Entenda o que é o capital humano e qual sua importância

Por Social Bank 27 jul 21

Tão importante quanto o capital financeiro e material em uma empresa, também são as pessoas que fazem parte dela para desenvolverem um produto ou serviço. Essas são consideradas capital humano. Inclusive, elas podem ser um dos diferenciais da organização para se destacar no mercado. 

No entanto, há organização que encontra dificuldades de fazer uma gestão qualificada, o que provoca baixa produtividade e alta rotatividade de funcionários no negócio. Por isso, vamos explicar a sua relevância e formas de melhorar e valorizar esses profissionais. Assim, confira o artigo a seguir. 

O que é capital humano e qual é a importância dele para a empresa? 

O conceito de capital humano está relacionado às habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências que os colaboradores têm em uma instituição. Além disso, é o conjunto de investimentos direcionados a formação profissional e educacional da equipe para que ela entregue os melhores resultados. 

Com isso, as empresas se beneficiam de aptidões distintas dos talentos não havendo a necessidade de novas contratações. A não ser, se houver crescimento na demanda. Logo, instituições que valorizam o capital humano têm menos erros na execução das tarefas, mais produtividade, motivação e engajamento. 

Quais são os fatores que determinam o valor do capital humano na empresa? 

Os fatores que estabelecem o capital humano na organização devem ser analisados por meio das competências e características de cada um deles. Então, veja a seguir quais são eles: 

  • habilidades e qualificações; 
  • níveis de educação; 
  • experiência de trabalho; 
  • personalidade; 
  • habilidades sociais e de comunicação; 
  • inteligência emocional; 
  • criatividade; 
  • julgamento; 
  • hábitos e traços de personalidade. 

Quais são as melhores formas de aumentar o capital humano da empresa? 

Talvez, esteja pensando que melhorar o capital humano na sua empresa seja difícil ou até complexo. Todavia, saiba que algumas atitudes como promover o reconhecimento por meio de uma bonificação ou ter lideranças que inspiram é uma das atitudes. Agora, conheça outras, logo abaixo. 

Plano de carreira 

Ter um plano de carreira é fundamental para que os funcionários criem expectativas de crescimento na empresa. Por isso, estabeleça caminhos para que os profissionais possam se desenvolver. Dessa maneira, eles farão seus investimentos pessoais e profissionais. 

Empoderamento e autonomia 

Tenha uma equipe qualificada, que sabe o que está realizando e por qual motivo é possível dar empoderamento e autonomia para que os empregados tomem decisões. Entretanto, é necessário ofertar informações e ferramentas para trabalharem alinhados com a estratégia e o desejo dos empresários. Assim, as atividades serão mais ágeis gerando produtividade. 

Investimento em capacitação 

Para alcançar bons resultados é primordial investir na capacitação dos colaboradoresDessa maneira, proporcionará conhecimento, motivação, engajamento e valorização do capital humano. Além de trazer excelência nos produtos e serviços. 

Quais são as vantagens que isso traz para o negócio? 

Ter um capital humano bem qualificado é uma tendência mundial diante da competitividade do mercado. Sendo que as instituições desejam reter os melhores talentos. Logo, tanto líderes como Recursos Humanos necessitam estar preparados para identificá-los e garantir a permanência deles no negócio. Assim, quem valoriza esse conceito obtém vantagens interessantes. Confira! 

Desenvolvimento de competências 

Com o investimento no treinamento e capacitação dos trabalhadores, os resultados das entregas das atividades dos colaboradores são aprimorados. Isso eleva os índices de felicidade da equipe, aumenta a autoestima dos envolvidos e, consequentemente, a satisfação dos seus clientes. 

Cultura organizacional saudável 

Só relembrando, a cultura organizacional são os hábitos, costumes e valores de uma empresa. Desse modo, a liderança promove benefícios incentivando hábitos que são saudáveis ao negócio e mesmo para os profissionais. Nesse sentido, são criados ambientes de aprendizado para acompanhar as mudanças do mercado e o crescimento da organização. 

Atração e retenção de talentos 

Uma vez que os funcionários se sentem gratos, não buscam mudar de trabalho. Por conseguinte, há uma redução no turnover. Na verdade, para reter os talentos o líder tem papel fundamental, pois ele garantirá a transmissão dos valores em suas atitudes. Como também conduzirá as pessoas para que elas deem o máximo de seu conhecimento e prática. 

Portanto, para encontrar e reter profissionais com bons valores de capital humano é essencial escolher parceiros especializados no assunto. Eles precisam ter conhecimento e técnicas que auxiliem esse processo. 

Agora que você entendeu o que é capital humano, assine nossa newsletter para ter mais informações. 

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