Bonificação de fim de ano: drible a alta dos preços e comemore com seu time

Por Social Bank 20 out 21

Uma equipe desmotivada e sem engajamento pode fazer com que uma empresa perca muita competitividade em seu mercado. Para atenuar esse tipo de problema, muitas companhias veem, na bonificação de fim de ano, uma maneira de despertar um sentimento de pertencimento em seus colaboradores, mostrando que a organização reconhece todos os esforços feitos por eles ao longo do ano.

Fato é que a pandemia fez com que muitas empresas reduzissem a sua capacidade produtiva e isso colocou em xeque a disponibilização de recursos para esse tipo de bonificação. Porém, tendo em vista os benefícios, muitos gestores encaram a entrega desse reconhecimento como investimento em capital humano. Isso porque ela satisfaz os colaboradores e, ao mesmo tempo, abre margem para mais motivação no ano seguinte.

Dada essa relevância, neste artigo, vamos entender como é possível driblar as altas de preço e garantir uma boa bonificação para a sua equipe, além de nos aprofundarmos nas vantagens de manter essa prática. Confira!

Qual é a importância de oferecer uma bonificação de fim de ano para os colaboradores?

A bonificação é uma forma de a empresa mostrar ao colaborador, de forma prática, o quanto o valoriza, considerando-o mais do que um número. Esse é um dos princípios da gestão humanizada, um dos pilares da gestão moderna que enxerga no colaborador uma pessoa que tem os seus interesses e suas necessidades. 

Quanto mais o colaborador recebe esse reconhecimento da empresa e percebe que é um movimento genuíno, mais ele veste a camisa e trabalha para que a corporação alcance os seus objetivos. Afinal, ele é parte disso e se sente assim. Entre os principais benefícios da disponibilização de bonificação de fim de ano, podemos destacar os indicados abaixo.

Aumento da criatividade e da produtividade

O colaborador estará mais motivado para entregar resultados e mais criativo, pois sabe que a empresa reconhece o seu trabalho e que ele pode buscar coisas maiores dentro da corporação.

Aumento da retenção de talentos

O Brasil, por uma série de fatores econômicos e sociais, infelizmente perde muitos de seus talentos para empresas do exterior. Em contrapartida, o sistema educacional brasileiro e a falta de boas políticas públicas não dão a reposição necessária para várias demandas do mercado de trabalho Nesse cenário, as empresas que conseguem reter os seus talentos ganham um diferencial competitivo, e a bonificação de fim de ano pode ser um dos motivos.

Melhora do relacionamento

Em algumas empresas, a relação entre colaboradores de posições diferentes tende a não ser tão harmoniosa e isso pode ser extremamente prejudicial para os negócios. As sinalizações de reconhecimento da empresa, tratando todos os funcionários igualitariamente, é um fator que contribuirá para que haja uma maior harmonia no ambiente corporativo.

Possibilidade de um melhor compartilhamento de lucros

Nem toda empresa tem condições de criar um plano de participações nos lucros e resultados e essa também é uma potencial causa da perda de talentos. Ao dar uma recompensa, como a de fim de ano, a empresa pode deixar claro que isso faz parte de uma redistribuição de parte dos lucros. Isso criará uma vinculação entre bonificação e produtividade, que pode ser interessante para a motivação dos colaboradores.

Como driblar o mau momento econômico e oferecer a bonificação?

Já entendemos os benefícios de oferecer a bonificação de fim de ano para os seus colaboradores. Agora, é hora de saber como é possível disponibilizar esse recurso mesmo em um momento de crise econômica, com os preços altos e a retomada gradual da economia. Veja abaixo algumas dicas.

Crie um orçamento

Por mais que a disponibilização de bonificações seja um investimento na motivação dos colaboradores, com aumento da produtividade e da harmonia, a empresa não pode simplesmente pegar uma parte de suas receitas e distribui-la. É importante que seja criado um orçamento para essa finalidade, pois, assim, será possível dar o devido reconhecimento à equipe, sem prejudicar o capital de giro da corporação.

Crie um plano de bonificações

A bonificação de fim de ano é um dos benefícios que a empresa pode oferecer e, para viabilizá-los, é importante que seja criado um bom planejamento. Além da criação do orçamento, outros fatores precisam ser analisados, como a definição dos valores, a forma como os recursos serão repassados, a data etc. 

Quanto mais alinhado for o processo, mais fácil será a disponibilização, reduzindo a margem de erros e a possibilidade de incoerências que podem levar à insatisfação e ao senso de injustiça. Você não quer deixar ninguém de fora, não é mesmo?

Capriche no evento de entrega

Mesmo que a empresa não tenha um valor tão alto para disponibilizar, pode oferecer um evento de entrega de bonificações que integre os colaboradores e até suas famílias. Nesse encontro, o gestor poderá entregar, também, prêmios simbólicos para os destaques do ano, como presentes, medalhas, troféus etc. 

O importante é mostrar que a empresa está empenhada em tornar o fim de ano mais significativo, apesar das dificuldades, e que o ano seguinte pode ser o recomeço.

Vincule a bonificação à receita

Uma maneira de driblar a baixa de vendas e oferecer bonificações é atrelando o valor da bonificação à receita. Os colaboradores entenderão o momento econômico relacionado à pandemia e, no ano seguinte, com a situação mais estável, eles farão o máximo para produzir mais e receber uma quantia maior. Ao mesmo tempo, a empresa consegue justificar o valor não tão alto deste ano.

Como vimos, a bonificação de fim de ano pode ser o fator de diferença para que o seu negócio ganhe colaboradores mais motivados e identificados com a empresa. Mesmo em um ano difícil, com aumento dos preços e outros problemas econômicos, é possível e necessário disponibilizar essa premiação para os funcionários. Um ponto que deve ser ressaltado é a maneira como você oferecerá ela, pois é importante que seja por meio de uma empresa especializada, que torne o processo simples e objetivo para os colaboradores.

Gostou do artigo? Quer saber como viabilizar a distribuição de bonificações de fim de ano para os colaboradores de sua empresa? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.

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