O que é o Dia do Cliente e qual é a sua importância?

Por Social Bank 15 ago 21

Muitas empresas buscam engajar e encantar seus consumidores, construindo uma relação de confiança e oferecendo soluções relevantes e diferenciadas. Mais do que nunca, e diante de tanta concorrência no mercado, é necessário sair na frente em busca de fidelização e entregas personalizadas.

Hoje, o calendário comercial apresenta inúmeras datas importantes que reforçam essa necessidade. O Natal, o Dia das Mães e o das Crianças, por exemplo, são momentos oportunos para promover ações e reconhecer valores fundamentais para a sociedade.

Nesse contexto, surgiu o Dia do Cliente. Você já tinha ouvido falar nessa data? Comemorada em 15 de setembro, ela é encarada pelo mercado como uma forma das empresas agradecerem e reconhecerem seus clientes, evidenciando o quanto são importantes para o negócio.

Confira nosso conteúdo para entender um pouco mais sobre o surgimento dessa data e como utilizá-la a favor do seu negócio. Continue a leitura!

O que é o Dia do Cliente e como ele surgiu?

Criada em 2003, a data surgiu no Rio Grande do Sul e se popularizou pelo Brasil. Seu foco é reconhecer o cliente por sua importância no mercado e fortalecer relações, fazendo com que os “dois lados da moeda” (tanto as empresas quanto os consumidores) saiam ganhando.

Setembro, em especial, é uma data de pouco movimento para o comércio e a comemoração ajuda a trazer um buzz para as vendas. Como? Por meio de ações promocionais, que fazem com que os clientes comprem ainda mais.

Mas, para além das vendas, a data realmente incita à reflexão sobre como a relação de consumo pode ser aprimorada e como o cliente é essencial para a sobrevivência dos negócios. Diversas empresas se esquecem de que o atendimento faz toda a diferença até mesmo para a divulgação orgânica da marca.

Por que comemorar o Dia do Cliente?

Certos indicadores nunca devem ser ignorados pelas empresas. E dois deles, bastante conhecidos no mercado, ajudam a entender por que o Dia do Cliente faz tanto sentido.

O primeiro é o NPS (Net Promoter Score). Trata-se de uma métrica, feita através de uma pesquisa com os clientes, que indica o quanto eles estão satisfeitos com a empresa. Nesse método, é possível encontrar os clientes que são detratores e os que são promotores, evidenciando os gargalos que podem ser preenchidos e os aspectos que devem ser melhorados.

O outro indicador, ainda mais famoso, é o ciclo de vendas, que envolve a relação do cliente com a empresa (desde o primeiro contato até o pós-venda). O fato é que essa relação é coisa séria e não pode ser ignorada pela organização. Especialmente no momento em questão, em que os consumidores buscam experiências personalizadas e um melhor atendimento.

O NPS e o ciclo de vendas demonstram que, pensar apenas no lucro (e esquecer todo o processo que ele envolve) pode ser uma grande cilada.

Inovação é algo muito importante para as empresas e, sem dúvidas, tem seus aspectos positivos. Mesmo que a data não seja completamente aderente ao perfil da sua empresa ou ao dos seus clientes, é possível executar pequenas ações que demonstram atenção ao mercado e cuidado na interação com o consumidor.

Como comemorar o Dia do Cliente?

Certas ações nunca saem de moda: seja uma promoção, uma mensagem diferenciada, um frete grátis ou um brinde, por exemplo. Existem diversas formas de fazer com que o seu cliente se sinta valorizado e beneficiado pela data.

Você também pode oferecer:

  • cupom;
  • na compra de um, leva outro;
  • testes e demonstrações;
  • sorteios.

Muitas empresas utilizam mensagens de agradecimento, oferecem novas experiências, etc. As ações podem ser simples, mas carregam muito simbolismo! É por isso mesmo que as empresas também aproveitam a intenção de compra para vender ainda mais e reforçar o relacionamento de confiança com o consumidor.

O interessante disso tudo é que, nos últimos tempos, a data tem se tornado cada vez mais popular e os próprios clientes buscam tais ações. Ignorar essa demanda pode ser um erro e demonstrar falta de atenção às novidades do mercado.

Mas, a data também exige planejamento. É importante que as promoções sejam divulgadas com antecedência, que o estoque seja preparado e que exista um tratamento efetivamente diferenciado para os clientes.

Não se esqueça do digital

Lembre-se de que um e-mail, uma mensagem pelo Whatsapp ou até mesmo um SMS são formas importantes de relacionamento. Elabore mensagens assertivas para cativar o seu consumidor e deixar o recado certo: de que ele é importante para o seu negócio e de que a sua empresa valoriza essa relação.

É muito comum se esquecer do digital e promover apenas ações offline (que, naturalmente, são tão importantes quanto). Atuar com essa conexão fará com que a sua empresa saia na frente e tenha uma comunicação ainda mais efetiva.

Como a sua equipe pode ajudar nesse processo?

Já ouviu falar no termo Customer First? Com essa estratégia, a empresa compreende uma cultura de deixar o cliente em primeiro lugar, atuando para que o serviço ou o produto tenha, realmente, efeito satisfatório e que o atendimento seja de excelência. Essa estratégia pode ser executada de diversas formas, como:

  • ouvir o cliente atentamente;
  • oferecer serviços diferenciados;
  • ter um SLA bem definido;
  • ser proativo;
  • evitar atrasos ou entregas desalinhadas; etc.

Esse aspecto é muito importante porque ele envolve a missão da empresa, e essa deve ser compartilhada com os colaboradores. O mesmo ocorre com o Dia do Cliente, já que é fundamental que os funcionários tenham participação ativa nessas ações e entendam que elas representam diferenciais para o consumidor que vão além do lucro.

Basicamente, o sucesso do seu cliente é, também, o seu sucesso. Afinal, o resultado reflete de modo direto na sobrevivência do seu negócio e nos seus resultados.

Sendo assim, promover essas ações e motivar os colaboradores fará com que a data e a experiência que ela oferece sejam muito mais positivas e genuinamente interessantes para todos os envolvidos.

Mesmo que pareça uma data simples, o Dia do Cliente oferece muitas oportunidades para as empresas! Por isso, é interessante encarar a data com criatividade e dedicação. Assim, seus clientes vão se sentir mais próximos do seu empreendimento e, provavelmente, vão voltar a fazer negócio com ele ou indicá-lo para amigos.

E então, conseguiu entender o que é o Dia do Cliente e qual a sua importância para o mercado? Se você está em busca de ações diferenciadas e deseja engajar seus clientes e colaboradores, entre em contato com o Social Bank. Será um prazer ajudar a sua empresa nesse processo.

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