4 maneiras de evoluir pequenos negócios com soluções digitais

Por Social Bank 06 dez 21

A tecnologia já não é um recurso exclusivo de grandes corporações. Hoje, diversas ferramentas podem ser aplicadas para ajudar a evoluir pequenos negócios. Isso é importante porque, muitas vezes, a falta de sistemas de gestão é uma barreira para a conquista de novos clientes ou para a ampliação da operação.

Porém, esse cenário de escassez mudou e já existem desenvolvedoras de software que atuam especialmente com as necessidades desse mercado. E essa tendência aumenta a disponibilidade de opções que são tanto acessíveis como completas.

Por isso, elaboramos este conteúdo para demonstrar como a tecnologia pode ser introduzida em pequenos negócios e quais são os seus resultados. Continue lendo para conhecer mais!

Quais tecnologias ajudam a evoluir pequenos negócios?

Transformação digital é um processo capaz de levar as empresas para um próximo patamar em termos de qualidade dos produtos e de relacionamento com os clientes. Assim, é fundamental conhecer quais alternativas podem favorecer o seu negócio.

1. Automação de processos

Tarefas rotineiras e repetitivas são as que mais consomem o tempo da equipe. Contudo, não é possível abrir mão da sua execução, pois seria prejudicial ao andamento do negócio. Então, a ideia é aplicar sistemas que seriam capazes de automatizar tarefas como a gestão de pedidos e a emissão de documentos fiscais.

Além do ganho de agilidade, esse investimento ajuda a garantir que as informações registradas estão corretas. Como resultado, é possível dedicar mais tempo a atividades gerenciais e de planejamento que contribuem para a melhora da qualidade do trabalho e do atendimento.

2. Computação em nuvem

Nem arquivos em papel, nem servidores físicos. Uma das formas mais seguras e convenientes para guardar os dados da empresa segue um novo modelo. Estamos falando da computação em nuvem, que surgiu como a evolução das alternativas de armazenamento tradicionais.

Essa tecnologia é segura, pois:

  • elimina as chances de corromper ou danificar os arquivos;
  • mantém registros de acesso e de edição dos documentos; e
  • pode ser acessada, com facilidade, remotamente.

3. Pagamentos digitais

As transações financeiras já não são as mesmas. Não é preciso mais ser limitado pelo horário de funcionamento bancário ou aguardar dias para receber uma transferência. Hoje, tecnologias como Pix e carteiras digitais já fazem parte da vida de muitos usuários.

Por isso, faz sentido integrar essas inovações nos meios de pagamento da sua empresa. Essa é uma forma de descomplicar esse processo e oferecer mais flexibilidade aos clientes e parceiros.

4. Compartilhamento de dados

Ajudar a equipe a se tornar mais integrada e compartilhar informações relevantes devem ser prioridades na rotina do gestor. Essa é uma iniciativa que contribui para o aumento da eficiência, além de que possibilita a otimização do controle das atividades.

Enfim, a proposta aqui é ver a digitalização da gestão como uma forma de auxiliar a empresa a crescer, de aprimorar o uso dos recursos financeiros e de desenvolver novas soluções para o mercado.

Implementar novas tecnologias é o diferencial que possibilita evoluir pequenos negócios. Essa é uma prática que melhora a execução dos processos desde a operação até a tomada de decisões gerenciais. Se esse é o seu objetivo, avalie cuidadosamente como introduzir ferramentas informatizadas no empreendimento.

Gostou do post? Visite o nosso site e conheça os nossos diferenciais.

Facebook Comments Box
Fechar