Veja qual a importância da felicidade no trabalho e como promovê-la!

Por Social Bank 12 maio 21

Promover a felicidade no trabalho é um dos desafios de muitas organizações. De acordo com uma pesquisa feita pela Gallup, apenas 13% dos colaboradores de todo o mundo são ativamente engajados. Ou seja, gostam do trabalho exercido, da cultura da empresa e se preocupam em trazer constantes melhorias para as suas funções.

Nesse sentido, é papel das organizações entender quais são os pontos que afetam a felicidade do colaborador, além de traçar estratégias que contribuam para a sua satisfação.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas dicas práticas de como promover a felicidade no trabalho. Continue a leitura e saiba mais!

Pesquisa de clima organizacional

O primeiro passo está em entender qual é a percepção dos colaboradores em relação às políticas da empresa como um todo. Nesse sentido, o ideal é elaborar uma pesquisa de clima organizacional. Trata-se de uma estratégia que pode ser aplicada tanto para todos os times quanto para uma equipe em específico, de modo que mensure o grau de satisfação de cada um deles.

Ao final da pesquisa, a gestão terá em mãos um importante diagnóstico da situação da empresa. A partir disso, o próximo passo está em elaborar estratégias que contribuam para melhorar o clima da empresa e, posteriormente, avaliar se essas melhorias trouxeram impactos nos resultados do negócio.

Política de benefícios

Para promover a felicidade no trabalho, além de proporcionar maior efetividade para a atração e retenção de talentos, a equipe também precisa estar atenta à política de benefícios. Eessa estratégia, além de aumentar o engajamento da equipe, vai melhorar a satisfação dos profissionais e desenvolver o empoderamento da marca — justamente pelo fato de as pessoas terem um senso de pertencimento em relação ao ambiente de trabalho.

Com o objetivo de a empresa elaborar uma política de benefícios e melhorar a sua gestão, algumas estratégias podem ser seguidas. Entre elas, destacamos:

  • conhecer o perfil dos profissionais para haver uma melhor personalização dos benefícios oferecidos;
  • adotar benefícios mais flexíveis;
  • realizar pesquisas para entender o grau de satisfação das pessoas.

eNPS

O eNPS é uma métrica que, a princípio, era utilizada pelo time de marketing. Porém, equipes de gestão adotaram essa estratégia para acompanhar o grau de satisfação dos seus profissionais, de modo que entendam se eles recomendariam ou não a empresa para outras pessoas.

Entre as principais vantagens de adotar o eNPS, destacamos:

  • é uma estratégia de fácil entendimento por parte dos colaboradores;
  • pode gerar insights de melhorias e também para potencializar pontos que dão certo;
  • possibilita uma reflexão por parte do colaborador, de modo que ele analise se ele se sente ou não feliz naquela vaga.

Neste conteúdo você pôde entender um pouco mais sobre a importância da felicidade no trabalho, além de dicas sobre como promovê-la. Caso não haja uma preocupação por parte da equipe com esse tema, existem os riscos de a taxa de retenção ser baixa, gerando impactos financeiros e também para o clima da empresa. Gera também insatisfação dos clientes e as pessoas estarão menos motivadas a buscarem por inovação em suas funções.

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