Dicas de marketing de incentivo para você atingir os melhores resultados

Por Social Bank 03 dez 19

O marketing de incentivo é uma estratégia que reconhece e valoriza o trabalho dos funcionários e colaboradores. Essas campanhas têm o objetivo de motivar e engajar ainda mais os profissionais de uma empresa.

Por isso, se você quer motivar a sua equipe a conquistar metas específicas, não pode perder este guia prático que criamos, com dicas de marketing de incentivo para atingir os melhores resultados no seu negócio.

Confira as dicas a seguir e veja como motivar e engajar o seu time de maneira eficaz e simples. 

Defina o objetivo da campanha

Antes de iniciar qualquer campanha de marketing de incentivo, você precisará definir:

  • o objetivo da campanha;
  • as métricas aplicadas para medir o sucesso dos seus esforços.

Segundo o estatístico William Edwards Deming, “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Portanto, escreva os objetivos profissionais e pessoais, e liste as metas que podem ser alcançadas com o auxílio da empresa.

É por conta dessa lógica que grandes empresas passaram a aderir ao marketing de incentivo. Afinal, elas perceberam que seus colaboradores apresentaram cada vez mais interesse em atingir metas, tendo em vista o reconhecimento do seu trabalho.

Entenda o que motiva os colaboradores

No marketing de incentivo, é essencial entender o que realmente motiva os seus colaboradores, e existem diversas formas de levantar essa informação.

Realize pesquisas internas, converse com os líderes de cada equipe e faça entrevistas individuais, sem se esquecer de dar feedback.

As motivações podem ser várias, como um melhor salário, ascensão profissional e, até mesmo, um clima organizacional positivo.

Estabeleça as metas e os objetivos da campanha

Um dos primeiros passos a serem feitos ao planejar uma campanha de marketing de incentivo na empresa é estabelecer as metas de maneira clara.

Analise a situação da companhia em geral, e veja quais são as necessidades mais urgentes e aquelas de médio e longo prazo. Verifique se falta empenho das equipes ou se faltam líderes.

Tenha em mente que os gestores devem saber o objetivo da campanha. Também ajuda conhecer bem o próprio mercado de atuação, inclusive a concorrência, assim como entender a cultura da empresa.

Se o objetivo principal for aumentar o engajamento, contar com o planejamento de ações específicas nesse sentido pode ser uma boa ideia.

Defina e acompanhe as métricas

As métricas — ou seja, as análises quantitativas da sua campanha de marketing de incentivo — devem ser definidas desde o início do projeto.

Os gestores devem acompanhar a evolução das métricas ao longo de todo o processo. Dessa forma, ao final, da campanha, os pontos fortes e aqueles que precisam ser trabalhados serão identificados e medidos de maneira precisa.

Realize ações de lançamento e de encerramento

Eventos de lançamento de campanhas de marketing de incentivo são muito bem-vindos para aumentar o nível de engajamento. A ação deve ser bem planejada para atingir o coração do público-alvo, além de fazer com que as pessoas e as equipes se sintam valorizadas.

Um evento para marcar o encerramento, da mesma forma, ajuda a fechar com chave de ouro a sua campanha. Uma dica é realizar a entrega de prêmios e reconhecimentos, com a divulgação dos resultados obtidos.

Em tempos de pandemia, o evento pode ser realizado até mesmo de maneira remota, como em lives.

Ofereça prêmios realmente atraentes

Em relação aos prêmios que serão entregues àqueles que tiveram mais engajamento, é essencial oferecer recompensas realmente atraentes aos olhos dos colaboradores. Afinal, simbolizará o resultado de muito engajamento.

Portanto, analise bem se as premiações vão agradar de fato o público-alvo. Por fim, organize bem os eventos para que tudo saia certo.

Viagens, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos estão entre as recompensas mais apreciadas pelo público corporativo.

Existe, ainda, a possibilidade de oferecer cartões ou vouchers como premiação. Tal modalidade permite que o premiado escolha a recompensa de sua preferência.

