Ações de endomarketing para implementar agora no seu negócio

Por Social Bank 10 set 19

Um estudo da Universidade de Warwick constatou que a felicidade dos funcionários aumenta em 12% a produtividade das equipes. Se você não se preocupa com o clima organizacional, é hora de começar. Listamos 7 ações de endomarketing para implementar agora e reter seus melhores funcionários.

Mas primeiro, algumas considerações importantes sobre a necessidade de engajar, motivar e educar seus colaboradores. Entre os principais motivos, estão:

01. Atendimento eficiente

Afinal ter uma comunicação voltada ao colaborador se tornou o primeiro passo em direção ao atendimento mais eficiente. Certamente uma equipe que se sente “bem atendida” pela empresa, consequentemente atenderá bem os seus clientes.

Antes de tudo faça com que eles acreditem no propósito da sua empresa, e para isso é necessário mante-los atualizados e engajados com a cultura, para que realmente vistam a camisa do seu time!

02. Retenção de talentos

Uma empresa que se propõe a ter gente valorizada e com sentimento de pertencer a uma cultura de pessoas em primeiro lugar, sejam elas colaboradores ou clientes, certamente, conquistará os melhores em cada área para desenvolvê-los como futuros líderes.

O que fazer, então, para demonstrar reconhecimento de forma que seus colaboradores se sintam, de fato, valorizados?

Dentre as ações de endomarketing que comumente são feitas para envolver o colaborador, estão as seguintes:

Comunicação interna bem estruturada

A comunicação é essencial para que os objetivos sejam atingidos. Por isso você deve compreendê-la como ferramenta estratégica e utilizá-la para impulsionar o seu desempenho e o seu sucesso financeiro. Caso necessário convença a todos os colaboradores sobre o seu real valor e os envolva no que realmente importa. De fato quanto maior o alinhamento entre equipe e assuntos organizacionais, como metas, novos processos, expansão de produtos/serviços, melhor para todos os envolvidos.

Comunicação institucional e organizacional. Conheça as diferenças!

Em resumo, a comunicação institucional envolve qualquer esforço para divulgar a instituição publicamente e compartilhar suas propriedades intelectuais, como histórico, valores, missão, visão e propósito. As divulgações feitas tem como objetivo a formação da identidade e da imagem positiva do seu negócio em relação à opinião pública.

Geralmente, o profissional da área de relações públicas é responsável por manter o relacionamento com jornalistas, assessoria de imprensa local, agências de publicidade/propaganda e, para isso, utiliza diversas ferramentas como o marketing social, o marketing cultural, entre outras.

Já a comunicação organizacional é responsável pela gestão dos relacionamentos com os públicos (internos e externos) de uma organização. Neste artigo, estamos falando da comunicação organizacional interna aplicada para ter sintonia de interesses e alinhamento entre a empresa e seus colaboradores.

Desenvolva seus funcionários

É certo que o salário não é o único diferencial. As pessoas observam o que a empresa tem a oferecer e, não se engane, elas consideram vantajosas empresas que investem no desenvolvimento pessoal e em competências profissionais.

Na prática, você pode dar a oportunidade dos seus colaboradores escolherem, entre cursos relacionados a área de atuação ou não, aqueles que mais os interessam. Isso pode ser um gesto valorizado por parte da sua equipe, uma vez que, terão o direito de escolher o que for mais importante para eles, naquele momento.

Talvez você esteja pensando que investir na capacitação e no treinamento do seu melhor funcionário o tornará tão bom que ele vai querer procurar outras oportunidades. Mas, pelo contrário, percebendo que a gestão investe e reconhece seu valor, cada vez mais, ele seguirá motivado para trazer maiores resultados.

03. Pesquisa de clima organizacional

A competitividade é alta, o clima é de pressão, e perceber como seus colaboradores sentem e reagem às mudanças é crucial para manter o clima organizacional leve e favorável. Ouça o que eles têm a dizer implementando pesquisas de clima (periódicas).

Essa ferramenta também ajudará você a notar se pessoas do seu negócio tem desavenças umas com as outras. Quer você queira, quer não, isso acontece. Mas antes de tomar qualquer decisão, é importante que você ouça os dois lados. Por isso, chame os funcionários para uma conversa e seja empático, se coloque no lugar de uma outra pessoa.  Ao fazer isso, você conseguirá compreender as razões para este comportamento e irá administrar melhor esta situação.

Uma boa ideia é promover atividades que vão além das tarefas diárias, por exemplo, programas ou treinamentos para que seus colaboradores possam interagir, conhecendo-se melhor e estreitando laços.

04. Dar feedback mensal

Para que a evolução seja constante, crie a cultura de feedback no seu negócio. Primeiramente, avalie a performance dos seus colaborador e exponha isto a eles em uma conversa. Você pode diagnosticar e analisar o comportamento de um colaborador durante um período, levantando pontos satisfatórios e insatisfatórios.

