6 ações para motivação da força de vendas em seguradoras que realmente trazem resultados

Por Social Bank 20 jul 21

A maioria dos corretores de seguros estão acostumados a receber comissões. Por mais que esse bônus seja motivador, também é uma forma bastante tradicional e pode não trazer tantos resultados para a sua seguradora.  

Talvez você invista em ações de engajamento, porém a sua empresa ainda não atingiu o crescimento esperado. Se você se identifica com este cenário, siga algumas das estratégias a seguir, que podem aumentar suas vendas e deixar seus corretores ainda mais motivados. 

1. Lançamento de campanhas internas 

Essa é, de longe, uma das melhores estratégias para motivar a equipe de vendas da sua seguradora.  

Mesmo durante a criação de uma nova campanha de vendas, faça questão de envolver seus vendedores. Afinal, eles são fundamentais para que essas ações tragam resultados positivos.  

Marque reuniões para receber ideias e sugestões do time, planeje um evento de lançamento para anunciar a novidade e compartilhe o resultado parcial da campanha em andamento. 

Demonstre para os seus colaboradores o quanto eles são importantes para o sucesso da estratégia e crescimento profissional.  

2. Benefícios que trarão resultados 

Depois do envolvimento dos corretores, nada melhor do que oferecer algum benefício que trará resultado tanto para o colaborador, quanto para a empresa. 

Que tal dar um incentivo para que sua equipe aperfeiçoe habilidades em vendas e também outras habilidades?  

Neste sentido, você pode oferecer uma ajuda de custos para cursos ou desenvolvimento de soft skills em plataformas online, como Alura e Udemy. Por exemplo, o Vale Educação é um benefício com destinação única e exclusiva para esse fim.  

A sua empresa também pode determinar uma política interna na qual seja definia o valor financeiro do benefício, duração, entre outros critérios de adesão.  
 
Sem dúvidas, este é um dos melhores benefícios para engajar e reter seus colaboradores.

3. Ranking de desempenho 

A implantação de um ranking de desempenho na sua empresa é tão simples como efetiva.  

Essa estratégia faz com que os indicadores de desempenho de cada corretor sejam compartilhados com o time de vendas favorecendo uma competição saudável.  

Assim que for instituído, o ranking de desempenho poderá ser visualizado diariamente em um canal de comunicação interna ou mural da empresa. Com certeza, seus corretores se esforçarão, cada vez mais, para bater suas metas.  

4. Gamificação 

Para acompanhar o ranking de desempenho, nada melhor do que aplicar um formato de gamificação, também chamado de “Gamification”, no dia a dia dos seus corretores. 

Envolva elementos que são comuns em jogos e resultem em premiações divertidas, como pontuações, medalhas e troféus simbólicos. 

O reconhecimento de um corretor que se esforçou na última semana ou mês durante uma reunião da empresa pode parecer simples, mas é uma forma bacana de motivar a equipe.  

5. Vale Presente 

A adesão dos cartões Vale Presente está ganhando cada vez mais espaço no meio empresarial nacional e é uma das melhores formas de motivar a sua equipe de vendas.  

Já falamos sobre o ranking de desempenho e da gamificação. Agora convidamos a sua empresa a surpreender os corretores que cumprirem uma determinada meta por meio de um giftcard. 

O cartão Vale Presente do Social Bank, por exemplo, é um cartão pré-pago, bandeira Mastercard, que contém um valor escolhido pela empresa para ser usado em compras online, cadastro em aplicativos e estabelecimentos físicos credenciados a bandeira impressa no cartão. 

A empresa pode escolher enviar o cartão Vale Presente para a casa do colaborador ou enviar por e-mail corporativo no formato digital.  
 
Há opções de cartões de carga única ou recarregáveis, com arte personalizada e escolha de datas comemorativas, promoções, e muito mais. 

Gostou deste benefício? Não perde tempo e fale com um de nossos consultores

6. Ações motivacionais 

Por último, sugerimos promover uma palestra motivacional com um convidado que é destaque no mercado ou na sua cidade sede. 
 
Busque por um profissional que seja animado e que gere valor para este momento com o time.  

E se a verba estiver curta? Neste caso, uma solução interessante é viabilizar a exibição interna de um filme ou palestra online. No YouTube, você encontra vários temas relacionados a força de vendas e engajamento de pessoas. 
 
Abaixo, selecionamos sugestões de palestras no TEDx para a sua equipe assistir:  
 
– A arte da negociação, com Diego Faleck 
– Sonhe Grande, Comece Pequeno, com Tatiane Lobato 
– O futuro da Experiência do Cliente, com Tomás Duarte 
 
É ou não uma ótima ação para a última sexta-feira do mês? 

Esperamos que você tenha gostado dessas estratégias para engajar e motivar o seu time de corretores, para garantir que todas as metas sejam batidas. Confira outros conteúdos no nosso blog que poderão te ajudar na gestão da sua seguradora. 

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