8 tecnologias e apps para ajudar na gestão de RH

Por Social Bank 20 dez 21

Com a transformação digital, a tecnologia da informação vem sendo colocada como espinha dorsal nas estratégias corporativas. Um dos setores que mais tem se beneficiado da utilização das plataformas digitais é o setor de RH, que pode usar aplicativos e softwares que ajudam no controle de atividades, avaliação de desempenho, comunicação com os trabalhadores e outras tarefas.

Os softwares de RH são soluções desenvolvidas para automatizar todas as tarefas burocráticas do departamento pessoal, reduzindo erros, eliminando processos repetitivos e burocráticos, além de centralizar dados para análises posteriores. Com o uso dessas ferramentas, a contratação se torna mais certeira e a retenção de talentos fica mais facilitada, pois é possível mapear o desempenho de cada profissional.

Neste post, fique por dentro da importância das tecnologias e apps, conhecendo as principais ferramentas que podem ajudar na gestão do RH. Confira!

1. Xerpa

Para começar, vamos apresentar a Xerpa, que é uma plataforma online que apresenta funcionalidades que otimizam a gestão de RH. Com essas ferramentas, é possível gerir questões como admissões, férias, holerites, desligamentos, entre outros processos relacionados. 

A ferramenta foi desenvolvida para reduzir as burocracias e atividades repetitivas, liberando os profissionais de RH para terem mais tempo para atividades estratégicas. Um dos benefícios marcantes dessa plataforma está na facilidade para o recolhimento de documentação pré e pós-admissão, respeitando sempre a LGPD. Essa facilidade possibilita uma maior agilidade na contratação.

2. Gupy

A Gupy oferece funcionalidades para o recrutamento, seleção e admissão, com duas soluções completas. A ferramenta contribui para a padronização de processos, com a centralização de dados, permitindo assim que os recrutadores, gestores e demais profissionais envolvidos possam acompanhar o andamento dos processos seletivos.

A Gupy facilita a identificação dos candidatos mais alinhados às aptidões relativas à vaga ofertada pela empresa, com o auxílio da Gaia — inteligência artificial desenvolvida para aprimorar os processos de recrutamento e seleção. 

Com o uso dessa tecnologia, o índice de acerto na hora da triagem aumenta consideravelmente, reduzindo uma série de atividades burocráticas e repetitivas e permitindo que os profissionais do RH possam se dedicar a outras atividades mais estratégicas.

3. Recruta Simples

O Recruta Simples é outra plataforma desenvolvida para otimizar o processo de recrutamento e divulgação das vagas. Ao utilizar essas ferramentas, a empresa tem a oportunidade de publicar a sua vaga em mais de 60 postais, sem grandes burocracias.

O sistema contribui para uma triagem inicial, possibilitando que a empresa tenha acesso apenas a candidatos que apresentam as qualificações exigidas de acordo com o perfil da vaga. Dessa maneira, os profissionais de RH ficam responsáveis apenas pelo refinamento dos currículos já pré-selecionados, para escolher os candidatos que vão prosseguir no processo seletivo. Além disso, os dados dos candidatos são centralizados, facilitando a gestão e a análise.

4. Runrun.it

Quando o assunto é organização, produtividade e desempenho, a Runrun.it é uma das ferramentas mais tradicionais utilizadas por profissionais dos mais diversos setores. Com esse app, é possível estruturar projetos, delegando tarefas e acompanhando o desempenho de cada profissional e equipe. Com os dados em mãos, os gestores de vários setores, incluindo o de RH, podem aprimorar a sua tomada de decisão.

Um dos diferenciais do Runrun.it é a gamificação, com os profissionais ganhando pontos de acordo com o seu desempenho. Os gestores podem criar prêmios para os melhores colocados, contribuindo para a competição saudável e para o aumento da produtividade. O acompanhamento dos resultados pode ser feito em tempo real com relatórios gerados a partir da própria ferramenta.

5. Trello

Outra ferramenta que contribui para a gestão de tempo e produtividade é o Trello, que também permite a estruturação e gestão de projetos, com monitoramento de desempenho das equipes e colaboradores de forma individual. 

Com essa ferramenta, o gestor pode organizar as ideias, delegar tarefas com prazos e criar checklists. O app centraliza os dados, permitindo a emissão de relatórios e avaliação de métricas que dão insights para que os profissionais de RH possam tomar as suas decisões e para que executem seus projetos internos de seleção.

6. Evernote

Os tradicionais blocos de notas sempre foram companhia dos profissionais organizados e metódicos e, no mundo digital, eles podem ser substituídos por ferramentas mais completas, como o Evernote. Com esse bloco de notas tecnológico, os gestores de RH podem organizar as suas equipes, otimizando os processos.

Com o Evernote, o profissional pode fazer anotações de insights durante reuniões, criar notas, editar textos e compartilhar os arquivos criados com quem possa interessar. A utilização de uma ferramenta tão versátil contribui para a dinâmica dentro do processo em que o setor de RH estiver envolvido.

7. ADP

A ADP é uma ferramenta que disponibiliza uma série de recursos, como a gestão de talentos, folha de pagamento, administração de impostos, entre outros. O foco dessa solução tecnológica é otimizar a gestão do capital humano da empresa.

Entre os benefícios que o sistema oferece está o cruzamento de dados para que a empresa contrate profissionais que estejam alinhados às necessidades da empresa e que estejam de acordo com a cultura organizacional.

8. Social Payroll

O Social Payroll é uma solução de gestão personalizada da folha de pagamentos, em que a empresa contratante paga apenas pela emissão e pela entrega dos cartões. Com essa solução, o gestor poderá solicitar cartões nominais ou cartões de gaveta, para contratações imediatas, sempre que necessário.

Entre os benefícios oferecidos pela Social Payroll, podemos destacar:

  • agendamento de pagamentos individuais e em lote sem limitações de dia ou horário;
  • pagamentos de colaboradores, terceiros e temporários em um só lugar;
  • mais clareza e organização no gerenciamento da folha de pagamento;
  • praticidade para emitir e gerenciar cartões;
  • depósito fácil via TED ou nas lotéricas;
  • redução de tempo na gestão da folha;
  • recargas em massa.

Além disso, a Social Payroll contribui para uma gestão financeira mais organizada, pois além de otimizar a rotina do setor de RH, entrega benefícios para os colaboradores e terceiros, que passam a ter acesso a uma conta digital, na qual poderá receber os salários, fazer saques e pagar contas em uma plataforma unificada.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância de utilizar um software de RH para ajudar na gestão. Com a utilização dessas tecnologias e apps, é possível otimizar recursos, ter uma maior segurança de dados e mais tempo para desenvolver estratégias na gestão dos colaboradores. Para escolher o software ideal, avalie feedbacks de outros usuários tanto em relação às funcionalidades quanto à segurança, usabilidade e suporte.

Gostou do post? Quer saber como otimizar o seu RH com as melhores soluções tecnológicas? Entre em contato conosco e conheça a Social Payroll.

Facebook Comments Box
Fechar