Como facilitar a contratação de safristas na sua usina

Por Social Bank 13 jul 21

A admissão de novos colaboradores já não é um processo tão rápido e quando se trata de contratar mão de obra temporária para safra, é preciso simplificar e ser ainda mais ágil, principalmente no período de colheita de cana-de-açúcar.

Este post vai te ajudar a descomplicar o processo de recrutamento sem precisar enfrentar a burocracia dos bancos antigos, esqueça de vez os cheques e o pagamento em espécie.

Siga nossas dicas para facilitar o dia a dia do seu time de recursos humanos, o agendamento de folhas de pagamento em lote e o pagamento por meio de uma conta digital.

Quer descobrir como agilizar a contratação de safrista e temporários? Continue a leitura.

Como as ferramentas online podem ajudar na contratação?

Hoje em dia você pode recorrer a ferramentas online para facilitar a contratação de safristas e, principalmente, os pagamentos. Desde o início da pandemia, as transações remotas tornaram-se uma ótima solução para manter a economia ativa.

O banco digital oferece um verdadeiro ecossistema financeiro, permitindo fazer transferências com total segurança. O internet banking, por exemplo, é uma ótima opção, principalmente para quem está trabalhando remotamente.

Além disso, uma boa plataforma otimiza os processos, pois oferece praticidade no gerenciamento das folhas de pagamento, com agendamentos de folhas de pagamento em lote e sem tarifas administrativas, além de agilidade e segurança.

Essas ferramentas servem também para os trabalhadores, facilitando o controle e o gerenciamento financeiro de safristas e temporários. Por meio de uma conta digital, eles podem fazer saques e transferências bancárias, bem como o pagamento de contas.

Outro ponto importante é que as ferramentas online aumentam a eficiência evitando falhas relacionadas a cálculos e minimizando a possibilidade de outros erros. Elas facilitam a contratação de safristas porque simplificam o processo, ou seja, diminuem a burocracia e vêm de encontro às necessidades que o cenário atual exige: distanciamento social.

É importante procurar as melhores soluções e garantir que a contratação de safristas aconteça com sucesso. Lembre-se de que muitas soluções digitais substituem bem as opções convencionais.

Soluções oferecidas pelo Social Bank Corporate

Abrir uma conta bancária, realizar uma transferência ou pagar um boleto são ações corriqueiras para boa parcela da população.

Mas mesmo que a quantidade de pessoas não bancarizadas venha diminuindo com o passar do tempo, muitos brasileiros não possuem qualquer relacionamento bancário, seja por não terem acesso a uma agência, serem analfabetos ou, até mesmo, estarem negativados.

Considerando as 180,57 milhões de pessoas com relações financeiras ativas em 30 de abril de 2021 de acordo com o Banco Central (BC) e a população brasileira estimada em 213 milhões em 2021 conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 32 milhões de cidadãos estão fora do sistema financeiro.

Também é importante frisar que os dados do BC contabilizam qualquer relação bancária, não necessariamente seu uso recorrente.

O Social Bank Corporate oferece diversas soluções para usinas bioenergéticas ou sucroalcoleiras que precisam contratar um alto volume de trabalhadores temporários, com o objetivo de automatizar e facilitar todo o processo de contratação e pagamento.

Cases do Social Bank

A Usina Cacaú é cliente Social Bank Corporate e ganhou mais eficiência ao automatizarem a folha de pagamento de safristas terceirizados. Antes, o pagamento era feito em cheques e, por isso, a Usina Cacaú tinha muitos problemas em relação a segurança, quando utilizava essa forma de pagamento.

Mesmo com a falta de familiaridade dos colaboradores do campo com conta digital do Social Bank, o processo passou a ser mais seguro e a educação financeira tem sido reforçada na organização.

Outro case de sucesso é da Usina Anicus que também trocou os cheques e o dinheiro em espécie pela conta digital do Social Bank. Com a mudança, os colaboradores passaram a aderir ao aplicativo gratuito do Social Bank para ter acesso ao pagamento.

A empresa também pretende expandir e implantar o Vale Presente para reconhecer os melhores colaboradores temporários.

O Social Bank Corporate oferece para as usinas uma conta digital que é feita em menos de dez minutos.

Mais agilidade para o RH da sua usina

O setor de recursos humanos, que realiza o pagamento por meio do banco, tem acesso a um portal no qual faz tanto a gestão da emissão de cartões – que podem ser pré-determinados e adquiridos com base no cronograma de pessoal da usina – quanto a realização de pagamentos, que ser feito em lotes.

Assim, no dia em que a contratação é feita, o departamento de recursos humanos entrega o cartão ao funcionário e, em questão de horas, já é possível realizar um pagamento.

Para abrir a conta digital, o profissional temporário só precisa baixar o aplicativo do Social Bank no celular, cadastrar informações básicas e tirar uma fotografia com a câmera do próprio celular.

Depois dessa etapa, ele já pode utilizar o cartão nas funções de saque, débito e crédito. Não é preciso ir a uma agência ou aguardar a chegada do cartão. Os usuários ainda têm a possiblidade de sacar os seus salários em comércios credenciados junto ao Social Bank.

A solução foi implantada para passar a movimentar a economia local, composta por pequenos estabelecimentos, varejistas, farmácias, supermercados e postos de gasolina. Nestes locais, as pessoas podem pagar suas compras com o cartão e encontrar pontos de saque.

O benefício é uma via de mão dupla. Além da facilidade de compra para o canavieiro, a roda da economia local também gira mais rápido com o maior consumo em pequenos estabelecimentos como esses.

Quer ter mais agilidade na admissão de temporários na sua empresa? Saiba como o Social Bank Corporate pode te ajudar.

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