ações trabalhistas, pois, os direitos dos profissionais são cumpridos com eficiência.

Crescimento da produtividade

Equipes satisfeitas e com uma boa qualidade de vida laboral sempre produzirão mais. Se os benefícios oferecidos pela gerência forem realmente úteis, haverá maior integração e satisfação entre as equipes, levando ao aumento da produtividade.

Melhoria dos processos

Colaboradores mais felizes e integrados trabalham e se comunicam melhor, o que reflete em otimizações operacionais. Um local de trabalho atrativo e satisfatório favorece a troca de ideias e o surgimento de melhorias, reduzindo a frequência de erros e retrabalhos.

Os tipos de benefícios que saem do tradicional

Conheça os tipos de bonificações que podem fazer parte do pacote de privilégios dos seus funcionários.

Vale cultura

O vale cultura é um benefício empresarial que consiste em depósito mensal ou oferecimento de crédito para que o colaborador usufrua de atividades, serviços e produtos culturais. Esse direito foi instituído pelo Governo Federal por pela Lei 12.761/2012.

As experiências que podem ser desfrutadas pelos profissionais são:

  • apresentações circenses e teatrais;
  • espetáculos e shows;
  • compra de itens variados, como livros (físicos e digitais), jornais, revistas, CDs, DVDs, Blu-Rays, entre outros;
  • entrada em museus, exposições, parques e zoológicos;
  • mensalidade em cursos de cunho artístico.

Para isso, basta que os créditos (que são cumulativos, inclusive) sejam usados em locais que aceitam o cartão do vale cultura.

Vale home offfice

Esse auxílio é útil para contribuir com os custos de home office – modelo de trabalho que virou uma tendência nas empresas. Ele corresponde a um determinado valor que cobre parte dos gastos dos colaboradores com energia elétrica, internet, materiais de escritório etc.

O vale home office também funciona como incentivo, pois, melhora a atuação remota e deixa os funcionários mais satisfeitos e menos propensos a afastamentos por problemas de saúde. Tudo isso graças à flexibilidade laboral que eles têm em casa, em condições justas.

Auxílio farmácia

Outra bonificação relevante para cuidar da saúde das equipes é o vale farmácia. Em geral, medicamentos específicos são caros e às vezes são necessários em momentos de urgência em que os colaboradores não contam com gastos a mais no orçamento. Por isso ofertar esse auxílio pode facilitar a vida das pessoas que trabalham na sua empresa.

Descontos e parcerias comerciais

Dependendo do tipo de segmento comercial da sua marca, é possível dar descontos para as equipes na compra de produtos ou contratação de serviços. Além disso, é comum fazer parcerias com outras companhias para garantir preços mais convidativos aos funcionários.

Um exemplo prático é combinar valores reduzidos para os trabalhadores em restaurantes conveniados com a empresa, desde que almocem com frequência nesses estabelecimentos. Outra possibilidade é oferecer descontos em cursos de idioma e planos de academia.

Vale dizer que nos exemplos mencionados, existe uma relação de benefício com o bem-estar e o desenvolvimento dos profissionais. Assim, também traz vantagens para a instituição, que passa contar com um time mais saudável, disposto e qualificado.

Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

Nada mais é do que uma remuneração adicional, cuja frequência e valor depende dos resultados comerciais da companhia. Uma vez adotado, é preciso ofertar a todos os funcionários, sem distinção. Porém, é possível variá-la conforme o cargo, a produtividade e as metas cumpridas pelo profissional.

Plano de saúde estendido para a família

Garantir boa assistência médica aos colaboradores é um diferencial e tanto para captar e reter talentos, visto que é uma bonificação que cuida da saúde do empregado e de seus familiares. Tanto o seguro saúde quanto o plano de saúde são supervisionados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que surgiu por meio da Lei 9.961/00.

Existem muitos planos e seguros, que cobrem diversos procedimentos e serviços. Em geral, são oferecidos cinco tipos:

  • ambulatorial;
  • hospitalar;
  • hospitalar com obstetrícia;
  • dentário;
  • referência (que abrange os tipos mencionados).

Ginástica laboral

As sessões de alongamento e ginástica laboral, quando feitas de forma periódica e com intervalos programados, garantem que seus funcionários, que normalmente ficam menos produtivos após uma longa jornada de trabalho, possam descansar ou realizar algo prazeroso a fim de recuperar a energia e o bem-estar. Dessa forma, os times terão pessoas mais dispostas e motivadas, contribuindo para a obtenção de resultados competitivos.

Jornada flexível

O trabalho flexível está conquistando espaço em todos os segmentos de negócio. Cada vez mais as companhias têm notado que a maleabilidade laboral é uma prática benéfica para empregadores e empregados.

Além disso, essa condição é excelente para atrair talentos mais jovens, além potencializar a imagem da instituição, posicionando-a como uma organização visionária. Para colocá-la em prática, basta oferecer “regalias”, como:

  • dia de folga para quem cumpre metas ou finaliza projetos em tempo recorde;
  • tolerância de horário para aqueles que enfrentam trânsito no caminho para a empresa;
  • possibilidade de o funcionário escolher a jornada de trabalho de acordo o período que julga ser mais produtivo.

Esses são alguns exemplos de jornada flexível, mas o ideal é analisar como os times trabalham para definir a estratégia mais eficiente.

Como visto, a gestão de benefícios é uma estratégia essencial para reter e atrair talentos, além de melhorar os resultados organizacionais. Para isso, é importante montar um pacote de bonificações compatível com as demandas e necessidades de cada perfil profissional que faz parte do time.

Uma sugestão é contratar os serviços do Social Bank. Nós temos um catálogo de serviços que beneficiam empresas e funcionários em conjunto, como o Social Payroll, o Social Control e Vale Presentes, a maior solução em gift card da América Latina.

Entre em contato com a gente para tirar dúvidas e entender como os nossos produtos podem melhorar a gestão de pessoas da sua empresa.

Facebook Comments Box
Fechar