O melhor de tudo é que você pode fazer o feedback a qualquer momento, sem precisar de processos formais ou robustos. Por exemplo, uma avaliação de desempenho efetiva, trará aprimoramento profissional para todo o time. Por outro lado, é ideal que você monitore a evolução dessas pessoas, então, crie formas de medir o desempenho. Depois, volte a compartilhar suas análises e percepções em novos feedback em prol de bons resultados.

05. Esteja disposto a ouvir novas ideias

Sente-se à mesa com seus colaboradores, abra os ouvidos e mostre-se interessado pela forma com que pensam. Ao fazer isso, na opinião do americano Rhett Power, especialista em empreendedorismo, você têm ainda mais chance de sucesso.

Tentar pensar fora do seu ponto de vista (nem que seja a partir de um ângulo de outra pessoa) pode fazer com que você perceba a solução de um problema. Por isso, busque compreender os diferentes pontos de vista e questione os seus próprios.

Além disso, vale lembrar que ninguém sabe de tudo. E que empregados e pessoas aparentemente “leigas” em seu negócio, podem ter ótimas sugestões. Dê uma chance a eles.

06. Reconheça seus colaboradores

Seus colaboradores fazem um bom trabalho? Então mostre reconhecimento. Esse é um item básico para um bom clima organizacional. Imagine que sua empresa funciona como em um jogo de video game. A cada fase, o personagem tem obstáculos e resultados a serem atingidos para poder ir recolhendo pequenos prêmios e avançando de fase. É assim que devemos encarar a meritocracia: reconhecer os melhores colaboradores que apresentam o comportamento dentro ou acima do esperado.

É preciso estabelecer com clareza quais são os critérios para a premiação. Isso é fundamental e individual de cada empresa. Por fim, alinhe quais as premiações possíveis dentro da empresa, como a promoção de funcionário, uma viagem ou um cartão pré-pago de incentivo e reconhecimento para ele escolher onde e como gastar.

07. Promova eventos internos

Empresas dos mais diversos setores vêm investindo na produção de eventos internos voltados a seus colaboradores. E essas atividades costumam criar mais integração e menos rotatividade, ou seja, uma relação mais próxima entre gestores e funcionários.

Como consequência, os colaboradores tendem a ficar mais produtivos e se sentem motivados, já que a empresa também demonstra seu compromisso com o aperfeiçoamento interno e a manutenção de um ambiente organizacional mais saudável.

Dentre os tipos de eventos internos para organizar, estão:

●      Palestras

●      Cursos, oficinas, treinamentos e workshops

●      Mesa-redonda (com convidados ou pessoas da própria organização)

●      Reuniões para demonstração de resultados (semanais ou mensais)

●      Confraternizações (happy hour)

Bônus! Confira abaixo três dicas de endomarketing digital para atrair e reter profissionais sem precisar gastar fortunas.

Como as pessoas estão cada vez mais conectadas e têm utilizado com frequência a internet, é interessante também valer-se da tecnologia para interagir com os colaboradores.

Mas antes de propor uma cultura digital, avalie se a cultura organizacional da sua empresa está em consonância com as inovações. Caso os processos ainda não estejam automatizados, é melhor prorrogar a adesão ao endomarketing digital. Se você estiver pronto aqui vão três dicas para engajar profissionais.

01. E-mails

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não usar uma estratégia de e-mail marketing no seu negócio, estudos recentes revelaram que o e-mail ainda têm sua eficácia. De acordo com relatório da The State of Email Engagement, produzido em parceria com a empresa de pesquisa global Demand Metric, para muitas organizações, o e-mail continua sendo o principal canal utilizado para divulgação de campanhas de marketing, pois, entre outras vantagens, é o meio que apresenta a melhor relação custo-benefício.

Como todo bom profissional tem o hábito de checar a caixa de entrada, várias vezes, ao longo do dia, sua mensagem enviada por e-mail não passará despercebida.

Dentre os conteúdos que você pode disparar para sua base interna de colaboradores, estão: e-mails de relacionamento, como mensagens de aniversário, newsletter, comunicados e informes de resultado. Por exemplo, uma ferramenta gratuita, bastante recomendada, para esta tarefa é o MailChimp.

02. WhatsApp Business

Independente do tamanho do seu negócio, o WhatsApp Business ajudará você a escalar a comunicação com seus colaboradores, além de tratar com agilidade de questões rápidas e objetivas. Além disso a plataforma de mensagens também pode ser usada como recurso chave na sua estratégia de engajamento com a equipe.

03. Ouvidoria digital

Os seus colaboradores podem se sentir constrangidos ao compartilhar sugestões relevantes em público. Por isso, ma forma de ajudá-los a se sentirem mais confortáveis é oferecer a eles um canal para troca de e-mails direto com a gestão ou departamento de recursos humanos. Que tal?

Se você já estiver nesse caminho, conte pra gente nos comentários o que você já aplica de ações de reconhecimento em sua empresa! Afinal, sua opinião é muito importante para nós!

Facebook Comments Box
Fechar