Dia do Contador: entenda a vantagens de oferecer Vale Presente para esse profissional

Por Social Bank 21 ago 20

Hoje falaremos sobre mais uma data muito especial: o Dia do Contador. Como não poderia ser diferente, oferecer vales presentes para esse profissional importantíssimo é essencial e traz uma série de vantagens para a organização.

Falaremos um pouco sobre a história desse dia, como surgiu e qual a sua importância. Também mostraremos muitas vantagens de presentear nessa data comemorativa e ainda daremos dicas de planejamento dessa comemoração.

Neste artigo, você terá a oportunidade de organizar o seu plano e atestar o valor desse profissional para os negócios. Acompanhe atentamente e tenha uma boa leitura!

Como surgiu o Dia do Contador?

Mais precisamente em 22 de setembro de 1945 surgiu o primeiro curso de Ciências Contábeis do Brasil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), daí a ideia de homenagear o Bacharel em Contabilidade. À época, o então presidente Getúlio Vargas deu validade ao curso, por meio do Decreto-Lei N.º 7.988:

Art. 1º O ensino, em grau superior, de ciências econômicas e de ciências contábeis e atuariais far-se-á em dois cursos seriados, a saber:

1. Curso de ciências econômicas.

2. Curso de ciências contábeis e atuariais.

Conheça outras datas importantes do ramo:

  • 12 de janeiro: dia do Empresário Contábil;
  • 25 de abril: dia da Contabilidade;
  • 20 de novembro: dia do Técnico em Contabilidade

Importante ressaltar que há uma diferença nomenclatura do profissional contador para o contabilista. Enquanto o primeiro refere-se a pessoa graduada em contabilidade, o segundo designa um profissional tecnólogo.

Ambos os estágios são considerados importantíssimos para uma organização como assevera Luiz Fernando Nóbrega, presidente do CRC SP:

O fato de escolherem um dia para homenagear o Contador mostra a importância desse profissional. A formação a nível superior permite a atuação em áreas como Perícia e Auditoria, que requerem maior especialização. É uma justa homenagem que a comemoração seja na mesma data da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do País.

Por que oferecer vales presentes nessa data?

Sabemos que a função desse profissional em uma organização é muito estratégica e estruturar os fatos contábeis, realizar o planejamento fiscal e financeiro, além de outras funcionalidades, faz do contador um profissional indispensável a uma empresa de excelência.

Dessa forma, valorizar esse profissional é um ato mais que inteligente, garante a saúde financeira e fiscal da empresa e evita descuidos nessa área que é de alto risco para trazer passivos financeiros.

Mas as vantagens quando usamos vales presentes vão além disso. Além de ajudar no engajamento do colaborador, tais ações são importantes para que eles se sintam valorizados e incentivados na instituição. Dentre outras vantagens, podemos citar:

Aumento das chances de múltiplas compras

Um Vale Presente oferece muito mais versatilidade ao profissional já que pode ser utilizado de diversas maneiras. Comprar um ou mais itens, complementar a compra com outras formas de pagamento como dinheiro, liberdade de uso em diversas lojas credenciadas. Tudo isso faz do Vale Presente uma excelente pedida para bonificar um funcionário ou colaborador.

Economia

Além do controle financeiro e a noção exata do custo da bonificação, o sistema de Vale Presente também oferece vantagens como bônus de créditos. Em alguns casos é provável que um cartão de R$ 100,00, por exemplo, chegue a R$ 120,00 ou mais e permita compras mais caras.

Satisfação

Fazer uma escolha assertiva nem sempre é tão simples. Ser preciso no desejo do colaborador pode ser uma tarefa um tanto complicada. Já quando você presenteia por meio de um Vale Presente, também permite liberdade ao profissional para que ele escolha exatamente o que ele precisa ou necessita naquele momento.

Flexibilidade logística

Outro importante fator em relação ao empreendedor é a possibilidade de não estocar presentes em uma sala, por exemplo. Isso sem contar a fragilidade de produtos como chocolate que em alguns casos até exigiria refrigeração.

O Vale Presente não precisa ser estocado. Ele simplesmente fica disponível em valor em uma conta para que o funcionário possa usufruir no momento que bem entender.

Maior prazo para a compra

Mais uma característica benéfica inegável de um cartão Vale Presente é a liberdade de prazo para compra. Às vezes o profissional não tem a disponibilidade naquele momento e usufrui de 30 dias ou mais para obter o seu benefício.

Assim ele pode esperar uma nova promoção ou oferta, aguardar a chegada de um novo produto ou efetuar a sua compra em momento mais oportuno.

Forma de reconhecimento

Um Vale Presente também é uma forma de reconhecimento de um trabalho de excelência. Um contador que receber um benefício como este terá maior satisfação e entenderá que está fazendo um bom trabalho.

Nesse caso, estar mais atento às contas da empresa, buscar maior excelência em suas responsabilidades como o melhor enquadramento e outras coisas, acaba sendo mais um objetivo do profissional, ou seja, é uma estratégia de reciprocidade.

Como planejar essa estratégia?

O Vale Presente pode ser adicionado como estratégia da gestão de benefícios. É uma ação útil para o marketing de incentivo e funciona como motivador para equipes e profissionais oferecerem mais desempenho e excelência no exercício da função.

O setor responsável pela gestão de benefícios avaliará as possibilidades de vales presentes e encontrará a instituição adequada para adquirir soluções financeiras inteligentes para essa implementação.

Por fim, as datas comemorativas como o Dia do Contador podem ser programadas para distribuição de benefícios em forma de vales presentes e facilitar a previsão e controle financeiro de bonificações de colaboradores. Para que o seu plano seja ainda mais eficaz, use algumas dessas estratégias:

  • incentive uma boa adesão por parte do colaborador;
  • ofereça o benefício como elemento surpresa;
  • permita flexibilidade na escolha da compra.

Viu como é simples presentear nessa data? Além disso, é uma atitude que gera benefícios tanto para o profissional como para o negócio. Neste artigo você descobriu a data do Dia do Contador, sua história e as vantagens da valorização do profissional contador por meio de vales presentes.

Anote no caderninho para nunca mais esquecer. O Dia do Contador é 22 de setembro e essa data deve ser bem comemorada e presenteada! Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Facebook Comments Box
Fechar