Dia do Professor: entenda qual a importância deste profissional na sociedade

Por Social Bank 15 set 20

O Dia do Professor é um evento muito importante não só dentro do ambiente escolar, mas também para toda a sociedade. Afinal de contas, o corpo docente protagoniza o sistema de ensino. Os professores transmitem conhecimento para os estudantes, para que fiquem aptos para o futuro.

Comemorar essa data é uma forma de celebrar a cooperação desses profissionais na vida de alunos, famílias e também no cotidiano da escola. Além de ser o momento ideal para desenvolver um vínculo mais forte.

Neste conteúdo, reunimos o que você precisa saber sobre a importância desse profissional. Confira!

Como surgiu o Dia do Professor no Brasil?

O surgimento do Dia dos Professores se tornou um marco após D. Pedro I instituir um Decreto Imperial na data de 15 de outubro de 1827, que estabeleceu o Ensino Elementar no Brasil. Contudo, somente em 1963, o Presidente João Goulart assinou o Decreto N° 52.682 que firmou esse dia como feriado escolar.

No entanto, a importância dessa data vai além, pois os professores são a base da educação civil. Abrir as portas para um universo de conhecimento é a missão que eles encaram e cumprem todos os dias letivos. A realização desse trabalho é a garantia de que a nossa sociedade terá cidadãos instruídos.

Dia do Professor em outros países

A UNESCO decretou que o dia 5 de outubro é o Dia Internacional do Professor, mas a data foi adotada por outros países, como o “Dia Nacional do Professor”, entre eles: Canadá, Alemanha, Holanda, Rússia, Japão e Paquistão.

Outros territórios celebram em dias específicos, assim como o Brasil:

  • Albânia em 6 de março;
  • Argentina em 11 de setembro;
  • China em 10 de setembro;
  • Coreia do Sul em 15 de maio;
  • Eslováquia em 1 de setembro;
  • Estados Unidos na terça-feira da primeira semana completa de maio;
  • Índia em 5 de setembro;
  • Irã em 2 de maio;
  • México em 15 de maio;
  • Singapura em 1 de setembro;
  • Tailândia em 16 de janeiro;
  • Taiwan em 28 de setembro.

Quais os desafios da profissão?

Embora ser professor seja uma profissão louvável, existem muitos percalços no cotidiano desse profissional em todo o país.

Baixa remuneração

Esse desafio é histórico e demanda a organização de planos de carreira que valorizem a atuação dos professores. Ele se desdobra de diversas maneiras, mas a principal é a sobrecarga de jornada, pois existem profissionais que necessitam de reforço no orçamento e aumentam sua carga horária. Contudo, dar mais aulas do que o indicado compromete a atuação e pode causar problemas de saúde severos, como estresse e esgotamento físico e mental.

Pouca articulação entre escola e família

A falta de apoio familiar é uma preocupação que atinge professores e pedagogos. Afinal de contas, para que uma educação seja bem-sucedida, é importante que os pais participem do processo, acompanhando a aprendizado das crianças, seja para incentivá-las, seja para ajudá-las a superar dificuldades.

Defasagem de aprendizado

Todos os estudantes aprendem, mas nem todos assimilam no mesmo ritmo. Com alguns, é preciso um apoio mais próximo para que as matérias fixem na mente. No entanto, nem sempre esse suporte ocorre, resultando em um número considerável de alunos que avançam para séries seguintes sem ter os conhecimentos básicos necessários para prosseguir com a alfabetização.

Ambientes violentos

A ausência de um ambiente de paz na sala de aula é um problema sério. Alguns professores sofrem com a violência da comunidade onde a escola está instalada e também pela conduta repressiva de estudantes e famílias, se sentindo inaptos para mudar algumas realidades.

Falta de apoio pedagógico

Alguns docentes padecem com a organização de métodos de ensino e aprendizagem. Isso porque falta apoio para demandas cotidianas, parceria para a execução de projetos e suporte adequado para inclusão de alunos com necessidades especiais.

Especialização deficitária

A carência de programas de capacitação periódica também é uma realidade. Órgãos municipais e estaduais de educação disponibilizam formação continuada aos professores. Só que o desafio fica por conta do número de vagas disponíveis e em adaptar os cursos com a jornada de trabalho. Outro aspecto é a temática abordada, que nem sempre supre a necessidade do corpo docente como deveria.

Por que é importante homenagear os professores?

Muitas pessoas reconhecem facilmente a importância de homenagear os professores, pois eles são indispensáveis na transmissão do conhecimento e na instrução da ética em cada área profissional. Veja alguns motivos para comemorar:

  • atuam como guardiões do saber, organizando o conhecimento dos alunos;
  • são capazes de dar vida à matéria estudada, fazendo com que a sala aprenda com clareza;
  • exercitam o aprendizado para garantir o melhor ensino;
  • conseguem construir um país justo e esclarecido.

Como celebrar o Dia do Professor?

Confira, a seguir, como tornar essa data mais marcante.

Promova uma celebração especial por parte dos alunos

Premiar e reconhecer os docentes é a melhor forma de reverência. Portanto, prepare um evento especial, distribua uma faixa confeccionada pelos alunos com os títulos dos professores. Os textos podem ser inspirados de acordo com a especialidade de cada um, como:

  • o mestre de português/literatura/redação é o maior escritor da escola;
  • o de história tem a melhor memória;
  • o de matemática é a maior calculadora viva.

Importante! Para as aulas remotas, incentive os alunos a mandarem mensagens de carinho personalizadas com imagens da turma e uma música. Abuse da criatividade e faça com que todos participem.

Decore as salas de aula nesse período

Enfeite a escola para garantir uma recepção calorosa. Aqui vão algumas ideias:

  • colocar um tapete vermelho na saída da sala dos professores;
  • fazer uma decoração colorida ou floral é uma das melhores formas de encantar os professores;
  • fazer colagens de fotos diferentes nas paredes dos corredores e das salas. Selecione as imagens de excursões, exposições, palestras e outros eventos escolares.

Tudo isso ajudará a incentivar o corpo docente da sua instituição escolar, graças às boas recordações de convivência com os alunos.

Como visto, o Dia do Professor é uma data que merece ser lembrada com louvor. É nosso dever sermos gratos pela existência desses profissionais e fazê-los ter o devido reconhecimento em nossa sociedade. Afinal de contas, se não fosse por eles, certamente não seríamos pessoas tão instruídas.

Que tal oferecer um Vale Presente para a equipe que leciona na sua escola? Assim, todos terão liberdade para escolher o que querem ganhar. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções personalizadas agora mesmo!

Facebook Comments Box
Fechar