A tecnologia já não é um recurso exclusivo de grandes corporações. Hoje, diversas ferramentas podem ser aplicadas para ajudar a evoluir pequenos negócios. Isso é importante porque, muitas vezes, a falta de sistemas de gestão é uma barreira para a conquista de novos clientes ou para a ampliação da operação.
Porém, esse cenário de escassez mudou e já existem desenvolvedoras de software que atuam especialmente com as necessidades desse mercado. E essa tendência aumenta a disponibilidade de opções que são tanto acessíveis como completas.
Por isso, elaboramos este conteúdo para demonstrar como a tecnologia pode ser introduzida em pequenos negócios e quais são os seus resultados. Continue lendo para conhecer mais!
Quais tecnologias ajudam a evoluir pequenos negócios?
Transformação digital é um processo capaz de levar as empresas para um próximo patamar em termos de qualidade dos produtos e de relacionamento com os clientes. Assim, é fundamental conhecer quais alternativas podem favorecer o seu negócio.
1. Automação de processos
Tarefas rotineiras e repetitivas são as que mais consomem o tempo da equipe. Contudo, não é possível abrir mão da sua execução, pois seria prejudicial ao andamento do negócio. Então, a ideia é aplicar sistemas que seriam capazes de automatizar tarefas como a gestão de pedidos e a emissão de documentos fiscais.
Além do ganho de agilidade, esse investimento ajuda a garantir que as informações registradas estão corretas. Como resultado, é possível dedicar mais tempo a atividades gerenciais e de planejamento que contribuem para a melhora da qualidade do trabalho e do atendimento.
2. Computação em nuvem
Nem arquivos em papel, nem servidores físicos. Uma das formas mais seguras e convenientes para guardar os dados da empresa segue um novo modelo. Estamos falando da computação em nuvem, que surgiu como a evolução das alternativas de armazenamento tradicionais.
Essa tecnologia é segura, pois:
- elimina as chances de corromper ou danificar os arquivos;
- mantém registros de acesso e de edição dos documentos; e
- pode ser acessada, com facilidade, remotamente.
3. Pagamentos digitais
As transações financeiras já não são as mesmas. Não é preciso mais ser limitado pelo horário de funcionamento bancário ou aguardar dias para receber uma transferência. Hoje, tecnologias como Pix e carteiras digitais já fazem parte da vida de muitos usuários.
Por isso, faz sentido integrar essas inovações nos meios de pagamento da sua empresa. Essa é uma forma de descomplicar esse processo e oferecer mais flexibilidade aos clientes e parceiros.
4. Compartilhamento de dados
Ajudar a equipe a se tornar mais integrada e compartilhar informações relevantes devem ser prioridades na rotina do gestor. Essa é uma iniciativa que contribui para o aumento da eficiência, além de que possibilita a otimização do controle das atividades.
Enfim, a proposta aqui é ver a digitalização da gestão como uma forma de auxiliar a empresa a crescer, de aprimorar o uso dos recursos financeiros e de desenvolver novas soluções para o mercado.
Implementar novas tecnologias é o diferencial que possibilita evoluir pequenos negócios. Essa é uma prática que melhora a execução dos processos desde a operação até a tomada de decisões gerenciais. Se esse é o seu objetivo, avalie cuidadosamente como introduzir ferramentas informatizadas no empreendimento.
Gostou do post? Visite o nosso site e conheça os nossos diferenciais.