Veja algumas ações de engajamento para o segundo semestre de 2021!

Por Social Bank 09 set 21

As ações de engajamento é uma ótima estratégia para quem busca potencializar o desempenho da equipe, pois sabemos que mesmo diretamente ou indiretamente os colaboradores tem um forte impacto em todos os processos da empresa.

Por isso, todas as áreas da organização precisam estar alinhadas para que os resultados possam ser alcançados com êxito. Nesse caso, é necessário se atentar para o fator humano com o intuito de engajar o trabalhador e valorizar o seu potencial na busca constante de entregar o melhor.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, continue com a gente e veja a relação entre o engajamento e a produtividade, além de algumas ações que podem ser adotadas nas empresas. Acompanhe!

Qual é a relação entre o engajamento e a produtividade da equipe?

Um dos principais responsáveis para que uma organização atinja excelentes resultados é o engajamento dos funcionários. Pois, uma equipe bem engajada não desenvolve suas atividades somente pelo salário e obrigação, mas por uma relação de reciprocidade com a empresa.

Portanto, para fazer com que os negócios cresçam é importante investir constantemente na gestão de pessoas, para que os trabalhadores possam estar desempenhando o seu maior potencial e oferecer mais á empresa. Afinal, manter os colaboradores felizes ajuda a proporcionar uma ambiente mais agradável, obtendo uma relação saudável e condições favoráveis com a equipe.

Isso faz com que eles tenham mais comprometimento com a produção, resultando em produtos de melhor qualidade para os clientes. Caso contrário, uma equipe desmotiva certamente contribuirá para a baixa produtividade, fazendo com que os resultados estejam bem distantes do esperado.

Quais as ações que podem ser adotadas para aumentar o engajamento das empresas?

Para aumentar o engajamento dos colaboradores há algumas estratégicas que podem ser adotadas. Isso não significa necessariamente que precisa aumentar os benefícios e salários, já que, na maioria das vezes, isso pode ser economicamente inviável para a empresa. Para demonstrar essa prática, veja, a seguir, as melhores ações de engajamento para tornar a sua equipe mais produtiva!

Investa na comunicação

Essa é uma ação que pode parecer mais um detalhe no dia a dia, mas a falta de uma boa comunicação pode desmotivas os funcionários como também interferir na execução das tarefas. Por isso, investir na comunicação interna é essencial para que os diálogos sejam transparentes, onde os trabalhadores têm o seu ponto de vista e opinião valorizadas, além de serem informados sobre decisões importantes.

Dessa forma, os colaboradores podem contribuir para as melhorias da organização, visto que, estarão mais confiantes e preparados para levar as informações adequadas para os fornecedores e clientes.

Promova treinamentos

Outro fator comum que as empresas enfrentam são os trabalhadores acomodados, que ficam desanimados e conformados com seus afazeres, tornando propícia a entrega de resultados medianos. No entanto, os desafios na medida certa pode fazer com que o colaborador queira evoluir, aprender mais e ainda aumentar a sua autoestima, pois será capaz de superar e enfrentar problemas.

Para isso, é importante oferecer treinamentos, trazendo palestras motivacionais, inovações do mercado e workshops, com o objetivo de incentivar os funcionários a aumentar a criatividade e melhorar processos, como também colocar em prática novos aprendizados. Além disso, promover treinamentos ajuda a incentivar a troca de conhecimentos e experiências entre os trabalhadores, pois sempre há um caso que contribui, seja uma história de vida, reflexão pessoal ou know-how.

Ainda para tornar os treinamentos inesquecíveis, vale a pena entregar brindes personalidades, que tem o intuito de aumentar a percepção e recompensa de todo o valor do processo, além de ser uma lembrança dos momentos vividos.

Fortaleça a cultura organizacional

As ações para engajamento dos colaboradores exigem esforço e estratégias bem determinadas, elas não podem acontecer de modo esporádico, visto que corre o risco de não dar um retorno consistente. Por isso, é fundamental não esperar o desempenho de a equipe diminuir para pensar em recuperar todo o processo. É preciso antecipar-se e fazer com que as estratégias de engajamento façam parte do planejamento interno, a fim de fortalecer a cultura organizacional. Dentre alguns exemplos, podemos citar:

  • respeitar os momentos de descanso;
  • prezar pelo bem-estar mental e físico do colaborador;
  • estimular atividades culturais;
  • realizar eventos para favorecer a interação do time;
  • buscar parcerias para melhorar a qualidade de vida e beneficiar o trabalhador.

Reconheça e recompensar os esforços

Uma das ações de engajamento mais eficaz é demonstrar o reconhecimento pelo bom trabalho e recompensar a equipe pelos esforços. Existe uma proporção entre feedbacks negativos e elogios para o desenvolvimento de uma boa interação e comunicação.

Para o cérebro humano, a cada aspecto negativo, ele precisa de pelo menos 3 elogios para estimular a melhoria continua e manter-se equilibrado. Quando isso não acontece, o colaborador pode sentir-se desmotivado.

Por isso, uma boa estratégia antes de uma reprovação, é adotar hábitos para reconhecer comportamentos por meio de elogios, aumentando a motivação e a percepção de que o colaborador é valorizado.

Como essas ações impactam nos resultados da organização?

As ações de engajamento trazem resultados positivos para a empresa, pois quando o funcionário está motivado ele passa a desempenhar um trabalho de valor, além de desenvolver suas tarefas com mais exatidão. Em consequência, a organização passa a perceber:

  • aumento da retenção de talentos;
  • melhor entrega de produtos ao consumidor final;
  • resultados acima do esperado.

Assim, podemos ver que há uma troca entre o colaborador e a empresa, onde ambos se entregam parcialmente para realizar suas atividades e assegurar o equilíbrio. Quando a organização se desempenha mais, consequentemente o funcionário retribui oferecendo melhor os seus serviços. Mas, quando não há meios de motivar, há uma maior tendência de o trabalhador acabar se frustrando.

Portanto, as ações de engajamento não é apenas uma troca financeira, mas outros aspectos considerados importantes e que precisam ser contemplados. Por isso, aumente o potencial dos seus funcionários e invista em estratégias que vai garantir mais motivação e excelentes resultados.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida sobre a melhor ação para o seu negócio? Então entre em contato e fale com um de nossos consultores.

Facebook Comments Box
Fechar