Casa própria em alta: confira as melhores estratégias de vendas para incorporadoras

Por Social Bank 25 jun 21

A casa própria ainda é um dos maiores sonhos de brasileiros de todas as idades e classes sociais. Em contrapartida, há um grande volume de imóveis disponíveis, o que exige que incorporadoras tracem estratégias eficientes para ter um bom volume de vendas.

Mesmo em tempos de pandemia, a procura por imóveis está alta, já que em 2020 houve um aumento de 35,2% somente no primeiro semestre do ano, em comparação aos seis primeiros meses do ano anterior. Esse fato se deve à redução da taxa de juros na economia, o que permite um acesso melhor às opções de crédito.

No entanto, para sair na frente da concorrência, é preciso lançar mão de boas estratégias de vendas. Confira algumas agora mesmo!

Invista na qualidade do atendimento

Fatores como procedência e localização influenciam muito na valorização de um imóvel. Mas se a empresa não tiver um atendimento personalizado e de qualidade, as vendas podem demorar a acontecer. Isso porque, em um mercado tão competitivo, os clientes valorizam muito a forma com a qual são tratados.

Se o cliente sentir que foi ignorado ou tratado com descaso, vai procurar a concorrência. A demora no atendimento também influencia, já que, com tanta oferta, o consumidor não tem paciência para esperar ser atendido.

Então, invista em canais de atendimento eficientes e ofereça treinamento para toda a equipe da empresa, desde recepção até corretores e setor financeiro, pois o envolvimento de todos garante melhores resultados.

Aproveite os feirões da casa própria

Os feirões da casa própria são uma excelente oportunidade para fechar bons negócios. Nesse tipo de evento, os clientes são atraídos pelo preço mais acessível dos imóveis, além da facilidade promovida.

A vantagem de participar de um feirão é que as pessoas que comparecem já estão à procura de um imóvel — e algumas até já esperam o evento para comprar sua casa própria. Esse fator aumenta as chances de venda.

A visibilidade que o feirão traz para a empresa é outra vantagem, já que mesmo que o cliente não feche negócio na hora, ele vai conhecer sua marca e a qualidade dos empreendimentos oferecidos.

Trabalhe o foco no cliente

Para ter bons resultados em vendas, é necessário ter foco no cliente. Observe as necessidades e faça perguntas para identificar qual tipo de imóvel deseja e se ele tem o perfil certo para adquirir a casa própria que sonha em ter.

É importante entender por que o cliente quer um imóvel — para morar ou investir —, pois as características do bem serão diferentes. Identifique os problemas que podem impedir o fechamento do negócio e resolva essas questões o mais rápido possível.

Além disso, o cliente deve entender o valor do imóvel e os benefícios que ele terá ao fechar o negócio.

Invista em incentivos de venda

O dinheiro é um bom motivador na hora de fechar as vendas. Um corretor com entusiasmo tem mais facilidade para fechar negócios do que um profissional desmotivado.

Para deixar sua equipe com ânimo para fazer boas vendas, ofereça um Vale Presente atrativo para quem bater as metas, além das comissões. Pode ser um valor em dinheiro para ser gasto em um restaurante ou viagem, por exemplo.

Utilize gatilhos mentais

Gatilhos mentais são agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da sua zona de conforto. Explicando em miúdos, são estímulos que agem diretamente no cérebro.

Esses gatilhos funcionam de forma a persuadir as pessoas e convencê-las a tomar uma decisão. O gatilho da escassez é um dos mais eficazes na área de vendas, pois desperta no cliente o senso de urgência por medo de perder a oportunidade de comprar um bem que tanto deseja.

São vários os gatilhos que podem ser utilizados para adquirir a confiança do cliente e convencê-lo a adquirir a casa própria com sua incorporadora.

Invista em e-mail marketing

Apesar de as redes sociais estarem em alta na hora da divulgação de imóveis, você não deve esquecer do e-mail marketing. É normal que uma incorporadora tenha uma lista gigante de contatos. Então, na hora de enviar as propagandas, é necessário fazer uma boa segmentação para atingir o público-alvo correto.

O perfil de um cliente que quer comprar sua casa própria é bem diferente de alguém que quer um imóvel para investir. Por isso, a abordagem e a linguagem da propaganda devem ser diferentes em cada caso.

Crie anúncios na internet

A internet é uma ferramenta de vendas muito poderosa. Então, crie campanhas no Google, Facebook, Instagram e YouTube.

A vantagem de criar anúncios nas redes sociais é que, além de ser possível criar uma boa campanha com um orçamento enxuto, você pode segmentar a campanha por região, interesses e outras características que sejam úteis para atingir seu público em potencial.

Tenha um perfil ativo nas redes sociais

No Brasil, cerca de 134 milhões de pessoas usam as redes sociais. Esses números mostram o alto poder de alcance que as mídias sociais possuem, então, saiba usar esse potencial para aumentar o número de vendas.

Na hora de escolher os canais de comunicação adequados, é importante analisar quais são mais utilizados pelo seu público.

Invista em marketing de conteúdo

Criar conteúdo relevante é uma excelente forma de conduzir seu cliente por toda a jornada de compra e ajudá-lo a decidir mais rápido. Vale a pena investir em um blog com dicas interessantes sobre como comprar um imóvel, falar sobre taxas de juros e opções de financiamento, além de dar dicas de decoração.

Além de ajudar na atração de leads, investir em conteúdo relevante vai melhorar o relacionamento de sua marca com seus clientes e mostrar que a sua incorporadora é uma autoridade no assunto. Esses fatores influenciam na decisão de compra.

Essas são algumas das melhores estratégias de vendas para atrair clientes interessados em adquirir a casa própria. Se a sua empresa oferece imóveis de qualidade, conta com um bom atendimento e condições de pagamento diferenciadas, e tem uma equipe altamente capacitada, ela tem tudo para ser um sucesso nas vendas.

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