Acompanhe o desempenho financeiro da sua empresa com esses 7 indicadores

Por Social Bank 23 abr 21

O indicador financeiro é uma ferramenta de grande utilidade para qualquer organização. Isso, porque por meio dela é possível identificar e acompanhar o desempenho financeiro, e avaliar a realidade e os resultados das vendas.

Assim, com bases nos dados, os gestores podem realizar planejamentos, traçar novas estratégias de gestão e tomar decisões mais eficazes de acordo com as necessidades da empresa. Além disso, embora cada organização atue em um determinado ramo, existem alguns indicadores que podem abranger a maior parte dos negócios.

Para entender melhor sobre o assunto, separamos 7 principais indicadores financeiros e como acompanhá-los. Confira!

1. Faturamento

O faturamento é de suma importância para a saúde financeira da organização. Por meio deste, é possível acompanhar a somatória dos serviços realizados em um determinado período, como também os valores alcançados com as vendas de produtos. Assim, o gestor consegue identificar se a organização está conseguindo obter desempenho nas vendas, gerando caixa suficiente para obter lucro e cobrir os custos.

2. ROI

O retorno sobre o investimento, também conhecido como ROI (Return Over Investiment), é um indicador que acompanha a relação do dinheiro obtido, investido ou perdido em um empreendimento. Deste modo, é possível analisar o potencial da geração de lucro e ainda verificar o quanto a empresa obteve de lucro líquido a cada valor investido por terceiros ou proveniente de capitais próprios.

3. Ponto de equilíbrio

Também chamando de break even, o ponto de equilíbrio é uma ferramenta que determina o lucro mínimo que é preciso para realizar o cumprimento dos custos operacionais. Com isso, quando o ponto de equilíbrio é atingido, o gestor consegue verificar que a organização não está tendo lucro nem prejuízos.

4. Ticket médio

Este é outro indicador de desempenho financeiro de extrema importância. Isso porque ele mostra, em um determinado período, o valor médio de vendas, sendo possível realizar projeções financeiras. Mas, é necessário acompanhá-lo com frequência, para identificar o desempenho de vendas e ainda obter resultados que possam proporcionar novas estratégias de marketing.

5. Receita bruta

Esse indicador compreende o lucro total resultante dos serviços da empresa, como a venda de produtos. Assim, é possível mensurar o valor obtido pela organização, sem levar em consideração as despesas. A quantificação da receita bruta também é utilizada como base para computar outros indicadores, como ROI, Ebtida, margem de lucros, entre outros.

6. Custos variáveis

Pelos custos variáveis, é possível verificar as despesas que estão diretamente associadas com a produtividade da organização, em proporção ao seu nível de atividade. Com isso, é possível acompanhar a conta de energia, comissões de vendas, matéria-prima etc.

7. Margem de lucro líquida

Esse indicador mostra o cálculo quantitativo do prejuízo ou lucro da empresa, após serem consideradas todas as despesas. Dessa forma, permite ao gestor verificar o lucro líquido da organização de uma maneira bem clara, mas desde que não seja utilizado como único padrão para analisar o desempenho, pois o potencial de lucro pode se mostrar positivo nos casos de prejuízos momentâneos.

Como vimos, há diversos indicadores de desempenho financeiro que são importantes tanto a avaliação da organização quanto para possíveis tomadas de decisão perante aos investidores e fornecedores, pois a utilização de sistemas especializados e eficientes permite a coleta de dados e análises em tempo real. Com isso, o gestor pode elaborar funções mais estratégicas para proporcionar melhorias para a empresa.

Gostou do nosso conteúdo e quer trazer melhores resultados de gestão para a sua empresa? Então assine a nossa newsletter e receba informações valiosas em seu e-mail.

Fechar