Contratar funcionários: quais pontos devem ser observados?

Por Social Bank 05 maio 21

Quando falamos de gestão da empresa logo pensamos no setor de recursos humanos, um dos pilares que cuida e gerencia os processos, como a contratação de novos talentos. Ou até mesmo na gerencia das finanças, responsável em cuidar das folhas de pagamento dos funcionários, garantindo eficiência para driblar problemas fiscais e trabalhistas.

Apesar da contratação e dos pagamentos dos colaboradores serem assuntos recorrentes na organização das empresas, e de suma importância para estabelecer um bom negócio, sabemos como podem ser processos desafiadores e delicados.

Por consequência, uma equipe bem preparada para atuar nesses setores, garantirá que os profissionais contratados irão somente somar em pontos positivos do ciclo empresarial – e estará por dentro de que seus empregados estejam recebendo corretamente, evitando problemas financeiros futuros.

Tendo consciência da importância e de como isso tudo pode gerar dúvidas para os gestores, viemos te ajudar a entender quais são e como superar esses três desafios. Continue a leitura!

Qual perfil sua empresa procura?

Antes de começar de fato a abrir vagas e sair a procura de novos talentos, traçar o perfil do candidato ideal é um divisor de águas, pois uma vez que a equipe de RH tem isso mente será mais fácil começar uma seleção coerente, otimizando o tempo.

Selecione as principais qualificações que o seu futuro colaborador precisa ter, e se pergunte se sua empresa está oferecendo o que esses talentos buscam. Como ele chegou até a vaga e por que o interesse na sua empresa? Ter um funcionário engajado e entusiasmado é um alivio.

Como fazer a contratação correta?

Quando chegamos nessa parte, a dúvida e o receio de contratar o funcionário errado ainda pode estar presente.

Sendo assim, depois de moldar uma boa linha dos tipos de funcionários que você deseja ter na empresa, está na hora de cuidar dos processos que irão verificar se esta pessoa é realmente qualificada para o serviço e está alinhada à cultura do seu negócio.

O conceito de ética e clareza na hora de apresentar o currículo deve ser visto com afinco, pois ainda sim existem pessoas que tentam perfurar esse sistema mentindo sobre seus dados pessoais. e/ou qualificações e experiências.

Com o desenvolvimento de uma triagem, a equipe deve estar atenta a todos os pontos apresentados, verificando se o candidato está apto para realizar entrevistas, validar qualificações, entre outras habilidades necessárias e é claro: demonstrar entusiasmo para a função.

Dúvidas na gestão da folha de pagamento?

Os percalços na gestão da folha de pagamento da sua empresa muitas vezes estão relacionadas à ausência de um time para tomar conta disso.

A melhor solução quando falamos de acabar de vez com os problemas envolvendo pagamento dos colaboradores é aderir a hierarquização de funcionários e salários, podendo assim acompanhar mais de perto toda a parte financeira da empresa e a gestão do seu negócio.

Este formato hierarquizado ajuda no cumprimento das folhas de pagamento e os funcionários conhecem a fundo quais são suas remunerações, como funcionam os benefícios, e o que devem fazer para amadurecer e ascender na estrutura da empresa.

Melhore seus processos com o Social Bank

Agora que já está mais por dentro dos desafios que sua empresa pode ter na contratação e pagamentos dos seus funcionários, e como lidar melhor com eles, ter um parceiro que auxilie nesse gerenciamento e nos processos seria incrível, não acha?

O Social Bank te ajuda nessa! Acompanhando o seu negócio e trazendo a solução certa para você.

E aí, gostou do post? Como visto, uma boa gestão do seu negócio é crucial. Logo, fique por dentro do que você precisa para melhorar a sua empresa com o Social Bank no artigo linkado acima.

Facebook Comments Box
Fechar