Saiba como reconhecer os seus funcionários na prática

De fato, alguns incentivos e estratégias são essenciais para reter talentos e motivar o seu time de vendas. Veja algumas dicas, a seguir!

Mentoria

As Gerações Y e Z têm pressa de criar e crescer. Desse modo, para reter os maiores talentos jovens, é fundamental oferecer bons feedbacks de crescimento profissional.

Por outro lado, a mentoria de carreira pode contribuir para que esses colaboradores se sintam motivados e tenham uma perspectiva profissional mais abrangente. 

Segundo um levantamento da Trendsity — encomendado pela Arcos Dorados, rede de franquias de restaurantes McDonald’s —, a Geração Y tem pressa de crescer mais rapidamente. Isso pode ser obtido em mentoria profissional e pessoal.

É importante ter em mente que investir no desenvolvimento diário e intermitente é fundamental para a geração Y e Z.

Comissão fixa

A quantia de dinheiro que uma pessoa pode acumular não proporciona uma felicidade a mais, mas nada a impede de montar um plano de comissão de vendas.

Imagine que um profissional de uma microempresa receba R$ 1.000,00 por mês, e o limite que pode receber é de R$ 1.500,00 em comissão no mesmo período.

Logo, se sua meta de nova receita é de R$ 100.000,00, a base de porcentagem definida será, no máximo, de 1,5% do volume total.

Portanto, ao incentivar sua equipe a aumentar a margem, você pode negociar ou incluir um bônus — o que nos leva para a próxima dica.

Comissão variável

Dependendo da lucratividade do negócio, para estimular a base de clientes a crescer rapidamente ou aumentar as vendas no PDV, a comissão pode ser variável.

Conforme o vendedor atingir metas maiores, por exemplo, a quantia a ser recebida pode estar atrelada ao comissionamento das vendas.

Em ambos os casos, é importante definir o tipo e as porcentagens de comissionamento de acordo com os seus objetivos.

Vale Presente

Certamente, um líder memorável sabe reconhecer e incentivar as pessoas. Nesse sentido, os cartões da empresa Vale Presente são uma alternativa para valorizar os seus colaboradores.

A gerente de Recursos Humanos do Social Bank, Fabiana Rocha, considera o seu uso uma maneira eficiente de investir em ações internas. “Os cartões Vale Presente são ótimos para engajar, reconhecer e incentivar resultados em projetos específicos”, afirma Fabiana.

Na visão da especialista em Recursos Humanos, outra grande vantagem é que o colaborador fica isento de descontos e retenção de impostos em folha de pagamento, por exemplo.

O ideal é que o funcionário possa escolher de que forma usufruir do vale presente. O valor pode ser usado, por exemplo, em livrarias, artigos de papelaria, roupas ou games. Dessa forma, ele vai satisfazer seus gostos e preferências.

Gamificação

A ideia de transformar atividades corriqueiras em um game, com medalhas e recompensas, parece distante para você? De fato, os jogos nas empresas estimulam a competitividade e a cooperação, além de envolver a ideia de status e senso de realização.

Essa visão curiosa e competitiva estimulará o time a vencer barreiras e preconceitos que impedem a inovação e o trabalho em equipe.

Um exemplo desta estratégia de marketing de incentivo usada nas empresas seria um jogo de corrida para o time de vendas: imagine que, a cada venda realizada, o carro de corrida do colaborador avançará um trecho da pista em direção à meta do mês. 

Dessa forma, todo o time se sentirá motivado a vencer a corrida e conquistar um lugar no podium em busca do grande prêmio. Essa ação contribui para o crescimento da equipe e para o aumento das vendas.

Outro benefício da “gamificação” é, portanto, o monitoramento em tempo real de resultados e a avaliação de desempenho do colaborador, ao longo da corrida.

Agora, você já está a par das melhores iniciativas para motivar e incentivar os colaboradores que trabalham em sua empresa. Essas dicas de marketing de incentivo vão, com certeza, ajudar na conquista de seus objetivos.

Quer saber mais sobre campanhas de marketing de incentivo? Então, converse com um consultor Social Bank e tire todas as suas dúvidas!

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