Tem assunto mais comentado, hoje em dia, do que o aumento dos preços de produtos e serviços? Esse tem sido um tema recorrente nas rodas de amigos, entre os colegas de trabalho e até nos encontros de família, e uma das contas que mais têm sido alvo de reclamações é a de energia.
Afinal, quem não sente aquele frio na barriga, todo mês, na hora que vê o valor que precisará pagar? A situação é pior ainda no verão, quando é preciso arcar com a chamada bandeira vermelha, que deixa a tarifa mais cara devido à estiagem. Mas você sabia que dá para ter desconto na conta de luz?
Estamos falando da Tarifa Social de Energia, e vamos apresentar mais detalhes sobre ela nas próximas linhas. Confira as informações e veja se você tem direito ao benefício e como consegui-lo!
Por que a conta de energia é tão alta?
Existem alguns fatores que têm levado o preço da conta de luz no fim do mês ser até assustador para algumas famílias. Um dos problemas é que, no Brasil, as hidrelétricas são as maiores responsáveis pela produção de energia elétrica. Sendo assim, quando há menos chuvas, essa produção cai.
Quando isso acontece, o governo aumenta a tarifa, usando o sistema de bandeiras, na tentativa de fazer com que a população use menos energia. Além disso, é preciso aumentar a produção a partir das termelétricas, que é mais cara. Impostos, encargos e altos custos para gerar, transmitir e distribuir a energia entram nessa conta.
O que é Tarifa Social de Energia?
Conhecida pela sigla TSEE, de Tarifa Social de Energia Elétrica, trata-se de um benefício social criado pelo governo federal para oferecer desconto na conta de luz para a população de baixa renda. Dependendo da faixa de consumo em que a família se encontra, o valor a pagar pode ter abatimento de 10% a 65% — uma ajuda e tanto, não é?
Veja como funcionam os descontos:
- consumo de até 30 kW/hora por mês: 65%;
- de 31 kW/hora a 100 kW/hora por mês: 40%;
- de 101 kW/hora a 220 kW/hora por mês: 10%;
- população indígena e quilombola, até 50 kW/hora por mês: 100%;
- população indígena e quilombola, de 51 kW/hora a 100 kWh por mês: 40%;
- população indígena e quilombola, de 101 kW/hora a 220 kW/hora por mês: 10%.
Como ter desconto na conta de luz?
Após uma mudança nas regras ocorrida em 2021, não é preciso mais fazer um cadastro para ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. A inclusão das famílias que têm direito ao benefício é automática. Mas atenção: é preciso estar cadastrado no Cadastro Único. Além disso, deve-se atender a pelo menos um destes requisitos:
- ser participante de algum dos programas sociais do governo federal;
- receber da assistência social o benefício da prestação continuada;
- ter renda mensal per capita familiar de até um salário mínimo.
Se você estiver entre as pessoas que podem obter o desconto na conta de luz, não deixe de correr atrás desse benefício. Ter atenção a todas as formas possíveis de economizar, incluindo um uso mais racional da energia elétrica, faz parte de uma educação financeira que levará mais tranquilidade à sua vida.
Você está em busca de uma vida financeira mais equilibrada e acha que é importante sempre ler novas dicas sobre esse assunto? Então, acompanhe a gente no Facebook, no Twitter, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!