Conheça o Dia do Operador de Telemarketing e sua importância para a empresa

Por Social Bank 31 maio 21

A história do telemarketing é quase tão antiga quanto a invenção do telefone. Desde que as pessoas puderam começar a se comunicar desse modo, a atividade passou a ganhar força — especialmente, a partir da década de 1950. Já que essa atividade é tão relevante e faz parte do cotidiano, nada mais justo que celebrar o Dia do Operador de Telemarketing, não é?

O reconhecimento por parte da empresa e a comemoração, que parece algo tão simples, é capaz de fazer a diferença. Com a atuação correta, inclusive, a gestão de pessoas é favorecida.

Para acertar em cheio, conheça tudo sobre o Dia do Operador de Telemarketing e veja como trabalhar essa questão!

Por que parabenizar os colaboradores no Dia do Operador de Telemarketing?

Algumas empresas acreditam que comemorar o dia destinado a uma profissão é uma mera formalidade, quase uma burocracia. Só que não é bem assim, ainda mais na percepção dos colaboradores. Afinal, todo mundo deseja sentir que o seu trabalho tem valor e importância, não é?

Por isso, celebrar essa data significa dedicar um momento especialmente para quem atua com o telemarketing e encara seus desafios e suas oportunidades. É, principalmente, um momento para aproximar o relacionamento entre a empresa e o time, pois traz um toque pessoal e de valorização.

Então, não é preciso realizar grandes eventos ou mudar toda a rotina, mas é essencial parabenizar os profissionais dessa área no dia escolhido para celebrar a profissão.

Quando e como essa data surgiu?

Apesar de a atividade já existir há um bom tempo, a data se tornou oficial em 2001. Naquele ano, o deputado estadual Nivaldo Santana, no PCdoB de São Paulo, apresentou um projeto de lei para instituir o Dia do Operador de Telemarketing.

Após algumas deliberações, o projeto se transformou em lei no final de junho, após a aprovação do texto. A partir de então, a data passou a figurar no calendário oficial do estado. Com isso, passou a ser obrigatória a realização de ações de valorização e comemoração quanto a essa data.

Apesar de essa lei ter caráter estadual, ela foi “abraçada” em vários outros lugares do país. Como consequência, 4 de julho se tornou o Dia do Operador de Telemarketing por aqui!

Como a atuação desse profissional tem a ver com o sucesso da empresa?

Não são todos os negócios que notam, mas o profissional de telemarketing tem grande impacto nos resultados organizacionais. Isso tem a ver, é claro, com o contato direto com o cliente, a personagem principal para o seu sucesso.

Com profissionais comprometidos e engajados, é possível oferecer um contato de qualidade para o público. Isso acontece tanto nas campanhas ativas (como para fazer ofertas de um produto ou serviço) quanto na modalidade receptiva (que envolve o recebimento de reclamações).

Lembre-se de que esses profissionais são a “ponte” entre o seu público e a marca. Muitas vezes, inclusive, a ação do time é determinante para a percepção (positiva ou negativa) de um consumidor sobre o negócio.

Valorizar a atuação desses profissionais, portanto, aumenta a motivaçãoe isso transparece no cuidado com o relacionamento com o mercado. Vários estudos mostram isso, como:

  • este estudo da Gallup, uma das mais importantes empresas de pesquisa dos Estados Unidos, mostrou o impacto dos benefícios no engajamento do trabalhador e os consequentes resultados comerciais. Quanto melhores esses fatores eram, maiores eram as chances de sucesso de um negócio devido ao incremento da satisfação do cliente e da produtividade, além da redução do absenteísmo e do turnout;
  • estes outros mostraram o impacto positivo da oferta de benefícios no faturamento, no desempenho nos mercados financeiros e na imagem da empresa;

Além disso, pode haver um aumento nas vendas e na contratação de opções mais robustas, por exemplo. Afinal, profissionais preparados e que sabem que serão reconhecidos podem se tornar ainda mais persuasivos e eficientes na abordagem.

Como deve ser o relacionamento entre o negócio e esses colaboradores?

A gestão de pessoas deve ser uma das prioridades para ter sucesso. Com o setor de telemarketing, isso é ainda mais importante! Como vimos, os profissionais têm impacto direto nos resultados. É por isso que vale a pena se dedicar para que esse relacionado dê certo.

Para começar, é indispensável pensar no cuidado com o ambiente de trabalho. Focar na ergonomia é essencial para esses profissionais, que costumam passar a jornada inteira sentados para garantir o atendimento. Para isso, pode conferir a Norma Regulamentadora nº 17 do antigo Ministério do Trabalho.

Também é preciso cuidar de elementos como acompanhar o período de trabalho e garantir a realização de pausas. Afinal, é preciso cuidar de quem também ajuda a cuidar do seu negócio.

Outras questões envolvem a definição de metas e, é claro, o reconhecimento dos bons resultados. Não é preciso limitar a celebração ao profissional apenas ao Dia do Operador de Telemarketing, combinado? Quando um colaborador bater metas ou tiver um resultado realmente inspirador, vale muito a pena fortalecer isso.

A relação deve ser pautada pela comunicação, pela transparência e pela valorização dessa atividade que, de fato, é bem importante para o cotidiano do negócio.

Como surpreender e reconhecer essas pessoas?

Para fortalecer ainda mais o contato com profissionais tão importantes, é interessante incentivar as equipes de telemarketing — e não tem data mais especial que o dia oficial desse profissional, não é mesmo?

Para acertar em cheio no mimo, considere oferecer um Vale Presente em comemoração à data. Essa é uma forma prática de motivar e engajar os colaboradores, ao mesmo tempo em que não exige a execução de várias etapas.

Funciona assim: você decide de quanto o Vale Presente deve ser disponibilizado e faz um orçamento com o serviço desejado. Quem não quer ter um capital extra para gastar como quiser?

Após fechar a contratação, é só personalizar os cartões com o nome de cada um e até com fotos ou breves mensagens. Tudo será enviado para a empresa e, quando chegar, basta pensar em algo legal para distribuir entre os colaboradores.

Assim, todo mundo vai se sentir mais valorizado e sua empresa acerta em cheio com a escolha. Lembra que falamos sobre as vantagens de oferecer benefícios? As pesquisas mostram que os Vales Presentes melhoram a sensação de bem-estar do trabalhador, tendo resultados superiores a brindes, comestíveis e demais “lembrancinhas”.

O Dia do Operador de Telemarketing é uma data que deve ser celebrada porque esse profissional é essencial para o sucesso do negócio. Com o uso do Vale Presente, principalmente, é possível conquistar ótimos resultados e fortalecer esse contato tão relevante.

Se quiser ter um ótimo serviço de Vale Presente para reconhecer os seus times,fale com um dos especialistas do Social Bank e aproveite a oportunidade!

Facebook Comments Box
Fechar