Admissão digital: o que é e qual a sua importância?

Por Social Bank 11 maio 21

A admissão digital é uma maneira simples e dinâmica de receber um novo profissional na empresa. O processo de recrutamento e seleção é extenso, cheio de burocracias, documentos, contratos e cópias. Mas não é preciso ser assim.

Isso mesmo! A tecnologia tem melhorado diversos setores e o departamento de Recursos Humanos não ficou de fora. A informatização chegou para facilitar esse processo, garantindo qualidade no uso do tempo e descomplicando o processo admissional. Quando um novo talento é contratado, é necessário que toda a papelada esteja correta. Por isso, uma conferência ágil e efetiva é fundamental.

Pensando nisso, elaboramos este post. Nele, você vai saber tudo sobre essa modalidade de admissão que está fazendo sucesso no mundo corporativo, bem como compreender por que adotá-la na sua empresa. Confira!

O que é admissão digital?

Nada mais é do que a contratação de colaboradores usando ferramentas e plataformas digitais. Esse processo pode ser executado parcialmente, trocando somente alguns procedimentos de admissão presencial de candidatos aprovados por práticas online, ou completo, providenciando todos os trâmites de forma virtual.

Admissão tradicional x admissão digital

A admissão de funcionários é uma das principais tarefas da gestão de pessoas, mas é bastante burocrática e cansativa. Esse modo tradicional de contratação ainda é comum na maioria das companhias, onde podemos ver visitas constantes de candidatos, pilhas de documentos, arquivamento da documentação e digitação de dados para cadastrar o empregado.

A admissão digital veio para simplificar essa atividade, a fim de economizar tempo. Ela está entre as maiores tendências de RH da atualidade, pois agrega bastante valor ao negócio. Em relação ao processo tradicional, essa virtualização é executada da seguinte forma:

  • o novo colaborador tem autonomia, pois preenche todos os dados na ficha cadastral;
  • a documentação é enviada por dispositivos (celular, tablet, computador), reduzindo arquivos físicos;
  • o RH acompanha e confere os documentos na plataforma online;
  • todos os registros são digitalizados ao final do processo.

Tudo isso eleva a produtividade do RH e proporciona mais eficiência, por meio de contratações mais práticas, ágeis e simples. Isso é possível graças à conferência automatizada dos dados fornecidos, como a legitimação do cadastro no eSocial. Esse procedimento é muito importante, pois a omissão ou divergência de dados dos empregados pode gerar multas para a empresa.

Portanto, a admissão é uma forma de garantir a segurança dos dados sem o desperdício de tempo para autenticar cada documento enviado manualmente. Além disso, esse processo pode ser acompanho em tempo real, pois registros são catalogados em um só local. Logo, se houver divergência ou ausência de dados, é possível comunicar o candidato e resolver as pendências com rapidez.

Quais são os benefícios?

São muitas as vantagens que podem convencê-lo a adotar a admissão digital. Confira as principais.

Otimiza o tempo

Pense no tempo gasto pelos profissionais de RH na busca de um profissional contratado nos inúmeros arquivos físicos que o departamento possui. Sem falar no transtorno quando alguma documentação não é colocada na caixa (ou pasta) correta ou quando é danificada ou perdida.

Além das horas perdidas para solucionar o problema, alguns conflitos internos podem surgir, criando um clima de incompetência no setor ou na empresa. Logo, a admissão digital agiliza o procedimento, bastando fazer uma pesquisa rápida no sistema para encontrar as informações do funcionário.

Desburocratiza processos

A burocracia é uma grande inimiga da inovação e da produtividade, pois impede o fluxo de processos internos da empresa, que dependem da aprovação e do esforço de outros departamentos para prosseguir com as atividades.

Quando o assunto é contratação de colaboradores, isso fica mais claro. Afinal de contas, é preciso aguardar respostas dos contadores e de órgãos trabalhistas para, finalmente, contar com o novo funcionário dentro da organização.

Com a admissão virtual, o andamento interno muda muito, já que tudo é feito por meio de uma ferramenta digital. Além disso, vale reforçar que os dados podem ser integrados a outras plataformas fiscais, como o eSocial. Assim, a desburocratização não ocorre somente na contratação, mas também no momento de prestar contas.

Garante a conformidade de informações

O RH tem a missão de estar alinhado com a legislação trabalhista. Uma das maiores dificuldades da admissão convencional é manter as fichas de cadastro completas e atualizadas, evitando quaisquer penalidades de auditores e órgãos governamentais.

Digitalizar essa demanda significa:

  • menos processos trabalhistas;
  • menor risco de vazamento de dados confidenciais, pois somente profissionais autorizados podem logar no sistema;
  • mais tranquilidade durante auditorias, pois todas as informações ficam integradas na ferramenta de gestão.

Favorece a escolha dos melhores profissionais

Ao longo do processo de contratação, o profissional do RH tem de tomar decisões importantes, como quais perguntas devem ser feitas, quem vai passar para a próxima etapa e, por fim, quem será admitido.

A tecnologia dá dinamismo a esse processo, pois os softwares de recrutamento contam com inteligência artificial para detectar, no banco de candidatos, talentos com aptidão comportamental e técnica para cada vaga conforme a cultura da organização. Logo, fica mais fácil selecionar os melhores profissionais.

Assegura a sustentabilidade operacional

A sustentabilidade é uma realidade tanto social quanto empresarial, e a empresa que não adota essa conduta não é bem-vista pelos funcionários, clientes, fornecedores e parceiros. Portanto, investir em práticas menos danosas ao ecossistema é indispensável, e a admissão digital se encaixa perfeitamente nessa demanda. Aliás, usar recursos virtuais é sempre a melhor saída para atender essa demanda, já que evita a impressão de centenas (ou milhares) de documentos no dia a dia da empresa.

Oferece uma experiência inovadora

O Recursos Humanos é o primeiro contato do candidato com a instituição. Portanto, é importante que esse setor garanta que ele tenha a melhor experiência em todas as fazes do processo de contratação.

Garantir que o próprio talento se admita, ao preencher dados pessoais e enviar documentos, é uma experiência valiosa, pois reduz custos de deslocamento e locomoção. Essa flexibilidade permite que ele encaminhe todas as informações a qualquer hora e lugar.

Viu só como a admissão digital pode aprimorar a vida do RH e dos candidatos? Esperamos que este conteúdo tenha convencido você a adotar esse recurso tecnológico no processo de recrutamento, seleção e contratação para garantir uma experiência sólida e elevar a competitividade desse setor.

Se você achou o artigo útil, assine nossa newsletter para receber notificações quando postarmos novos materiais em nosso blog.

Facebook Comments Box
Fechar