5 campanhas de incentivo que sua empresa precisa fazer em 2022!

Por Social Bank 29 dez 21

Colaboradores motivados e engajados com as ações da empresa contribuem para que o ambiente seja mais positivo e, sem dúvidas, apresentam melhores resultados. Mesmo que pareçam simples, as campanhas de incentivo são muito importantes para melhorar os relacionamentos interpessoais e ajudam a empresa a reconhecer os talentos internos.

Afinal, qual gestor não se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores? Por isso mesmo, campanhas de incentivo nas empresas ganham cada vez mais espaço e adesão no mercado. Independentemente do formato ou da estrutura do negócio, é fundamental ter um olhar atento para essa questão.

Continue a leitura e confira 5 dicas de campanhas de incentivo nas empresas que podem ser implementadas e adaptadas para o seu setor. Vamos lá?

O que são as campanhas de incentivos?

Extremamente conhecidas e tradicionais, as campanhas de incentivo são estratégias utilizadas pelas empresas para motivar seus colaboradores. Seja para aumentar vendas, seja para reforçar processos, essa atividade demanda planejamento e uma definição clara de objetivos.

Muito se engana quem pensa que as campanhas são feitas apenas por meio de competições. É sempre possível promover programas que sejam saudáveis e acolhedores, fazendo com que todos se sintam protagonistas da inciativa.

Como fazer uma campanha de incentivo?

Campanhas de incentivo ajudam a compartilhar os valores da empresa e a reforçar uma boa imagem. Mas é muito importante que os processos (regras, premiações, datas etc.) estejam bem definidos e claros para os participantes.

Abaixo, veja alguns passos essenciais para a elaboração da sua campanha:

  • defina objetivos;
  • determine as regras e o período;
  • reforce as regras com os gestores e organizadores;
  • defina quem está elegível para participar;
  • defina as premiações (e as variações, como viagens, cursos, vale-presente, bonificações, computadores ou dispositivos tecnológicos);
  • faça uma divulgação interna.

Outro ponto fundamental, é claro, é o orçamento que estará disponível para campanha. Este aspecto poderá definir o tamanho e a abrangência da sua campanha e é bom tê-lo bem definido.

Confira 5 ideias de campanhas de incentivo nas empresas

Agora que você já conhece os passos essenciais para a criação de uma campanha de incentivo, está na hora de pensar e escolher o formato da sua campanha. Como comentamos, existem diversas maneiras de encantar os colaboradores, deixando-os ainda mais engajados. Veja algumas delas.

1.Campanhas de incentivo baseadas no desempenho mensal

Acompanhar métricas, iniciativas, projetos e produtividade durante o mês pode ser uma forma interessante de reconhecer os funcionários por seus esforços e ajudá-los em suas dificuldades. Campanhas de incentivo sobre o desempenho mensal ou anual podem ser mais simples ou complexas, a depender do objetivo da empresa no momento.

2.Cursos, treinamentos e workshops

Além de promoverem o aprendizado, campanhas de incentivo que envolvem o desenvolvimento e treinamento de pessoas podem ser muito vantajosas para a empresa. Os colaboradores ficam mais preparados para os desafios e saem mais satisfeitos ao ganharem novos aprendizados.

3.Eventos de integração

Uma empresa que se comunica bem, provavelmente, vai apresentar melhores resultados. E, por que não promover o incentivos por meio da integração? Entre setores ou de colega para colega, é sempre possível promover atividades (como esportes, por exemplo) e ações para que as pessoas possam se conhecer melhor.

4.Datas comemorativas

O fim do ano é um momento importante para as pessoas e mexe diretamente com o emocional dos colaboradores. Porém, outros eventos tão importantes quanto (como a Páscoa, o Aniversário da Empresa etc.) não podem ser esquecidos. Promover campanhas de incentivo nesses momentos é sempre uma boa ideia, que tende a gerar ótimos resultados.

5.Parcerias

Instituições parceiras (para vendas ou aprimoramento de processos) são muito estratégicas. Nesse contexto, é interessante pensar em como integrá-las nas campanhas e motivar os colaboradores a participar das atividades, promovendo mais sinergia e entendimento sobre o produto.

E então, gostou das ideias de campanhas de incentivo nas empresas? Esperamos que sim! Curta a nossa página no Facebook e acompanhe nosso artigos, com novas ideias e sugestões para a sua empresa!

Facebook Comments Box
Fechar