Cultura de inovação: como implementá-la na sua empresa?

Por Social Bank 23 fev 22

A inovação é essencial às empresas. Com ela, é possível desenvolver novos produtos, gerar mais valor aos consumidores, resolver problemas complexos e obter desempenho superior à concorrência. Todavia, para inovar, é importante contar com uma cultura de inovação.

Grosso modo, pense na cultura de inovação como o conjunto de crenças, hábitos e valores (compartilhados dentro da própria empresa) que estimulam a ideação e testagem de novas soluções, tendo por intuito resolver problemas, atender demandas e/ou criar produtos.

E então, quer entender como desenvolver uma cultura de inovação? Quais práticas podem ser adotadas dentro do seu empreendimento? Bom, continue atentamente com a leitura.

Invista na diversidade da força de trabalho

Equipes homogêneas tendem a pensar de maneira parecida, o que inibe a criatividade e o desenvolvimento de coisas novas. Por outro lado, equipes heterogêneas, com profissionais de diferentes idades, orientações sexuais e aspectos, tendem a ser mais inovadoras.

Na prática, o estimulo à diversidade começa ainda no recrutamento e seleção de novos colaboradores, de modo que talentos com diferentes perfis sejam contratados e aplicados à empresa. O uso de práticas como recrutamento às cegas pode ajudar nesta tarefa.

Valorize a experimentação e testagem de hipóteses

A cultura de inovação está diretamente ligada à capacidade de experimentação. Se certa empresa é muito apegada à forma como as coisas são tradicionalmente feitas, resistindo à adoção de novas rotinas, ferramentas ou tecnologias, terá dificuldades em inovar.

Em resumo, o processo de experimentação depende de duas principais coisas: formular e testar hipóteses, de modo que consiga rejeitar (ou não rejeitar) determinadas ideias. Neste aspecto, dizer que experimentação é uma espécie de pesquisa científica no trabalho.

Estimule um modelo de liderança inovadora

O problema do falar-fazer é bastante delicado. Se os líderes dizem que a inovação é algo importante, mas não se comprometem com o assunto, dificilmente fornecerão o exemplo e/ou o entusiasmo necessário. Portanto, é essencial que os líderes estejam envolvidos.

Há muitas formas de a liderança promover inovação, como tirar mais tempo para ouvir seus liderados, orientar equipes em projetos diferenciados e estabelecer metas que estimulem a criação de coisas novas. Assim, o exemplo seguirá do topo para a base.

Transforme a inovação em tarefa de todos

Ao longo do trabalho, o processo de inovação não deve estar restrito a um setor, como a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Na realidade, deve ser tarefa de todos. Todos os profissionais com boas ideias devem ter espaço para comunicá-las e validá-las.

Portanto, deixe claro ao time de trabalho que todos podem (e devem) inovar, mesmo os talentos recém-contratados ou quem está na base da “pirâmide”. Peça dica para resolver os problemas, considere as ideias e direcione recurso para as melhores soluções em potencial.

Como pode notar, a cultura de inovação é reflexo de muitas coisas, por exemplo, trabalho conjunto e diversidade. É necessário desenvolver um ambiente no qual as pessoas se sintam encorajadas a testar coisas novas. Lembre-se que existem múltiplos benefícios ligados à inovação, como a criação de melhores produtos e o aumento da satisfação dos clientes.

E então, gostou do nosso artigo?! Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar sempre por dentro das nossas novidades. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn. Vamos lá!

Facebook Comments Box
Fechar