Dia do Vendedor: saiba mais sobre a origem da data e a importância do profissional

Por Social Bank 30 ago 20

Tanto como consumidores quanto no próprio cotidiano de trabalho, é comum que tenhamos contato constante com a prática da compra e venda. Ela está presente em todos os lugares — desde o pedido do pão diário, pela manhã, até o fechamento de um contrato organizacional. Muitas pessoas não sabem, mas o Dia do Vendedor é comemorado em 1 de outubro.

Essa é uma data especial para muitos profissionais, mesmo aqueles que não trabalham, diretamente, com as vendas. Em homenagem a esses especialistas em trazer novidades ao nosso dia a dia, produzimos um conteúdo voltado à origem dessa festividade e a compreensão sobre a rotina de um profissional de vendas no Brasil.

Em seguida, traremos uma boa sugestão de presente, de modo que você recompense esse profissional tão importante. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo!

Quando e de que forma surgiu a data do Dia do Vendedor?

A origem da comemoração se deu em 1937. Após a reunião de diversos profissionais da área — na intenção de conversar sobre as melhores práticas e tendências do mercado — estabeleceu-se essa data como a ideal para celebrar essas personalidades.

O evento em questão era o 1.º Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio. Ele recebeu especialistas e entusiastas de vendas durante 7 dias e debateu temas diversos. Alguns exemplos incluem:

  • regulamentação da profissão;
  • desafios e obstáculos;
  • pontos futuros a serem explorados;
  • meios de aperfeiçoamento etc.

Além do Dia do Vendedor em 1 de outubro também é comemorado o Dia do Comerciante. Em seguida, vamos abordar um pouco da realidade desse profissional no país, de modo a compreender sua importância em todos os setores.

Como é a profissão do vendedor no Brasil?

Sempre com um sorriso no rosto e encanto na voz, os vendedores são grandes responsáveis pelas decisões que tomamos para facilitar nosso dia a dia. É provável que, ao menos uma vez, você já tenha guiado suas escolhas de produtos e serviços após conversar com um responsável da área, certo? Por isso — e por diversos outros motivos — é fundamental comemorar a existência desse profissional.

Nas empresas, esses experts também são fundamentais. Eles levam as melhores soluções aos clientes e, em minutos, são capazes de fechar contratos que impactam o sucesso do negócio. Contudo, mesmo com tanta relevância, nem sempre esse especialista em carisma conta com uma rotina simples de trabalho. Diversas dificuldades transpassam seu cotidiano, como:

  • salários incompatíveis com a função;
  • clientes mal-educados;
  • adversidades na vida pessoal, que afetam o humor no trabalho (vendedores precisam ser sempre corteses e educados);
  • sobrecarga e pressão de superiores;
  • metas inalcançáveis;
  • baixas comissões etc.

Pense em datas comemorativas. É comum ver conhecidos que esquecem de comprar presentes e correm nas lojas no último minuto, certo? Por mais óbvio que pareça, é comum esquecer que existe, sempre, alguém a postos e feliz em atendê-lo.

Essa pessoa está trabalhando na data em questão e, ainda assim, se coloca à disposição! Já nas empresas, imagine a dificuldade de lidar com consumidores rudes e que podem, até mesmo, debochar do profissional. Definitivamente, não é fácil exercer essa especialidade.

Ao entender a importância do vendedor, caso você deseje recompensar esses profissionais em seu negócio, não deixe de conferir a sugestão a seguir!

Quais são as vantagens de oferecer Vale Presente para esse profissional?

Você já deve ter ouvido falar do Vale Presente. Essa bonificação diz respeito a um valor separado e entregue ao profissional, permitindo que ele mesmo decida qual é o melhor destino do montante em questão. Mas, por que ele é uma grande ideia na hora de comemorar o Dia do Vendedor? Confira!

Autonomia

Como gestor de RH, é comum que você se pergunte: “quais são os melhores presentes para dar a equipe?”. Contudo, muitas vezes, essas decisões não são fáceis. Isso é dito, em especial, quando há mais de um membro no time! Afinal, cada um tem uma necessidade e preferência.

Nessa hora, o Vale Presente tende a ser um excelente aliado. Ele permite que os vendedores tenham autonomia ao celebrarem seu dia e escolham seus próprios mimos! Defina um valor adequado à celebração junto à gestão do negócio e felicite os colegas pelo Dia do Vendedor.

Estímulo

Mostrar que os profissionais de vendas são essenciais à companhia — ao celebrar seu dia junto a eles — faz com que se sintam ainda mais estimulados na hora de mostrar suas habilidades. Dessa forma, aumentam o engajamento em relação às atividades realizadas e demostram frutos sólidos advindos de seus empenhos. Que tal apostar nessa ideia?

Retenção de talentos

O Vale Presente traz aos colaboradores das empresas algo muito especial: reconhecimento. Funcionários que são recompensados por seus esforços, além de se fidelizarem à organização, ainda tendem a trabalhar com mais motivação. Isso significa que fazem o possível para contribuir com um clima organizacional de alto padrão e qualidade.

Em outras palavras, existem apenas vantagens em reconhecer os vendedores de sua organização. Eles se sentirão queridos, especiais e, acima de tudo, importantes! Ao demonstrar gratidão pela qualidade dos serviços por meio de uma bonificação, você promoverá a retenção de talentos e a minimização das taxas de rotatividade.

Resultados

Com tanto entusiasmo ao trabalhar — característica que já é comum a um profissional da área — a otimização de resultados do negócio se torna visível. Afinal, os vendedores passam a trabalhar com maior produtividade, empenho, alegria e motivação. No fim do dia, ao presentear esses especialistas, todos saem ganhando!

Não é difícil reconhecer o valor de profissionais de venda em uma empresa ou comércio. Eles são parte da imagem da companhia, levando soluções, produtos e serviços variados aos que precisam de seu atendimento.

O Dia do Vendedor está chegando e é uma data muito especial. Recompense esses profissionais e utilize o Vale Presente do Social Bank como sua primeira opção na hora de levar autonomia, reconhecimento e felicidade à festividade! Desse modo, seus funcionários poderão escolher o que mais os agrada e ficarão contentes com a lembrança.

Se você tem algo a dizer sobre o profissional de vendas, deseja compartilhar alguma história ou, simplesmente, quer enriquecer o assunto, deixe seu comentário abaixo! Adoraremos ler sua opinião.

Facebook Comments Box
Fechar