Organize seu cadastro de clientes no Excel

Por Social Bank 21 maio 21

Os funcionários da sua empresa sabem cadastrar a clientela corretamente nas planilhas? É recomendado que os empreendedores façam um treinamento periódico para evitar que as informações fiquem desalinhadas ou pendentes. O tempo no expediente não deve ser desperdiçado com buscas demoradas para localizar cadastros de clientes.

Por outro lado, quando os dados dos clientes não são inseridos da forma correta, eles podem ficar desorganizados e até parar na lixeira. É exatamente isso que devemos impedir, para assegurar essas informações valiosas e manter as operações da empresa funcionando apropriadamente.

Preparamos este artigo para ajudar seu negócio a realizar o cadastro de clientes no Excel de uma forma rápida e eficaz. Siga com a leitura!

Qual a importância do cadastro de clientes no Excel?

O cadastro de clientes no Excel é essencial para a gestão do negócio. A planilha deve ser atualizada sempre que surgirem novos dados para serem alocados. Essa é uma estratégia que serve para beneficiar a sustentabilidade da empresa. Além da lucratividade, já que a cada novo cadastro na plataforma, surge uma oportunidade de negócios.

Sem esse cadastro, não é possível monitorar os dados dos indivíduos interessados nos seus produtos ou serviços. Até os gastos com divulgação são reduzidos. Quando temos os contatos dos clientes arquivados, é possível economizar com publicidade. Por isso, todo empreendedor deve estar ciente desses assuntos que estão relacionados ao bom funcionamento da empresa, independentemente do porte.

Por que manter a lista de contatos padronizada?

Quando os empreendedores se preocupam em manter a lista de contatos padronizada, conseguem aumentar a produção dos funcionários. Um dos benefícios dessa organização é reconhecer o perfil dos seus clientes, assim como as preferências, compras recentes e formas de pagamento. Somente com o controle da planilha no Excel é possível manter sua empresa lucrando.

Geralmente a clientela gosta de comprar em um determinado momento, seja na data de aniversário ou no final do ano. Por mais que essas informações sejam tão específicas, ainda é possível estar ciente delas com uma lista padronizada. Por isso, informe aos gestores e colaboradores a necessidade de deixar a lista atualizada toda semana ou mês. Isso é imprescindível para aproveitar ao máximo essas informações.

Como usar a planilha para cadastrar clientes?

De forma geral, a planilha de cadastro de clientes no Excel deve ser dividida como uma tabela. Cada coluna deve indicar um tipo de informação, como número do cliente, nome do contato, endereço de e-mail e número de telefone, respectivamente. Deixe um campo livre para alocar dados específicos de algum contato, como o período de compras ou o tipo de produto que costuma ser comprado.

Seguindo essas dicas incríveis, fazer o cadastro de clientes no Excel vai ser muito mais prático. Evite ao máximo deixar os dados da clientela espalhados no próprio arquivo ou em outros documentos no computador ou na nuvem. Afinal, são informações e dados pessoais importantes que devem ser de fácil acesso para os funcionários da sua empresa. Por isso, siga a planilha com bastante cuidado e rigor.

Esperamos que tenha gostado do texto! Se você aprecia o nosso conteúdo, aproveite que está em nossa página para assinar a newsletter. É a melhor forma de acompanhar as próximas atualizações do blog e conhecer novas dicas para fazer seu negócio crescer cada vez mais!

Facebook Comments Box
Fechar