Saiba o que é employee value proposition

Por Social Bank 28 jul 21

Não é sempre que uma empresa consegue atrair os melhores talentos para trabalhar nela. Na verdade, isso somente ocorrerá se o negócio apresentar um Employee Value Proposition.

Entretanto, entenda que para utilizá-lo é necessário criar estratégias que magnetize bons profissionais. Isso deve ser feito desde a imagem da marca, cuidados com a reputação e uma proposta de valor atraente. Portanto, confira maiores detalhes no artigo abaixo.

O que é o Employee Value Proposition?

O Employee Value Proposition (EVP) é uma proposta de valor que uma empresa oferta aos seus colaboradores para estimular a fidelização deles perante à organização em que trabalham. Esse plano precisa ser atrativo para os profissionais e alinhado ao negócio, conforme o seu perfil empresarial. Assim, fará parte do fit cultural.

As pessoas buscam outros trabalhos por diferentes motivos, algumas devido ao clima organizacional, novas oportunidades de crescimento, necessidade de uma cultura que condiz com seu perfil, qualidade de vida, entre outros. Diante disso, a empresa precisa promover ações de atração, engajamento e retenção na gestão de pessoas pelo departamento de Recursos Humanos.

Como o EVP fideliza as pessoas e atrai talentos alinhados com o negócio?

Algumas sugestões interessantes são determinar condições de trabalho, oportunidades de desenvolvimento e crescimento de carreira. Também, oferecer qualidade de vida e bom clima organizacional, relacionamento saudável com as lideranças, entre outros.

Afinal, a satisfação dos colaboradores está relacionada ao EVP, visto que os seus engajamentos advêm do apego emocional e racional. Esse último diz respeito ao suporte, ferramentas e recursos disponíveis para trabalhar. Dessa maneira, eles conseguem contribuir com a atividade da empresa.

Por outro lado, os emocionais estão ligados a inspiração, realização e comprometimento por fazerem parte daquela organização, sentem orgulho de pertencerem a ela. Enfim, quem é bem atuante alcança bons cargos e não tem necessidade de mudar de emprego. Logo, faz esforços extras para ajudar no sucesso do negócio.

Por fim, investir no capital humano é essencial para obter vantagem competitiva e a manutenção dos funcionários em seus postos de trabalho.

De que maneira é possível aplicar o EVP na empresa?

Para criar boas estratégias de EVP, é aconselhável construir pacotes de recompensas de acordo com a necessidade e preferência dos talentos, isso agrega valor à empresa. Elas devem ser equilibradas conforme o desempenho das tarefas, suas competências, experiências e capacidades dos colaboradores, sendo assim, ofereça os benefícios a seguir.

Progressão de carreira

Todo funcionário deseja ser reconhecido pelos seus esforços na organização em que trabalha, por isso a gestão de carreira é um fator preponderante para chamar a atenção deles. Desse modo, é fundamental informar ao talento sobre como está seu desenvolvimento no trabalho. Aliás, é preciso dar as ferramentas necessárias para que ele desempenhe bem sua função.

Capacitação constante

Os cursos e treinamentos motivam o time para que eles possam executar as atividades da melhor maneira. Além disso, cria um vínculo com a instituição e ajuda no desenvolvimento de competências e aprimoramento das habilidades.

Autonomia nas tarefas

Quando os empregados têm autonomia nas tarefas que realizam, eles têm maior engajamento. Inclusive, os líderes conseguem mais envolvimento deles em serviços desafiadores, consequentemente, os objetivos ficam mais fáceis de serem alcançados.

Harmonia na equipe

Um fator relevante para ter vantagem competitiva é o ambiente laboral harmônico e divertido. Além disso, precisa ser de ajuda mútua e respeito entre os colegas. Isso auxilia na retenção do bom profissional e na propaganda que ele fará fora da empresa.

Recompensas

Outra opção é realizar uma compensação financeira justa e compatível com o investimento para os funcionários. No entanto, as recompensas também podem ser um plano de saúde, seguro de vida, prêmios, ajuda de custo, viagem, entre outras. Sobretudo, elogios e feedbacks que todos adoram.

Deu para perceber o quanto o Employee Value Proposition é importante para as empresas? Ele eleva a categoria do ambiente de trabalho e conquista os colaboradores que nela operam. Também faz com que a empresa se torne referência no mercado em que atua.

Gostou do conteúdo? Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades.

 

Facebook Comments Box
Fechar